[DESPORTO] Basquetebol

07 Abr 2011, 21:34 [#1]
Imagem
Introdução:
Basquetebol é jogado por duas equipas, cada uma composta por 5 jogadores e 7 suplentes.
O objetivo do jogo é encestar a bola no cesto elevado da equipa adversária, evitando que a bola entre no seu próprio cesto.
O jogo é composto por 4 períodos de tempo, cada um com 10 minutos.
Se no final do tempo, o resultado estiver empatado são dados períodos extras de 5 minutos até que haja um vencedor no final.

História:
O basquetebol foi criado pelo canadiano Dr. James Naismith professor de educação física, que queria uma modalidade de pavilhão para manter os alunos em forma durante os severos invernos da Nova Inglaterra, em 1891. Com o passar dos anos, a sua popularidade espalhou-se pelo mundo, levando à criação da Federação Internacional de basquetebol na Suíça, em 1932.
Nos dias de hoje, é uma das modalidades principais dos EUA. Surgiu inicialmente nos Jogos Olímpicos como modalidade de exibição em St. Louis 1904, e fez a sua estreia em 1936 nos Jogos Olímpicos de Berlim. Para marcar a ocasião, James Naismith lançou a primeira bola do primeiro jogo.
A competição feminina surgiu nos jogos de 1976 em Montreal, e os jogadores profissionais foram finalmente autorizados a representar o seu país nos jogos de 1992 em Barcelona. A “Dream Team” dos EUA incluía jogadores mundialmente famosos, Michael Jordan, Magic Johnson e Larry Bird que conquistaram a medalha de ouro nesses jogos, com nenhuma derrota.

Regras e Técnica:
Um campo de basquete tem 15 metros de largura e 28 de comprimento com cestos elevados em ambas as extremidades. Apesar de um jogo parecer caótico, os jogadores ocupam posições estratégicas. No total podem-se qualificar 12 equipas para os Jogos Olímpicos, inicialmente jogam em dois grupos de seis equipas cada. Os primeiros quatro passam para os quartos-de-final e posteriormente meias-finais, seguido da final e em play-off o jogo pela medalha de bronze.
Existem três maneiras de marcar pontos. Dentro da linha de três pontos, regista dois pontos, mas se marcar fora, são três pontos. No caso das faltas e sanções, o jogador lança a bola de um ponto específico em linha reta ao cesto e só regista um ponto. Quando uma equipa se encontra no meio campo adversário, existem tempos específicos para cada situação, por exemplo, os jogadores têm 5 segundos para driblar, atirar ou passar a bola; têm 24 segundos para lançar a bola no cesto adversário. Se não, a posse passa para o adversário. Os jogadores têm apenas três segundos para estarem no garrafão.
Não é permitido empurrar o adversário enquanto este tiver a posse da bola, se o fizerem, é uma falta de pessoal. O treinador pode pedir um desconto de 10 segundos para dar conselhos aos seus jogadores ou fazer alterações. Estes descontos podem ser solicitados em cada um dos três primeiros quartos de jogo, dois no último quarto e um de 5 segundos em cada um dos períodos de tempo extra.

Fonte:http://comiteolimpicoportugal.pt/modali ... squetebol/
Última edição por LeonV em 10 Mar 2015, 15:00, editado 3 vezes no total.
Razão: Reformulação do post inicial

Re: NBA

07 Abr 2011, 21:37 [#2]
Eu via muito basquetebol quando dava o resumos aos sábados na RTP2...mas a partir do momento que deixou de dar deixei de ver....neste momento nem sei dizer nenhum equipa favorita :)
Não vale a pena fazerem copy-paste na minha sign. Não tem rigorosamente nada.

07 Abr 2011, 21:38 [#3]
Eu gosto dos Miami Heat, Orlando Magic e Boston Celtics. Acima de tudo são estes. Como jogadores preferidos tenho o Lebron James, Wade, Howard, Rondo, etc. ;)

Penso que vai ser útil este tópico! :)

07 Abr 2011, 21:48 [#4]
Eu já estava a algum tempo para meter um tópico sobre a NBA, mas o problema é que é preciso uma manutenção constante.

Já vi que tu gostas de tudo o que é All-Star :P D
Imagem

07 Abr 2011, 22:25 [#6]
Ninguém gosta dos lakers? Sem duvida a minha equipa preferida desde sempre. Só aquele bryant, sem palavras, simplesmente perfeito a jogar, ate com mão partida já o vi a jogar e a ser o melhor marcador do jogo :prayer:
Imagem

07 Abr 2011, 22:56 [#11]
Caseir0 Escreveu:Eu via muito basquetebol quando dava o resumos aos sábados na RTP2...mas a partir do momento que deixou de dar deixei de ver....neste momento nem sei dizer nenhum equipa favorita :)
quando tinha o Carlos Barroca "tenham um fim de semana fantástico" :P

As equipas favoritas...

Chicago Bulls (nasci com esta equipa, quando era puto ia sempre com um adereço: um boné, camisola, calções) New YorK Nickerbockers (vi o filme "Eddie" e fiquei fâ) e San António Spurs (Stockton era o Rei dos Triplos)

Do Campeonato Português sou FC Porto, agora com o Carlos Andrade, é sempre a andar... :lol:

07 Abr 2011, 23:28 [#13]
Sllowly Escreveu:o topico nao pode abranger o basquete em geral...liga portuguesa e tudo isso?
penso que sim, acho que até podia ser de todo o mundo, porque volta não volta dá jogos do campeonato turco e afins em alguns canais.
Sllowly Escreveu:este video e de quando o Kobe era um puto mimado :P
ja agora aqui fica uma foto do melhor ressaltador de todos os tempos
Imagem
Lembro-me de ver algumas imagens desse jogo do kobe, ele cresceu imenso como jogador e como homem, neste momento ele é sem duvida "O MJ" da actualidade
Imagem

Re: Basquetebol [NBA, LIGA Portuguesa, etc.]

19 Abr 2011, 16:15 [#14]
Para mim não há melhor que o Dwight Howard!!
Ele tem 22 anos (se não estou em erro) e é a junção de 2 Hulk's, tem evoluído bastante como jogador, esta época está muito mais regular e tem dado bastantes vitórias aos Orlando Magic.
Espero que este ano a final seja com os Orlando Magic, porque eles já merecem um título, têm sido das melhores equipas nestes últimos anos.
Mas como todos sabemos, na altura dos playoffs, começa a vir ao de cima a qualidade do D.Wade, LeBron J., Kobe B, C.Paul, K.Durant e este ano D.Rose, por isso vai ser bastante interessante ver até ao fim os playoffs deste ano!

Não nos podemos esquecer do que para mim, é o melhor Rookie este ano.
Blake Griffin!!
Que poderio fisico, que impulsao, que elasticidade, vai ser um senhor jogador de certeza!

25 Abr 2011, 20:51 [#17]
O Gazelle já disse tudo o que eu ia dizer, portanto nem vale a pena alongar-me muito xD

Sou adepto dos Magic. Temos um plantel fantástico, jogadores bastante novos com uma margem de progressão enorme (Dwight Howard, Jameer Nelson, Brandon Bass) aliados a jogadores bastante experientes (Gilbert Arenas, Jason Richardson, Hedo Turkoglu) e todos eles estão a jogar a um nível de topo. Fizeram uma boa temporada até aos playoffs, apesar dos altos e baixos, que são normais visto que as temporadas na NBA são bastante longas.

A conversa nos playoffs complica-se, a série está a 3-1 para os Atlanta Hawks, o que obriga os Magic a ganhar os 4 jogos que faltam para seguir em frente. Apesar de ser muito difícil não é impossível, ainda acredito na passagem às meias-finais da conferência.

Quanto às outras equipas, os Boston Celtics arrumaram com os New York Knicks por 4-0, demonstrando o seu favoritismo e qualidade. Estes Knicks, após a entrada do Carmelo Anthony e do Chauncey Billups tornaram-se candidatos a ir longe nos playoffs, mas agora só para próxima época.

Bulls, Heat e Thunder estão a cumprir o que se espera delas, faltando-lhes apenas um W para carimbar a passagem.

Spurs estão a 2-1 contra os Grizzlies, penso que os Spurs avançarão com facilidade, visto a época regular fenomenal que realizaram. Trail Blazers e Mavericks estão empatados a 2, não sei o que esperar desta série, pois ambas têm boas equipas. Penso que os Mavs têm uma ligeira vantagem, mas já vi os Blazers a garantirem grandes vitórias com buzzers, o que demonstra que são uma equipa que nunca desiste do jogo e luta até ao fim.

Para acabar, penso que os jogos mais interessantes nesta altura são os que opõem os Lakers aos Hornets.
A série vai empatada a 2 e todos conhecemos o poderio dos Lakers, mas os Hornets tem jogado muito bem. Já deu para ver o confronto Kobe Bryant - Chris Paul nestes 4 jogos, e tenho a certeza que vamos ver muito mais nos jogos que faltam.

Acho que me vão ver muitas mais vezes por este tópico, o basquetebol é um vício :P
Imagem

29 Abr 2011, 01:33 [#19]
Quem diria que os Spurs estariam a passar tão mal com os Menphis que apesar de uma boa equipa não tem qualidade suficiente para os Spurs.

Dallas está apertado e se não despacha a serie rápido pode ficar já pelo caminho

Bulls, Celtis, Miami e Oklahoma demonstraram o porque de serem candidatos a conquista do titulo.

LA e Magic estão-me a surpreender pela negativa, LA apesar da epoca ter sido algo fraca quando se houve falar de nomes como Kobe Bryant, Pau Gasol, Lamar Odom, etc, acho que o recorde não espelha bem a qualidade da equipa. Quanto a Orlando isto está difícil, Atlanta está a ganhar neste momento e não estou a ver ninguém sem ser Howard a tentar mudar o rumo das coisas.

Já agora deixo aqui uma questão, para vocês quem foi o MVP da temporada regular?
Imagem