Re: Running

16 Out 2014, 23:06 [#141]
Boas notícias, valeu a pena esperar, o tal relógio com cardio está em promoção este fim-de-semana a 120€, sou capaz de o comprar. A má notícia é que estou encostado com a corrida devido ao meu joelho direito, já tenho raio-x para fazer. :(

23 Out 2014, 12:02 [#143]
De volta aos treinos após 2 semanas parados, joelho sem dores nenhumas e agora posso saber mais pormenores interessantes da corrida com o relógio xpto. Pareceu-me foi um bocado difícil respirar com a faixa do cardio. O ritmo cardiaco está incerto, parece que calculei mal, até porque em cálculo não é tão preciso, segundo li é melhor fazer uma prova de esforço para determinar a frequência cardíaca máxima.

http://connect.garmin.com/activity/618296572

26 Out 2014, 00:22 [#144]
invictuzz Escreveu:De volta aos treinos após 2 semanas parados, joelho sem dores nenhumas e agora posso saber mais pormenores interessantes da corrida com o relógio xpto. Pareceu-me foi um bocado difícil respirar com a faixa do cardio. O ritmo cardiaco está incerto, parece que calculei mal, até porque em cálculo não é tão preciso, segundo li é melhor fazer uma prova de esforço para determinar a frequência cardíaca máxima.

A banda cardíaca não é suposto dificultar a respiração. Provavelmente tens isso demasiado apertado.

Não percebi bem isso do ritmo cardíaco.
Imagem

26 Out 2014, 15:14 [#145]
Frize Escreveu:
invictuzz Escreveu:De volta aos treinos após 2 semanas parados, joelho sem dores nenhumas e agora posso saber mais pormenores interessantes da corrida com o relógio xpto. Pareceu-me foi um bocado difícil respirar com a faixa do cardio. O ritmo cardiaco está incerto, parece que calculei mal, até porque em cálculo não é tão preciso, segundo li é melhor fazer uma prova de esforço para determinar a frequência cardíaca máxima.

A banda cardíaca não é suposto dificultar a respiração. Provavelmente tens isso demasiado apertado.

Não percebi bem isso do ritmo cardíaco.
É capaz, apertei para não me cair a meio da corrida. xD
Há três frequências cardíacas, frequência de repouso, frequência máxima e frequência de treino. A primeira medes a partir do pulso ou abaixo do pescoço, contas 15s e os batimentos do coração, e multiplicas por 4, como resultado terás os teus batimentos por minuto (bpm). A frequência máxima é até onde o teu esforço te leva, essa podes descobrir por exames ou um cálculo. A frequência de treino é para determinares a gestão do ritmo cardíaco, 10% x bmp, 20% x bmp, etc. O relógio varia o ritmo cardíaco consoante a tua frequência máxima, esta frequência és tu que introduzes no relógio. Imagina que tenho 190, começo a correr nos 140/150. Se meter 200 vai colocar-me nos 150/160, vai dar-me uma leitura errada do ritmo e podes acabar por pensar que vais bem e não vais. Espero ter esclarecido, pois é meio confuso ao início.

26 Out 2014, 20:18 [#147]
RSantos Escreveu:A frequência máxima é subtraíres a tua idade a 220, penso eu.
Mas isso não é muito preciso, como já referi. Notei isso até quando fui correr e começo logo com 160 de cardio.
E nem comecei muito rápido.

29 Out 2014, 11:01 [#148]
Mais um treino, ainda a testar o joelho. Demasiado consistente no tempo, mas quebrei no último km e me impediu de fazer os 10 que era o objetivo, mas como não tenho corrido frequentemente até foi bom. Já no fim tive dores de barriga, até me senti tonto. Melhor tempo que o anterior, continuo sem me habituar à faixa do cardio e correr com o relógio estraga-me o controlo do ritmo, pelo menos antes controlava melhor, talvez por querer ser mais competitivo.

http://connect.garmin.com/modern/activity/622464563

03 Nov 2014, 21:45 [#151]
Frize Escreveu:Estou a ver que és como eu, sempre com as pulsações muito elevadas a correr. xD

Correr com a banda não tem nada que saber, é suposto nem notar que a usas. xD
Regula isso bem.
Pois mas não devia ser normal os batimentos altos, estou a ponderar não usar a banda.

03 Nov 2014, 23:07 [#152]
invictuzz Escreveu:
Frize Escreveu:Estou a ver que és como eu, sempre com as pulsações muito elevadas a correr. xD

Regula isso bem.
Pois mas não devia ser normal os batimentos altos, estou a ponderar não usar a banda.
Porquê? Qual é a sensação que tens ao usar a banda?
Imagem

04 Nov 2014, 09:48 [#153]
Frize Escreveu:
invictuzz Escreveu:

Regula isso bem.
Porquê? Qual é a sensação que tens ao usar a banda?
Quanto aos batimentos altos, ou contínuo com a frequência máxima mal colocada ou até está bem, mas não me parece, aos bpm que tenho em certas alturas continuo a sentir-me bem. Quanto à sensação, eu bem tento desapertar um pouco mais mas parece que sinto sempre algo lá que me atrapalha na respiração. Antes de ter o relógio controlava melhor a respiração, não sei se é por ter o tempo mais sincronizado. Mas também vou começar a fazer fartleks para treinar melhor isso. Comecei também foi a comer flocos de aveia... não é coisa que aprecie mas dizem que é bom para comer antes dos treinos.

05 Nov 2014, 15:18 [#155]
Jals Escreveu:Eu uso farelos de aveia misturados com iogurte. :)
Quem sabe depois experimente, podes ser que saiba melhor.

Falam que o leite faz mal tomar antes de ir correr, no entanto não me sinto bem a comer iogurte ao pequeno almoço.

11 Dez 2014, 18:50 [#159]
Já há camisolas para a São Silvestre, a da caminhada parece mais bonita, no entanto a outra será boa porque deve estar muito frio no dia. Entretanto estou quase a fazer o mês de repouso e gelo no joelho, terei 1 semana e meia para recuperar ritmo para a prova, no entanto já não vou correr para fazer tempo. :( Objetivo será fazer dentro da 1 hora, quando queria fazer perto dos 40m.

19 Dez 2014, 20:29 [#160]
http://connect.garmin.com/activity/653362257

De volta à corrida e a praticamente 1 semana da minha primeira prova!! Boas sensações no joelho porém manterei um ritmo lento para não fazer esforços pelo menos até Fevereiro quando terei uma consulta. 5km em 29m35s, não é mau para quem parou 1 mês, lógico que é pior que antes, mas também está meio naquilo que estou à espera na prova, sem grande preparação é tentar fazer dentro da 1 hora. Acabei por treinar perto das 18h com 7ºC para apanhar o clima igual ao da prova e ir preparado nesse aspeto.
Agora só Domingo ou Segunda.