[DESPORTO] Andebol

11 Jun 2011, 16:23 [#1]
Imagem
Introdução:
O Andebol é jogado num pavilhão entre duas equipas, com sete jogadores cada.
O objetivo dos jogadores é, usando apenas as mãos, lançar a bola para dentro da baliza adversária e assim, marcar “golo”.
A equipa com mais golos no final do jogo ganha.

História:
O andebol é considerado um dos jogos mais antigos da história do desporto. Referências na Odisseia de Homero fornecem evidências de um jogo semelhante ao andebol, que foi disputado na ilha do Faiakes (Corfu). Outro sinal é uma estátua em bronze do século III a.C. encontrada em Dodoni, mostrando um rapaz a carregar uma bola na mão. Representações de homens a jogar de uma forma “primitiva” andebol também são encontradas numa placa de mármore na Acrópole em Atenas de 600 a.C.
Tornou-se modalidade olímpica em Berlim (1936), com 11 contra 11 jogadores. Em Munique (1972), reapareceu mas já com a atual forma de 7 contra 7 jogadores. Para as mulheres só surgiu em 1976 nos Jogos Olímpicos de Montreal. Hoje em dia é permitido o apuramento de 12 equipas, tanto nos homens como nas mulheres.

Regras e Técnica:
O andebol é jogado num campo de 40 m x 20 m, em duas partes de 30 minutos com um intervalo de dez minutos. Se um jogo terminar empatado, este tem dois períodos de 5 minutos do tempo extra, com um intervalo de 1 minuto entre eles. A equipe com maior pontuação (mais golos) ganha.
Cada equipa tem 12 jogadores, mas apenas 7 são permitidos em campo. O guarda-redes pode tocar com a bola em qualquer parte do corpo para defender quando está dentro da área de golo, e só ele pode entrar dentro desta área. Os atletas não podem tocar na bola com os pés e no máximo podem dar três passos com a bola nas mãos durante três segundos no máximo. Nas rodadas preliminares (jogos), todas as equipas estão divididas em dois grupos.
Na competição feminina cada grupo é composto por cinco equipas, e na competição masculina por seis. Cada equipa joga contra todas as outras do seu grupo. As quatro melhores equipas de cada grupo continuam para os quartos-de-final. Os quatro vencedores dos quatro jogos dos quartos-de-final avançaram para as meias-finais.
As finais são realizadas entre os dois vencedores das meias-finais, que vai determinar o primeiro (medalha de ouro) e o segundo lugar (medalha de prata). As duas equipas que perderam nas meias-finais jogam um jogo de Play-off, para determinar o terceiro (medalha de bronze) e o quarto lugar.

Fonte:http://comiteolimpicoportugal.pt/modalidades/andebol/

Re: Andebol - Discussão Geral

11 Jun 2011, 23:13 [#5]
ya jogo, mas no clube aqui da terra ao lado, irei mudar-me na proxima para o gaia para tentar evoluir mais um pouco, aqui penso que não consiga muito mais. mas jogo a cerca de 2 anos apenas. nada comparado com o rjpr que joga no abc penso eu (:
Imagem

12 Jun 2011, 13:39 [#7]
Eu não vejo Andebol.
Mas tenho um amigo, que andava na mesma escola que eu (EB3+S Águas Santas) que agora joga no FC Porto.
O pivot Ricardo Pesqueira, que veio do Águas Santas, onde tenho amigos que jogam ou jogaram também.

Sou também do Águas neste desporto, tal como também sou do Valongo no Hóquei em Patins. ;)
Imagem

12 Jun 2011, 13:43 [#8]
eduardextreme Escreveu:Eu não vejo Andebol.
Mas tenho um amigo, que andava na mesma escola que eu (EB3+S Águas Santas) que agora joga no FC Porto.
O pivot Ricardo Pesqueira, que veio do Águas Santas, onde tenho amigos que jogam ou jogaram também.

Sou também do Águas neste desporto, tal como também sou do Valongo no Hóquei em Patins. ;)
Não conheço mas para ser pivot deve ser um grande montro, em forma fisica ;)

12 Jun 2011, 13:44 [#9]
eduardextreme Escreveu:Sou também do Águas neste desporto, tal como também sou do Valongo no Hóquei em Patins. ;)
Acho muito bem que sejas dessa grande equipa. :geek:

Eu no andebol sou adepto obviamente do Porto. Não é desporto que eu veja muito, mas ainda vejo alguns jogos, principalmente da seleção nacional. Tenho uma colega minha que joga na seleção, nas camadas inferiores. ;)

12 Jun 2011, 13:44 [#10]
RSantos Escreveu:
eduardextreme Escreveu:Sou também do Águas neste desporto, tal como também sou do Valongo no Hóquei em Patins. ;)
Acho muito bem que sejas dessa grande equipa. :geek:

Eu no andebol sou adepto obviamente do Porto. Não é desporto que eu veja muito, mas ainda vejo alguns jogos, principalmente da seleção nacional. Tenho uma colega minha que joga na seleção, nas camadas inferiores. ;)
Vai começar agora o jogo de Portugal em Andebol na RTP2, vejam ;)

12 Jun 2011, 14:32 [#12]
joao3 Escreveu:Já estou a ver, espero que Portugal ganhe :)
Não está fácil....Portugal nestas modalidades tem o defeito de se amedrontar quando joga fora....No entanto nada está perdido...ainda temos hipótese ;)
Não vale a pena fazerem copy-paste na minha sign. Não tem rigorosamente nada.

12 Jun 2011, 14:36 [#14]
Rubby Escreveu:
:sporting: :sporting: :sporting: Sporting campeão de Juniores de Andebol. :sporting: :sporting: :sporting:
Era tão bom termos no nosso Sporting um jogador como o que está a comentar hoje o jogo da selecção...

Para mim, o meu ídolo de Andebol!
Não vale a pena fazerem copy-paste na minha sign. Não tem rigorosamente nada.

12 Jun 2011, 15:23 [#17]
Quack Escreveu:
Rubby Escreveu:
:sporting: :sporting: :sporting: Sporting campeão de Juniores de Andebol. :sporting: :sporting: :sporting:
Tinha de vir a clubice grin
Qual clubice? Este é um tópico de Andebol livre não é? Quando o Porto ganhou este ano 1000 e não sei quantas Taças em futebol os Portistas também festejaram, ou não? ;)
Vive o privilégio!

12 Jun 2011, 15:26 [#18]
Rubby Escreveu:
Quack Escreveu:
Rubby Escreveu:
Tinha de vir a clubice grin
Qual clubice? Este é um tópico de Andebol livre não é? Quando o Porto ganhou este ano 1000 e não sei quantas Taças em futebol os Portistas também festejaram, ou não? ;)
Claro, estava a reinar ;)

13 Jun 2011, 17:38 [#19]
andebol era mesmo aquele desporto que antes de jogar nao ligava nada nem gostava muito, mas acreditem, vibram muito mais a ver um jogo disto do que um jogo de futebol, principalmente se forem ver ao pavilhao como tenho feito nos ultimos jogos do porto, tenho ido varias vezes ao dragao caixa. a quem nao gosto aconselho mesmo a ver um jogo entre grandes equipas que saibam jogar bem ao vivo
Imagem

13 Jun 2011, 19:08 [#20]
Jals Escreveu:andebol era mesmo aquele desporto que antes de jogar nao ligava nada nem gostava muito, mas acreditem, vibram muito mais a ver um jogo disto do que um jogo de futebol, principalmente se forem ver ao pavilhao como tenho feito nos ultimos jogos do porto, tenho ido varias vezes ao dragao caixa. a quem nao gosto aconselho mesmo a ver um jogo entre grandes equipas que saibam jogar bem ao vivo
Pelas tuas palavras, tenho de ir ver mesmo um jogo... :)