Cabos de rede

04 Mar 2018, 11:27 [#1]
Acho que valia a pena deixar aqui para o caso de mais alguém ter essa dúvida um dia.
Coentrão Escreveu:
04 Mar 2018, 01:18
Estou aqui com uma dúvida que quase de certeza me consegues esclarecer. xD
Tenho de comprar um cabo de rede para ligar uma Powerline à PS4 e estive a ver na PC Diga. Consegues explicar-me qual a diferença entre os cabos que dizem "U/UTP" , "S/FTP" e etc? Qualquer um serve ou tem alguma especificação?
Na Wikipedia encontras isto:
U/UTP: Sem blindagem nenhuma, o mais comum pois não há blindagem.
F/UTP: Blindagem global e sem blindagem individual o mais comum entre os blindados.
S/FTP: Global com malha e blindagem com fita nos pares.
F/FTP: Blindagem Global e nos pares com fita.

Agora para uma explicação do que significa isto.

Os cabos de rede, devido ao cabo metálico que usam , podem ser alvo de interferência vindo de equipamentos electrónicos e de outros cabos de rede. Essa interferência leva a que algumas transferências possam ser corrompidas e o emissor é obrigado a repetir o sinal, ou seja, a quantidade de dados transmitida com sucesso é mais baixa.
Imagina que estás num pavilhão a tentar falar com um amigo a alguns metros de ti. Se não tiveres mais ninguém no pavilhão, conseguem falar na boa. Se tiveres muita gente nesse pavilhão também a falar ou estiver a dar música muito alta, vai haver vezes que não consegues perceber o que o teu amigo está a dizer e vais esperar que repita o que disse. Ou seja, transmitem menos informação de um para o outro.

TP significa Twisted Pair (Par trançado), que é uma estratégia que evita que as comunicações que passam pelos cabos interfiram com os outros cabos (Chama-se Crosstalk e antigamente pelos telefones era possível ouvir outras conversas por este motivo).
De resto o que os diferentes tipos têm são diferentes tipos de componentes metálicos para proteger o exterior, os pares de cabos interiores ou os cabos individuais. Isto evita interferências vindas do exterior, como por exemplo de equipamentos electrónicos.

Os cabos UTP não têm esses componentes metálicos pelo que estão mais expostos a essas interferências. Por outro lado são mais flexíveis e baratos. Para usar em casa os cabos UTP servem perfeitamente. Se a diferença de preço for pequena e a menor flexibilidade não for um problema, podes sempre arranjar os blindados.
Imagem