Campeonato Experimental - Estratégias

17 Jan 2018, 22:25 [#1]

Estratégias
Campeonato Experimental

As estratégias são baseadas nas das versões mais recentes do Pro Evolution Soccer, mas com níveis e, provavelmente, efeitos diferentes na equipa.

Existem 11 Estratégias, e cada uma tem 5 Opções.
Dessas 5 opções existe sempre uma neutra sem qualquer tipo de efeito na equipa, duas opções com uma boa quantidade de efeito favorável e uma pequena quantidade de efeito desfavorável, e duas extremistas com maiores quantidades de efeito favorável e ainda maiores de efeito desfavorável.
A ideia é que a escolha habitual seja uma das duas com algum efeito, visto que o efeito positivo é bem superior ao negativo, tornando-se mais apetecíveis que a opção neutra.
As opções extremistas são para quem quiser fortalecer um sector da equipa ao máximo, mesmo que prejudique a equipa noutros sectores.

Quaisquer dúvidas, coloquem-nas. Também ajuda a tornar mais claras estas estratégias.

Estilo ofensivo

Apenas jogar em posse - Aumenta significativamente a posse de bola, com todos os benefícios que vêm daí, mas os ataques tornam-se muito menos eficazes ao serem lentos e previsíveis.
Jogo de posse - Aumenta um bocado a posse de bola e reduz ligeiramente a eficácia do ataque.
Neutro
Contra-ataque - Aumenta um bocado a eficácia do ataque e reduz ligeiramente a posse de bola.
Apenas jogar em contra-ataque - Aumenta significativamente a eficácia do ataque, mas resulta em muito menos posse de bola.


Construção

Passes muito curtos - Aumenta significativamente a posse de bola, mas ao subir a equipa toda junta num curto espaço de terreno abre muitos espaços na defesa.
Passes curtos - Aumenta um bocado a posse de bola e reduz ligeiramente a capacidade defensiva.
Neutro
Passes longos - Aumenta ligeiramente a eficácia do ataque e a capacidade defensiva, e reduz ligeiramente a posse de bola.
Passes muito longos - Aumenta um bocado a eficácia do ataque e a capacidade defensiva, mas reduz muito a posse de bola.


Área ofensiva

Apenas alas - Aumenta significativamente a quantidade de jogo pelas alas, mas reduz muito a quantidade de jogo pelo centro.
Alas - Aumenta um bocado a quantidade de jogo pelas alas, e reduz ligeiramente a quantidade de jogo pelo centro.
Neutro
Centro - Aumenta um bocado a quantidade de jogo pelo centro, e reduz ligeiramente a quantidade de jogo pelas alas.
Apenas centro - Aumenta significativamente a quantidade de jogo pelo centro, mas reduz muito a quantidade de jogo pelas alas.


Posicionamento

Estático - A previsibilidade da equipa aumenta significativamente a sua organização e capacidade defensiva, mas reduz muito a imprevisibilidade ofensiva, resultando em menos oportunidades/eficácia no ataque.
Manter posições - Aumenta um bocado a organização e capacidade defensiva, e reduz ligeiramente as oportunidades/eficácia no ataque.
Neutro
Flexível - Aumenta um bocado as oportunidades e eficácia no ataque, e reduz ligeiramente a organização e capacidade defensiva.
Imprevisível - A imprevisibilidade da equipa aumenta significativamente as oportunidades e eficácia do ataque, mas a desorganização que isso provoca reduz a capacidade defensiva.


Alcance do suporte

Muito curtos - A equipa ataca num curto espaço de terreno, o que aumenta significativamente a posse de bola, mas torna o ataque muito menos eficaz ao ser mais fácil fechar o curto espaço que ocupa.
Curto - Aumenta um bocado a posse de bola, e reduz ligeiramente as oportunidades/eficácia no ataque.
Neutro
Distante - Aumenta um bocado as oportunidades e eficácia no ataque, e reduz ligeiramente a posse de bola.
Muito distante - A equipa ataca largo, o que aumenta a eficácia do ataque ao explorar toda a defesa adversária, mas a dificuldade de circulação da bola reduz muito a posse de bola.


Distribuição (de jogadores)

Super ofensiva - A equipa ataca com muitos mais jogadores, o que aumenta significativamente a eficácia do ataque e ligeiramente o meio-campo, por outro lado leva uma facada na defesa.
Ofensiva - Aumenta um bocado a eficácia do ataque, e reduz ligeiramente a capacidade defensiva.
Neutro
Defensiva - Aumenta um bocado a capacidade defensiva, e reduz ligeiramente a eficácia do ataque.
Super defensiva - A equipa defende com muitos mais jogadores, o que aumenta muito a capacidade da defesa, mas por outro lado reduz significativamente a capacidade ofensiva e a posse de bola.


Estilo defensivo

Pressionar sempre - A pressão constante leva a equipa a conseguir conquistar a bola em posições avançadas no terreno e mais rapidamente, o que aumenta um bocado o número de oportunidades/capacidade no ataque e a posse de bola, por outro lado abre grandes buracos nos sectores mais recuados.
Pressão alta - Aumenta ligeiramente o número de oportunidades/capacidade no ataque e a posse de bola, e reduz ligeiramente a capacidade defensiva.
Neutro
Organização defensiva - Aumenta um bom bocado a capacidade defensiva, e reduz ligeiramente o número de oportunidades/capacidade no ataque e a posse de bola.
Autocarro - Ao perder a bola, a equipa recua e forma um bloco defensivo sólido, o que aumenta imenso a capacidade defensiva, mas também reduz muito o número de oportunidades/capacidade no ataque e a posse de bola.


Área de contenção

Defender principalmente as alas - Aumenta muito a capacidade defensiva nas alas e reduz imenso a capacidade defensiva no centro.
Defender mais as alas - Aumenta um bocado a capacidade defensiva nas alas e reduz ligeiramente a capacidade defensiva no centro.
Neutro
Defender mais o centro - Aumenta um bocado a capacidade defensiva no centro e reduz ligeiramente a capacidade defensiva nas alas.
Defender principalmente o centro - Aumenta muito a capacidade defensiva no centro e reduz imenso a capacidade defensiva nas alas.


Pressão

Ultra agressiva - Os jogadores procuram desarmar de imediato o adversário, o que resulta no aumento de oportunidades/capacidade no ataque e ligeiramente da posse de bola, mas por outro lado expõe a equipa e leva uma facada na organização e capacidade defensiva.
Agressiva - Aumenta um bocado a capacidade ofensiva, e reduz ligeiramente a capacidade defensiva.
Neutro
Conservadora - Aumenta um bocado a capacidade defensiva, e reduz ligeiramente a capacidade ofensiva.
Ultra conservadora - Os jogadores procuram conter o ataque adversário, o que resulta no aumento significativo da capacidade defensiva, mas reduz um bocado a posse de bola e significativamente a capacidade ofensiva


Linha defensiva

Muito alta - Aumenta significativamente a posse de bola e um bocado o número de oportunidades/capacidade no ataque, mas a exposição ao contra-ataque adversário resulta numa facada na capacidade defensiva
Alta - Aumenta um bocado a posse de bola e ligeiramente o número de oportunidades/capacidade no ataque, e reduz um bocado a capacidade defensiva
Neutra
Baixa - Aumenta significativamente a capacidade defensiva, e reduz ligeiramente a posse de bola e o número de oportunidades/capacidade no ataque
Muito baixa - Aumenta imenso a capacidade defensiva, mas reduz igualmente imenso a posse de bola e também reduz um bocado o número de oportunidades/capacidade no ataque


Densidade defensiva

Toda a largura - A equipa defende a toda a largura do campo, o que aumenta um bocado a defesa nas alas e ligeramente o número de oportunidades/capacidade no ataque, mas o espalhar dos jogadores resulta numa facada na defesa do centro do terreno
Baixa densidade - Aumenta ligeiramente a defesa nas alas e o número de oportunidades/capacidade no ataque pelas alas, e reduz ligeiramente a capacidade defensiva no centro
Neutra
Alta densidade - Aumenta significativamente a capacidade defensiva no centro, e reduz ligeiramente a capacidade defensiva nas alas e o número de oportunidades/capacidade no ataque pelas alas
Todo o centro - Aumenta muito a capacidade defensiva no centro, mas reduz imenso a capacidade defensiva nas alas e reduz também ligeiramente o número de oportunidades/capacidade no ataque


EPH
Imagem

Re: Campeonato Experimental - Estratégias

18 Jan 2018, 10:47 [#3]
Padrão Escreveu:
18 Jan 2018, 10:38
Deixa-me ver se entendi. Escolhemos 5 opções tácticas dessa lista e depois seleccionamos quais as extremas, ligeiras e neutra?
Damn, não percebeste nada. xD

Existem 11 estratégias e têm de escolher 1 das 5 opções para cada uma dessas estratégias.

Ex.:

Estilo ofensivo - Jogo de posse
Construção - Passes curtos
Área ofensiva - Apenas alas
Posicionamento - Flexível
Alcance do suporte - Curto
Distribuição (de jogadores) - Ofensiva
Estilo defensivo - Pressão alta
Área de contenção - Defender mais as alas
Pressão - Agressiva
Linha defensiva - Muito alta
Densidade defensiva - Baixa densidade
Imagem

Re: Campeonato Experimental - Estratégias

20 Jan 2018, 22:06 [#9]
Jals Escreveu:
20 Jan 2018, 21:49
Uma dúvida. Imagina que escolhes 5 opções que reduzem um pouco a posse de bola. Ainda assim vai reduzir apenas um pouco ou bastante mais por estar em 5 opções? Estou aqui a estudar as estratégias e queria esclarecer isto.
Os efeitos são cumulativos.

Ou seja, se escolherem algo que aumenta muito a posse e outra que diminui muito a posse, elas anulam-se.
Por outro lado, duas que diminuam muito a posse irão diminuir ainda mais essa posse.

Os efeitos só são muito intensos quando se escolhe muito para um lado ou nas opções extremistas.
Imagem

Re: Campeonato Experimental - Estratégias

06 Mar 2018, 14:18 [#12]
Sim, bem visto. Uma equipa de 1ª divisão pode jogar em contra-ataque com as da mesma divisão, mas imagina que está a jogar contra uma da 3ª com esta mesma táctica? No mínimo, é irrealista. Seria a mesma coisa que o SLB, FCP ou até mesmo o SCP jogarem à retranca contra o Salgueiros.

Esta táctica poderia ser usada só para quando se jogasse contra divisões inferiores. Já a 3ª divisão, sendo a última, manteria apenas uma táctica.
"Somos pequenos, pensamos Gigante." - Lucas Trindade, 2017
cron