Re: RAM não detetada

20 Jul 2014, 20:50 [#25]
eduardextreme Escreveu:
SMatos Escreveu:Eu quero uma que corra, vai para que preços?
Até aos 200 euros acho.
Pode ser que arranjes algo por 150 ou isso.
Mas essa parte é que eu não percebo. As gráficas minímas divulgadas pela EA têm 1GB DDR3/DDR5, mas pelo que estou a entender, têm de ser gráficas high-end para correr o jogo?
Imagem

20 Jul 2014, 21:56 [#26]
A quantidade e o tipo de VRAM (Memória RAM de Vídeo) não é a única coisa a ter em conta numa placa gráfica.
A capacidade de processamento e o tamanho do bus também são boas referências (O segundo porque é um bom sinal da qualidade de uma placa gráfica).

Mas também é complicado olhar para as especificações e saber qual a melhor.
Por isso, o que eu faço é recorrer a reviews e listas de benchmarks de gráficas.
A partir daí tento ver o que existe de igual ou melhor à venda.
É possível que as gráficas que eram na altura e naquele país as melhores qualidade/preço, não o sejam cá e agora.

Ainda há poucos dias falei disso ao Jals.
eduardextreme Escreveu:Em termos de gráficas.
Para comprar as qualidades delas, gosto de consultar esta lista:
http://www.videocardbenchmark.net/high_end_gpus.html
E para saber quais com a melhor qualidade/preço, em diferentes categorias de preço, costumo ver a lista mensal da Tom's Hardware. A de Julho é esta:
http://www.tomshardware.com/reviews/gam ... 107-2.html

Conforme essa lista da Tom's Hardware, e comparando com as qualidades recomendadas de cada jogo.
Para o FIFA 15 recomendam a Radeon R7 260X.
Para o Watch Dogs recomendam a Radeon R9 270X.

Eu recomendaria a segunda, ou eventualmente algo melhor, se tiveres capacidade para tal. Pois a primeira gráfica já está abaixo do recomendado nos jogos que já estão a sair, como podes ver no caso do Watch Dogs.
Como dá sempre jeito utilizar muitos dados para não depender da informação de apenas um.

A Anandtech também tem lista de gráficas:
http://www.anandtech.com/bench/GPU14/815
E também lança uma lista mensal das gráficas com melhor qualidade/preço:
http://www.anandtech.com/show/8225/best ... -june-2014 (Junho 2014)

A revista Custom PC (Reino Unido) também lança uma lista das melhor gráficas qualidade/preço.

E embora este site à primeira vista pareça só de comparativos de componentes de portáteis, também têm de desktops.
Lista:
http://www.notebookcheck.net/Mobile-Gra ... 844.0.html
(É preciso escolher no filtro "Show only desktop GPUs" caso se queira gráficas de desktop, e clicar em Restrict)
Para saber como corre um determinado jogo:
http://www.notebookcheck.net/Computer-G ... 849.0.html
(No fundo já aparecem alguns, mas caso não esteja lá e esteja no sistema é escolher o jogo à direita (pode-se procurar escrevendo o nome dele)) (É preciso escolher no filtro "Show only desktop GPUs" caso se queira gráficas de desktop, e clicar em Restrict)

E é o que me lembro por agora.
Imagem

20 Set 2014, 00:12 [#28]
Bem, o PC chegou à sua evolução final xD
Quase nem me posso referir como o mesmo PC, porque básicamente é novo xD
Mas sim, levou tudo novo :D
Continua a não ser nada digno da NASA, mas para mim chega e sobra :)
(Foram quase 400€ ao todo)
Imagem

Re: Problemas do PC do santorfo

12 Ago 2016, 13:59 [#30]
Essa pergunta podia estar melhor elaborada.
O teu PC tem 3GB ocupados de quantos GB no total? 4? 6?

Se necessitas ou não cabe a ti avaliar. Se ao abrir o gestor de tarefas vires a memória ocupada sempre com valores elevados, talvez seja boa ideia comprar mais.

Para comprar deves pensar se estás preocupado ou não com o desempenho da RAM.

Se queres poupar ao máximo, sacrificando o desempenho (Quanto não sei, só investigando):
Compra a RAM que quiseres, tem apenas atenção se tem o DDR correcto (2, 3 ou 4) e se é do tipo correcto (Se é para desktop ou portátil).
Não interessa se tens um de 4GB e outro de 8GB, se eles têm velocidades diferentes ou se existem em número adequado (Ex.: Múltiplos de 2 para dual-channel, ou seja, 2 ou 4). Em princípio funcionam, podem é ter um desempenho inferior.

Se encontrares um preço adequado ou não quiseres de todo sacrificar o desempenho do acesso à memória:
Tens de ter atenção ao número de canais (Memory Channels) e às especificações da RAM.

No que toca ao número de canais, pesquisa no Google pelo modelo do teu processador. Se for da Intel, deve aparecer a página das especificações no primeiro resultado e lá tens uma linha a dizer "Max # of Memory Channels: 2"/"Nº máximo de canais de memória: 2" ou então algo que diga dual-channel/triple-channel/quad-channel (2/3/4).
Deves ter um número de memórias múltiplo desse valor. Ou seja, deves ter 2 ou 4 se for dual-channel, 3 ou 6 se for triple-channel...

E também deves ter em conta as especificações da RAM. Basicamente, todas as tuas memórias devem ser iguais. Mesma quantidade de memória, marca, modelo, velocidade... Iguais.

Ou seja, ou compras igual ao que tens, o que deve ser complicado, ou arrumas o que tens e compras iguais.
Imagem

13 Ago 2016, 01:57 [#37]
Não fica propriamente perto de metro, visto que tens de andar bastante seja desde o Dentária/IPO/HSJ, seja desde o Dragão. Mas tens um autocarro (acho que o 305), que passa pelo HSJ e vai pela Fernão Magalhães.

Mas sim, se fica longe, escolhe a entrega.
Eu sou cliente deles bem antes da loja do Porto. As peças principais do meu PC chegaram assim, pelo correio. :D
Imagem

01 Nov 2016, 21:34 [#38]
Estive com uma lanterna a tentar ver para dentro do meu PC. A minha caixa tem 1 slot para uma ventoinha apenas (deve ser de 92mm, tenho de medir). Por entre os buracos da grelha desse slot, consigo ver que o meu PC está REPLETO de pó. É tão mau que até chega a ser engraçado. Sendo que não tenho um CPU com cooler (raios partam a motherboard com o CPU embutido) nem uma gráfica com ventoinha, o meu PC tem um fantástico total de 1 ventoinha, a da fonte.
Sendo assim, decidi fazer duas coisas: Abrir o meu PC e limpar e comprar uma ventoinha já que não são muito caras. Mas foi-me dito que como só tenho um slot, essa ventoinha deve ser de intake e deve ter um filtro de pó. Certo, mas não consigo perceber que filtro devo comprar. Aparecem-me filtros como este ou este. O que é que devo fazer?
Imagem

01 Nov 2016, 23:35 [#39]
santorfo Escreveu:Estive com uma lanterna a tentar ver para dentro do meu PC.
xD
santorfo Escreveu:A minha caixa tem 1 slot para uma ventoinha apenas (deve ser de 92mm, tenho de medir).
xD xD
santorfo Escreveu:Por entre os buracos da grelha desse slot, consigo ver que o meu PC está REPLETO de pó. É tão mau que até chega a ser engraçado. Sendo que não tenho um CPU com cooler (raios partam a motherboard com o CPU embutido) nem uma gráfica com ventoinha, o meu PC tem um fantástico total de 1 ventoinha, a da fonte.
Sendo assim, decidi fazer duas coisas: Abrir o meu PC e limpar e comprar uma ventoinha já que não são muito caras. Mas foi-me dito que como só tenho um slot, essa ventoinha deve ser de intake e deve ter um filtro de pó. Certo, mas não consigo perceber que filtro devo comprar. Aparecem-me filtros como este ou este. O que é que devo fazer?
Para limpar, eu aspiro.
E na única vez que limpei mais a fundo porque tive de desmontar parte do pc, acabei por desmontá-lo quase todo e limpá-lo melhor, usando algo fino para retirar o pó mais complicado.

Normalmente os PCs têm duas ventoinhas.
Uma ventoinha na fonte de alimentação e uma ventoinha na caixa, atrás.
Ao teres ventoinhas para saída de ar, recomendam-te, e bem, que arranjes uma para entrada, de forma a criar um melhor fluxo de ar.

Se a tua caixa não tem filtros, podes comprar esse filtro para ajudar a não entrar tanto pó.
Convém é lembrar que se tiveres outras aberturas na caixa para ventoinhas, o pó entra por elas, por isso terás de limpar à mesma de vez em quando.
Aliás, já era isso que acontecia como já viste.

Uma coisa que alguma malta actualmente faz é criar airflow positivo (Mais ventoinhas a meter ar do que a tirar). Isso faz com que as entradas da caixa que não tenham ventoinhas sirvam para o ar sair. Se as entradas de ar estiverem filtradas, é mais complicado o interior do computador ganhar pó com algo assim.

Pessoalmente, nunca comprei os filtros porque a minha caixa já veio com eles.
Existem motivos pelos quais há caixas caras. O virem com as entradas filtradas é um deles, para além do material resistente (Nada de plástico), várias entradas para ventoinhas e um design sem ser azeiteiro (na maior parte dos casos).
Imagem

02 Nov 2016, 02:04 [#40]
É um bocado embaraçoso ter de explicar ao pessoal que, apesar de ter sido construído de raiz, não fui eu que escolhi as peças. Eu tenho a certeza que era muito mais fácil explicar os meus problemas se tivesse uma imagem da caixa, ou assim, mas aquilo é tão rasca que nem sequer consigo descobrir a marca.
Anyways, o slot dá para 92 ou 80 mm e situa-se ao lado do i/o traseiro (como já devia ter explicitado).
Sendo assim vou procurar mais um pouco, mas parece-me que vou mesmo comprar uma ventoinha e um filtro :P
Imagem