Carrinha Skoda Octavia 1.6 TDi Greenline 105 cv

02 Abr 2012, 14:38 [#1]
Cá está o tópico da minha ultima aquisição, já a tenho a algum tempo, mas apenas agora é que abri o tópico ;)

É uma carrinha familiar, que a nivel de espaço, e tendo em conta que pertence ao segmento C (o mesmo do Golf, megane, astra, Focus...) é a mais espaçosa e com maior capacidade de mala desse mesmo segmento. Muitas pessoas metem esta Skoda Octavia no mesmo segmento do Laguna, do Audi A4, do Opel Insignia, Ford Mondeo, mas a verdade que não é desse segmento, logo a nível de espaço não tem rival. Basicamente e falando de uma maneira resumida o Skoda Octavia é um Golf, mas com muito mais espaço, pois ambos partilham o mesmo motor (motor TDi que também equipa o Seat Leon e o Audi A3) pois estas 4 marcas pertencem ao grupo da VW. Há diferenças entre as 4 marcas, claro não é só o aspecto de fora e o símbolo, durante muito tempo a Skoda era a marca "pobre do grupo", mas desde 2000 que cresceu imenso, e já trocou de posição com a Seat, embora esta marca seja mais destinada a jovens (como o nosso Vieirinha) pois tem design que apela mais a emoção...e sejamos sinceros um jovem de 18 ou 20 anos não vai engatar miúdas num skoda, mas sim num Seat pois apela mais ao sentido visual :mrgreen:

Mas como eu este ano já faço 30 anos, e como não sei o dia de amanhã resolvi escolher um carro pela razão, e não me deixei levar pelas emoções, experimentei vários carros, test-drives por vários carros do segmento C entre eles: Megane, Focus, Astra, C4, Leon e o ultimo foi o Skoda Octavia, e no meu caso o ultimo foi o vencedor...1º porque ter um carro que o assento do condutor está na posição correcta para mim(tenho 1,92m) e depois sento-me atrás no banco com a posição que deixei e continuo com espaço para as pernas foi logo um dos grandes motivos para a escolha. Depois o consumo do carro, para o tamanho dele é algo excelente, ando por volta dos 5.1/5.2 aos 100 o que é muito bom, é confortável, pois os bancos são mais largos ao contrario dos outro 5 que vi antes, adorei a consola central pela sua simplicidade, mas ao mesmo tempo grande qualidade de construção (entrei num golf e reparei que era igual, tirando umas diferenças a nível de saídas de ar que no golf tinham cromados e uns materiais nas portas de trás que no golf era totalmente em plástico mole e no Skoda era duro...de resto um e outro eram rigorosamente iguais. Mas a prova final era a condução, e foi aí que me apaixonei pelo carro, já não conduzia um carro assim tão solido na estrada desde o antigo renault laguna de 1995 que o meu pai tinha...este Skoda mal se pega no volante e se faz a estrada parece que estamos num carro seguro e que agarra bem a estrada derivado ao seu peso e largura de eixos, coisa que não senti em nenhum dos outros 5. Não é um carro que se possa dizer divertido de conduzir, é mais um carro sério sem surpresas que o comportamento em estrada é aquilo que imaginamos que o carro vai fazer (o focus por exemplo para quem curte diversão em estrada recomendo, aquilo nas curvas é fixe :mrgreen: , é dos carros mais ágeis que peguei). Viagens longas no Skoda é do melhor que pode haver, 5 pessoas vão confortáveis, com espaço dentro do carro , com excelente insonorização do exterior para o interior, motor mal se ouve, tanto que as vezes pergunto-me se realmente o carro é a diesel(no opel combo socorro, ouço tudo e mais alguma coisa do motor :mrgreen: :mrgreen: ).

A nível de extras o carro não tem assim muita coisa, apenas posso dizer que os sensores de estacionamento dão jeito, pois o carro é comprido, o start-stop é engraçado e poupa combustível, para quem não sabe é quando estamos parados metemos o carro em ponto-morto e ao retirar o pé da embraiagem o carro desliga o motor para poupar gasóleo...nos semáforos é muito útil...de resto não tem grandes mariquices, e se não tem mariquices...menos problemas tem para arranjos :geek:

Comprei um carro de serviço com 5000km, está como novo, o carro tem jantes de 15" (quando for para trocar pneus é mais barato), não tem GPS, era o único extra que dava jeito, mas como era de serviço tal não foi possivel, depois compro um TOMTOM ou outra coisa qualquer :sorridente: e pronto basicamente é isso que posso referir do carro...vou deixar com algumas fotos do carro, não é do meu, mas é igual por dentro e por fora...menos as jntes que as minhas são de 15" e as da fotos creio que são de 17" ;)

Imagens Exterior:

Imagens interior:
Imagem
Imagem
Legendary Striker... is back again 8)