Eu gosto de Big Data e faço sempre por trabalhar um bocado aí também.
IA e ML nem tanto, pelo menos o papel de Data Scientist. Podia experimentar, mas acho que seria demasiado matemático e abstracto para mim. Ficaria apenas com a implementação.
Quanto a oportunidades por aqui.
A Suíça tem um mercado tecnológico mais pequeno que Portugal, mas isso também tem a ver com Portugal ter mais profissionais de TI e ser mais barato.
Também há muitas vagas em que é obrigatório saber falar alemão (Zurique) ou francês (Genebra), que são os dois grandes centros, reduzindo as oportunidades se não tens um nível muito forte (B2 ou até mesmo C1).
Como em qualquer lado, a esmagadora maioria das vagas são as típicas de Developer: Javascript, Java e C#/.NET.
Na área de Data são poucas as vagas. Por outro lado também devem ser poucos os profissionais, por isso podes perfeitamente entrar.
Não me admirava nada que as empresas demorem muitos meses, se calhar até mesmo acima de um ano, a encontrar alguém.
Diria que seria requisito saber trabalhar com [Linguagens] Python, Scala, [Plataformas] Docker, Kubernetes, Spark, Hadoop, Kafka, [Cloud] AWS, Azure, [Machine Learning] TensorFlow, etc. (não sou conhecedor da área)
Tens o lado mais de Data Science, que se calhar não precisa do conhecimento das plataformas. E tens o lado de Data Engineering, que se calhar não precisa de saber Machine Learning.
Ambos são necessários e o normal é as empresas procurarem por alguém que saiba ambos, nem que apenas um bocado de uma delas.
Cabe a ti saber o que gostas de fazer e também o que é procurado no mercado, daí falar nas tecnologias acima.
Digo isto tudo porque, se pretendes ver oportunidades lá fora, procura já pelas vagas e vê o que elas pedem. E tenta seguir esse caminho para que os teus conhecimentos e currículo se encaixem o mais possível e ser mais fácil ser bem sucedido.
Também podes olhar para a área. Por exemplo, Zurique tem muitas vagas na área da finança. Se trabalhares em Portugal nessa área, fica-te mais fácil encontrar emprego porque ter conhecimentos na área é um requisito ou um "Nice to have" que te dá mais probabilidades de sucesso.
Exemplo de um site com vagas tecnológicas na suíça:
https://swissdevjobs.ch/jobs/Scala/All
Outros são o LinkedIn e o Jobs.ch.
BTW, se vires esse site, os salários na Suíça são sempre mencionados por ano e não por mês como em Portugal.
O típico salário na área é de 100.000 CHF / ano (actualmente aproximadamente 94.000€ / ano). Que dependendo da empresa recebes em 12 ou 13 meses.
Por isso para melhor comparar os valores deves contabilizar o salário português para um ano (Ex.: 14x salário bruto + 11x Subsídio de Alimentação médio + 11/12x Ajudas de Custo se as tiveres).