Seat Ibiza 1.9 TDI Sport 110cv

09 Nov 2012, 19:16 [#1]
Exterior:
Foto exemplo
Imagem
Fotos Reais em Breve
Interior: Fotos em Breve

Data do primeiro registo: 25/09/2000
Recebida: 16/09/2012

Características e desempenho:
Motor: Simplesmente fantástico, um 1900 bem afinado, aguenta bem as velocidades, turbo em excelentes condições e se for preciso carregar mais um bocado no pedal, responde sempre pedindo mais.
Consumos: Não poderia pedir melhor, sempre na casa dos 4 e 5 l/100km tende a consumir mais um pouco se andar sempre a deixar entrar o turbo. Ela consume isto em velocidades entro os 50km/h até 110km/h
Suspensão: Dura mas segura, não poderia descrever melhor. Para ser um carro seguro com o motor e peso que tem precisava de ter uma suspensão dura e melhor não poderia estar. Não é desconfortável mas é dura quando precisa de ser.
Iluminação: Visto ser usada vou precisar de rever essa situação. Estão em fracas condições
Som: Bem sendo a carrinha de 2000 tem um excelente som (ainda é tudo original) só vou ter de trocar a coluna esquerda pois está sem funcionar.
Condução: Como tem direção assistida conduz-se muitissimo bem quer a baixas e altas velocidades.
Velocidade: Se não houver mãos para a carrinha torna se perigosa pois para chegar aos 220km/h não é muito dificil
Imagem

Re: Seat Ibiza 1.9 TDI Sport 110cv

12 Nov 2012, 22:59 [#7]
LeonV Escreveu:Normalmente o Turbo é uma ajuda para melhorar o consumo, por entregar mais ar na mistura de combustível+ar.

Pelo menos no meu TSi é assim, só quando dispara o Turbo às 1550rpm é que o consumo instântaneo no CB baixa.
Acredita que no meu é ao contrário.
TDI é Turbo Diesel de Injecção, quando dispara o turbo, ela injecta mais gasóleo para maior disparo de velocidade :)
Imagem

Re: Seat Ibiza 1.9 TDI Sport 110cv

09 Set 2013, 05:47 [#12]
Update quase após um ano:
Bem ela continua a puxar como uma maluca, problemas já tive dois assim graves mas únicos neste ano.
Descobrimos com isso (eu e o meu pai que fizemos o negócio e que tratamos dela) que o gajo que nos vendeu a carrinha merecia uma boa justiça à moda de Fafe mas pronto.
Partiu a correia de distribuição (situação grave pois desfasa o trabalhar do motor com elevadíssimo risco de partir as cabeças do motor.) e ficou uma semana a arranjar. Fui buscá-la, falamos com o gajo que nos vendeu (ele é mecânico e pintor, ah e mentiroso xD ) e o meu pai logo preocupado perguntou se o motor se tinha lixado, o gajo respondeu que por sorte estava tudo em ordem. ma semana depois farto do barulho que ela fazia a mais, do demasiado consumo de água (é crónico o problema agora) e de estar meia "entupida" a puxar, fomos lá de novo e pedimos para ele ver ou arranjar alguém que visse aquilo. Conclusão, na semana a seguir a carrinha estava a levar uma cabeça de motor nova, quem pagou? O gajo para não ficar com um par de olhos à Belém.
O outro foi a suspensão partir em andamento (vinha a chegar a casa a parar para estacionar e ouço um estouro e fico sem direção) ficando a roda do lado do condutor pendurada por um pouco de ferro que não partiu.
Tirando isto tem mais algumas coisinhas mal mas não são graves, falta é dinheiro para investir em paneleirices.
E passo a citar:
- Sistema de som precisa de coluna na direita
- É preciso uma nova massa de antena
- Preciso novos comandos dos vidros eletrónicos
- Arranjar fechadura do lado do condutor (o mais estúpido de todos, se ficar sem pilha no comando, fico cá fora)
- Mudar jogo de luzes completo
- Tampa de plástico para o gancho de reboque (roubaram me no Porto a minha)
- Peças de ajuste das costas do banco
- Olear bancos para melhor deslize quando se ajustam
- Nova manete de travão de mão (está descolada, não interfere em nada, deixa me é incomodado pois não gosto de ter aquilo descuidado.)

De resto, continua a mesma, consumos na ordem dos 5l/100km, turbo 5* na mesma a puxar MUITO bem.
O mais engraçado que me aconteceu neste ano foi sem duvida um gajo de uma Mercedes levar as mãos à cabeça quando tentou picar comigo.
Vinha eu descansadito da casa da minha namorada para casa, quando nas famosas 3 rotundas de Famalicão aparece um gajo numa C220 CDI atrás de mim armado em Pókemon (pá eram prai 4 da manhã, o gajo queria armar se em parvo e só me apanhou a mim na estrada.) Então o men passa me e sai um dos amigos do tejadilho a fazer cenas, e eu como nem sou de andar devagar pensei "bem, vamos lá ver se isto consegue acompanhar a Mercedes." Bem a surpresa bem agora, passamos as curvas seguintes até chegar a uma reta enorme que a noite está sempre vazia. O gajo começa a puxar e e colado, quando íamos a 140 eu pus me pronto para ultrapassar, bem que adrenalina, quando estamos lado a lado já vou eu a 160 e depois disso foi o gajo botar as mãos à cabeça e eu cheguei aos 180, passei o gajo e vida pra casa, foi sem duvida o momento em que a minha pequena Ibiza teve a sua glória exaltada, ficou marcado o desempenho dela :P
Imagem