Re: [Sala de Estudo] Ensino Superior

13 Set 2019, 01:48 [#1025]
R.Patricio Escreveu:
12 Set 2019, 22:20
Bluzzer Escreveu:
12 Set 2019, 02:45
Gestão de Vendas e Marketing em Aveiro.
Eu durante o ano passado, tirei uma espécie de CET em Marketing Digital..
Como não sou licenciado, estou seriamente interessado em concorrer para o ano em algo relacionado com o Marketing..
Já tenho alguém que me possa "orientar" :)
Sim, claro, dispõe quando quiseres! Por enquanto ainda ando meio perdido e/ou até ansioso mas para o ano já te saberei "orientar", assim espero, tenho de me colocar nos trilhos de uma vez! xD

Aliás, falaste aí de Marketing Digital. A minha ideia é mais tarde fazer mestrado nessa mesma área. Claro que falta uns anos valentes mas é por aí que passam as minhas pretensões, não fosse andar a fazer também em paralelo um curso especializado no Porto em Multimédia (aqueles cursos de 4/5 meses em que não precisas obrigatoriamente de comparecer e podes ser mais autónomo através de uma plataforma em casa).

É bom saber, RP!
"Somos pequenos, pensamos GIGANTE!" - Lucas Trindade, 2017

26 Set 2019, 00:45 [#1027]
Apenas 2 colocados no MIEIC e a nota mais baixa é de 19,2. Dassss.
Eu entrei na segunda fase à 9 anos com 16,5.

Outras com 1 vaga (Bioengenharia e Gestão Industrial) tiveram notas mínimas maiores que isso.

Já há muitos anos se sabe que fazem falta professores para criar mais turmas e vagas para Engenharia Informática.
Mas o estado não deixa, mesmo que a Faculdade tenha recursos próprios para o fazer.
Algumas engenharias até podiam ser reduzidas no processo, nomeadamente Civil, Minas ou Electrotécnica (Onde muitos vão parar a Informática, seja durante o curso, seja depois ao irem trabalhar para informática).
Imagem

29 Out 2020, 20:01 [#1033]
Obrigado!
Neste momento já estou há um ano a trabalhar como developer em Salesforce, mas estou para trocar para a área de Data, IA, machine learning... Aqui na mesma empresa.
Daqui a um anito tenciono começar a ver oportunidades lá fora, ainda me junto a ti em terras suíças. xD
Imagem

29 Out 2020, 20:56 [#1034]
Eu gosto de Big Data e faço sempre por trabalhar um bocado aí também.
IA e ML nem tanto, pelo menos o papel de Data Scientist. Podia experimentar, mas acho que seria demasiado matemático e abstracto para mim. Ficaria apenas com a implementação. :)

Quanto a oportunidades por aqui.
A Suíça tem um mercado tecnológico mais pequeno que Portugal, mas isso também tem a ver com Portugal ter mais profissionais de TI e ser mais barato.
Também há muitas vagas em que é obrigatório saber falar alemão (Zurique) ou francês (Genebra), que são os dois grandes centros, reduzindo as oportunidades se não tens um nível muito forte (B2 ou até mesmo C1).
Como em qualquer lado, a esmagadora maioria das vagas são as típicas de Developer: Javascript, Java e C#/.NET.
Na área de Data são poucas as vagas. Por outro lado também devem ser poucos os profissionais, por isso podes perfeitamente entrar.
Não me admirava nada que as empresas demorem muitos meses, se calhar até mesmo acima de um ano, a encontrar alguém.

Diria que seria requisito saber trabalhar com [Linguagens] Python, Scala, [Plataformas] Docker, Kubernetes, Spark, Hadoop, Kafka, [Cloud] AWS, Azure, [Machine Learning] TensorFlow, etc. (não sou conhecedor da área)
Tens o lado mais de Data Science, que se calhar não precisa do conhecimento das plataformas. E tens o lado de Data Engineering, que se calhar não precisa de saber Machine Learning.
Ambos são necessários e o normal é as empresas procurarem por alguém que saiba ambos, nem que apenas um bocado de uma delas.
Cabe a ti saber o que gostas de fazer e também o que é procurado no mercado, daí falar nas tecnologias acima.

Digo isto tudo porque, se pretendes ver oportunidades lá fora, procura já pelas vagas e vê o que elas pedem. E tenta seguir esse caminho para que os teus conhecimentos e currículo se encaixem o mais possível e ser mais fácil ser bem sucedido.
Também podes olhar para a área. Por exemplo, Zurique tem muitas vagas na área da finança. Se trabalhares em Portugal nessa área, fica-te mais fácil encontrar emprego porque ter conhecimentos na área é um requisito ou um "Nice to have" que te dá mais probabilidades de sucesso.

Exemplo de um site com vagas tecnológicas na suíça: https://swissdevjobs.ch/jobs/Scala/All
Outros são o LinkedIn e o Jobs.ch.

BTW, se vires esse site, os salários na Suíça são sempre mencionados por ano e não por mês como em Portugal.
O típico salário na área é de 100.000 CHF / ano (actualmente aproximadamente 94.000€ / ano). Que dependendo da empresa recebes em 12 ou 13 meses.
Por isso para melhor comparar os valores deves contabilizar o salário português para um ano (Ex.: 14x salário bruto + 11x Subsídio de Alimentação médio + 11/12x Ajudas de Custo se as tiveres).
Imagem

29 Out 2020, 21:27 [#1035]
Sim, eu neste momento estou mais inclinado para o lado de Data Engineering do que Data Science. Mas tendo oportunidade de aprender um bocadito da outra área em algum projecto que esteja, é sempre uma mais valia. Conhecimento não ocupa lugar, ainda para mais sendo áreas com ligação.
Por acaso tenho andado a aprender alemão, mas ainda só tirei dois níveis, até ao A1.2 (e já achei esse último difícil xD).
Imagem

29 Out 2020, 23:08 [#1037]
Importa dizer que a língua alemã oficial na Suíça é o alemão da Alemanha (Hochdeutsch), que é o que é ensinado na escola, usado na escrita e pedido nessas vagas de emprego.
E é isto que deves estar a aprender (e bem, porque dá para o DACH: Alemanha, Áustria e Suíça).

Mas entre suíços de língua alemã eles falam suíço-alemão.
Por isso mesmo com um nível decente de alemão, não vais compreender logo o que eles dizem. Mas não tens problemas com isso porque eles sabem o alemão oficial.
Infelizmente muitos não sabem inglês. Diria que as pessoas com cargos de escritório sabem e o resto não.
Nas lojas foram mais as vezes que falei em português (gente portuguesa que lá trabalha) que inglês.
E uma vez recebi uma encomenda grande (mesa de escritório) e os transportadores não sabiam inglês, mas ao saberem que eu era português, um disse que era adepto do PSG e dizia que o Pauleta era o futebolista preferido dele, e o outro dizia que gostava era do Rui Costa (Não me recorda de que clube este era adepto). xD
Imagem