Re: 2º Campeonato Experimental - Organização

17 Jul 2016, 11:38 [#23]
Ok, temos 10 inscritos actualmente.

Para esta 2ª temporada eu gostava de testar:
- (Em princípio) Dados que vêm do Sofifa em vez do Futhead, pois dos dois foi onde consegui sacar os dados todos à primeira.
- Se os cartões vão tendencialmente para jogadores agressivos.
- Se as assistências vão um pouco menos para os pontas-de-lança
- Se há a tal maior imprevisibilidade que foi testada na taça
- Se faz sentido o número de golos que costuma haver nos jogos entre equipas de diferentes qualidades
- Como se comportam as classificações de marcadores, assistentes e cartões quando há equipas de diferentes qualidades
- Eliminatórias a duas mãos na Taça

Para avaliar isso, irei necessitar de forçar a formação de equipas de diferentes qualidades.
Por isso estava a pensar em dividir os actuais 10 inscritos por 4 equipas com jogadores de 80-99 Overall, 3 equipas com jogadores de 70-79 e 3 equipas com 60-69.

Devido à diferença de qualidades, haveriam duas classificações distintas:
- Classificação Geral, com as 10 equipas envolvidas
- Classificação Escalão, com uma classificação distinta para cada escalão

Um jogo entre equipas de escalões diferentes apenas conta para a Geral.
Um jogo entre equipas do mesmo escalão conta para ambos (Geral e Escalão).
Imagem
Pode acontecer uma equipa 80-99 jogar especialmente bem contra equipas fracas e mal contra as do próprio escalão, vencendo a Geral mas não vencendo o Escalão (e vice-versa). Quero ver se isso acontece ou não.

Que escalão escolheriam? E a segunda escolha?
Imagem

17 Jul 2016, 14:37 [#27]
Parece me bem, mas será que há necessidade de ir tão longe? Na época passada o Matos levou no pelo vezes sem conta e a equipa dele nem era assim tão má. As equipas do escalão de bronze vão levar como o GD José Mota xD
Foi o que mais me preocupou sobre a 1ª época e esqueci-me de apontar isso na altura. Era porque ele tinha o Rugani e o Sergio Rico? O resto da equipa tinha jogadores muito bons...
Imagem

17 Jul 2016, 17:53 [#28]
santorfo Escreveu:Parece me bem, mas será que há necessidade de ir tão longe? Na época passada o Matos levou no pelo vezes sem conta e a equipa dele nem era assim tão má. As equipas do escalão de bronze vão levar como o GD José Mota xD
Foi o que mais me preocupou sobre a 1ª época e esqueci-me de apontar isso na altura. Era porque ele tinha o Rugani e o Sergio Rico? O resto da equipa tinha jogadores muito bons...
A equipa do SMatos foi apontada inicialmente como:

1. A penúltima classificada (Apenas à frente da minha) por quase todos
Resultado: Terminou em penúltimo, mas apenas a 3 pontos de Padrão e Coentrão. Teve as mesmas vitórias que eles, só que teve mais 3 derrotas enquanto os outros empataram.

2. Tendo o pior ataque e pior defesa
Resultado: Foi realmente o pior em ambos, especialmente no aspecto defensivo. A táctica do SMatos era um pouco mais ofensiva que a do Padrão e um bom bocado mais ofensiva que a do Coentrão, descurando a defesa de uma equipa que já era inferior no geral. Em Overall a defesa até era ligeiramente superior à do Padrão, mas bastante inferior no meio-campo.

Mas dêem a vossa opinião que é para isso que a competição serve.

Quanto aos escalões, prevejo que as equipas tenham média de overall de 87, 77 e 67, enquanto que o GD José Mota tinha de 59 e o Jals uns 91-92 (Agora impossível de fazer visto que o Sofifa não tem cartas/stats especiais).
A ideia é que haja equipas de diferentes valores e ver se há (e quantos) resultados fora do esperado.
Imagem

17 Jul 2016, 18:37 [#30]
Eu a imaginar tudo a fazer-se ao 80-99 e todos gostam do desafio que será ter uma equipa de um outro escalão. xD

Visto que gostam desses escalões eu sugeria colocarem aqui no tópico as vossas escolhas para o escalão que pretendem.

Actuais inscritos (10):
  • santorfo (70-79)
  • Bluzzer (60-69)
  • Coentrão (Qualquer)
  • TugaPT (70-79)
  • Jals (Qualquer)
  • Padrão (60-69)
  • invictuzz
  • CFC (Qualquer)
  • R.Patricio
  • Capfca (80-99)
Imagem

19 Jul 2016, 00:02 [#37]
CORRIGIDO

Actuais inscritos (10):

80-99
Capfca
Jals (Random)
CFC (Random)
Coentrão (Random)

70-79
santorfo
TugaPT
R.Patricio (Random)

60-69
Bluzzer
Padrão
invictuzz

Podem formar as vossas equipas obtendo os dados a partir do SoFIFA.
Link: http://sofifa.com/players?v=16&e=158424&col=oa

Como ao SoFIFA faltam algumas posições (O Moutinho não tem CM. WTF?) e tem mais do que o motor de jogo do Campeonato Experimental (RCB, LCB, LS, RS, LDM, RDM...), as posições foram transformadas.
Spoiler
Posição que o jogador possui no SoFIFA (Incluindo a posição que desempenha no clube e na selecção) -> Posições a que tem direito no Campeonato Experimental

GK -> GK

RW -> RW, LW
LW -> RW, LW

CF -> CF
ST -> CF

LS -> CF, LW, RW
RS -> CF, LW, RW
LF -> CF, LW, RW
RF -> CF, LW, RW

LM -> LW, RW, CM, AM
RM -> LW, RW, CM, AM

CB -> CD
RCB -> CD
LCB -> CD

RB -> RB, LB
LB -> RB, LB
RWB -> RB, LB
LWB -> RB, LB

CDM -> DM, CM
LDM -> DM, CM
RDM -> DM, CM

CAM -> AM, CM

LAM -> AM, CM, LW, RW
RAM -> AM, CM, LW, RW

CM -> CM, DM, AM
LCM -> CM, DM, AM
RCM -> CM, DM, AM

Legenda:
GK: Goalkeeper - Guarda-Redes
CD: Central Defender - Defesa Central
RB/LB: Right/Left Back - Lateral Direito/Esquerdo
DM/CM/AM: Defensive/Central/Attacking Midfielder - Médio Defensivo/Centro/Ofensivo
RW/LW: Right/Left Winger - Extremo Direito/Esquerdo
CF: Central Forward - Ponta-de-lança
Mandem-me por PM:
- 11 Jogadores (Dentro dos overalls) e as posições onde jogarão
- Nome e cores da vossa equipa (Ex.: GD José Mota - Rosa e Amarelo)
Imagem