Re: [Discussão] Futebol Nacional

28 Out 2013, 17:31 [#1061]
pdomingues Escreveu:E eu ainda hoje estive de frente ao estádio do Bessa :)
A última vez que passei há frente já foi há algum tempo. A loja estava fechada e aquilo estava com um mau aspecto, como o clube na altura, um pouco "cinzento". Mas acho que aquilo está melhor, o pessoal está fazer melhor as coisas.
sportingboy Escreveu:O campeonato é curto e ainda não percebi bem como é que é. Sei que há um campeão e um vai a play-off...
É isso. Camacha que é a equipa da madeira. Eles terem de vir cá várias vezes parece-me mal, digo eu. Acho que em cada série há uma equipa da madeira/açores. O que é mau. Podia estar juntas, Madeira num grupo, Açores noutro. Depois só vinha cá quem ganhasse aquilo lá. Mas pronto.
zerozero.pt Escreveu: O Campeonato Nacional Seniores está dividido em duas fases:

Primeira fase:

Os dois primeiros classificados das série A,B,C,D,E,F,G e H, disputam na segunda fase um campeonato dividido em duas zonas, Zona Norte e Zona Sul com 8 equipas cada.

As restantes equipas (8) mantêm-se nas suas séries e competem na fase de manutenção.

Segunda fase:

Subida:
Os dois primeiros classificados de cada série (A e B), sobem diretamente à Liga 2 Cabovisão.
Os dois segundos classificados de cada série (A e B), disputam um play-off entre eles, o vencedor sobe à Liga 2 Cabovisão.

Manutenção:
Os dois últimos classificados de cada série (A e B), descem diretamente aos campeonatos distritais.
Os antepenúltimos classificados das série A,B,C,D,E,F,G e H, disputam um play-off entre eles, os vencidos (4) descem aos campeonatos distritais.
Segundo isto as equipas do grupo A, B, C e D devem fazer parte do grupo da zona Norte. O vencedor sobe, o segundo classificado joga contra o segundo classificado da zona Sul. Ou seja, sobem 3 equipas. Bem, se o Boavista apresentar estes resultados se calhar consegue ganhar já que por exemplo no grupo A o Limianos lidera e o Limianos neste escalão luta por não descer... e desce. E parece que o grupo do Boavista é o mais forte. Mas... são só nomes.
Imagem

28 Out 2013, 18:02 [#1062]
Há aí um erro, só pode.

"Os dois últimos classificados de cada série (A e B), descem diretamente aos campeonatos distritais."

Eles querem dizer com certeza:
"Os dois últimos classificados de cada série (A,B,C,D,E,F,G e H) descem directamente aos campeonatos distritais."

Não faz sentido que uma equipa termine em primeiro na sua série na primeira fase, e desça para as distritais por ficar em último na série de promoção da segunda fase. Faz sentido é os últimos classificados das séries de manuntenção da segunda fase descerem para os distritais.
Imagem

28 Out 2013, 18:06 [#1063]
Sim, para mim também não faz sentido. E estou como tu, acho que os dois últimos de cada série (das 8) descem directamente e os antepenúltimos é que jogam contra si, quem perde, desce.

Mas seria muito caricato ver equipas a não querer ir ao playoff de promoção porque podiam descer de divisão.
Imagem

28 Out 2013, 19:26 [#1064]
Acho que já percebi como é.
Os dois melhores primeiros classificados passam diretamente à final do play-off, e de cada série, vão duas equipas a play-off...
Depois existirão 3 finais e os vencedores desses jogos sobem.

E é verdade que descem dois de cada série pois sobem 16 equipas acho.
Imagem

28 Out 2013, 19:45 [#1066]
sportingboy Escreveu:Acho que já percebi como é.
Os dois melhores primeiros classificados passam diretamente à final do play-off, e de cada série, vão duas equipas a play-off...
Depois existirão 3 finais e os vencedores desses jogos sobem.

E é verdade que descem dois de cada série pois sobem 16 equipas acho.
Imagem
Descem 20. Descem os 2 últimos e quatro dos antepenúltimos.
Imagem

28 Out 2013, 19:50 [#1067]
Está ali tudo explicado. Há duas fases. A primeira que é esta normal com 2 voltas, 18 jogos.

Segunda fase (promoção)
Passam os 2 primeiros de cada grupo ao playoff de promoção. Ou seja, 16 equipas passam à segunda fase (são 8 grupos na primeira fase). Essas 16 serão divididas em dois grupos, o grupo norte e o grupo sul. Cada grupo com 8 equipas e o vencedor de cada grupo (grupo norte e grupo sul) sobe à segunda liga. Quem ficar em segundo no grupo norte e sul irão defrontar-se para ver quem sobe. Três equipas sobem.

Depromoção
Os grupos actuais ficam intactos, apenas desaparecem as duas primeiras equipas porque vão ao playoff de promoção. Logo essas 8 equipas (de cada grupo) irão jogar entre si, quem ficar nos dois últimos lugares de cada grupo descem às distritais. As 8 (uma de cada grupo) que ficam em antepenúltimo jogam entre si. Quem perder, desce. Quem ganha, fica. Ou seja, 20 equipas descem.

E até aposto que na fase de despromoção os pontos continuam os mesmos com que acabarem a primeira fase (até para serem justos).
Imagem

28 Out 2013, 19:58 [#1068]
eduardextreme Escreveu:Descem 20. Descem os 2 últimos e quatro dos antepenúltimos.
Estava a falar da Orangina descem para o CNS. Se fosse pelo sistema antigo(Norte, Centro e Sul) poderiam descer(da Orangina) equipas do sul e subir equipas do Norte e do Centro, o que desnivelava a liga. Assim está melhor na minha opinião-

28 Out 2013, 20:13 [#1069]
Riscas Escreveu:
eduardextreme Escreveu:Descem 20. Descem os 2 últimos e quatro dos antepenúltimos.
Estava a falar da Orangina descem para o CNS. Se fosse pelo sistema antigo(Norte, Centro e Sul) poderiam descer(da Orangina) equipas do sul e subir equipas do Norte e do Centro, o que desnivelava a liga. Assim está melhor na minha opinião-
Eu não respondi a ti, mas sim ao sportingboy. Tu é que respondeste poucos segundos antes.

Meti o quote para não confundir.
Imagem

28 Out 2013, 20:16 [#1070]
Isso dizes tu porque se calhar és do sul. As equipas do Norte são as melhores, não há dúvidas sobre isso. Logo já dividir por grupos (Norte, Sul) é muito mau para as equipas do norte. Isto normalmente, claro. Mas uma equipa qualquer vence a liga do Sul com facilidade, como o Farense ou o Fátima quando lá anda. No Norte a coisa é mais forte. Normalmente quem ganhava os playoffs eram as equipas do Norte. Menos quando foi o Padroense, mas aí acho que o Padroense e Boavista estavam na zona Centro.

Mas acho bom haver essas divisões para poupar nos custos de viagens. A segunda liga é nacional, logo deveriam de estar as melhores. Mas pronto, regras são regras, temos de jogar com elas e para mim é indiferente, mas em termos de justiça prejudica as do norte. Mas isso vê-se que se na primeira e segunda há equipas do norte é porque não descem, logo são melhores. O ano passado o Minho tinha 4 equipas na Primeira Liga. Primeira Liga essa que tinha 16 equipas, ou seja, 25% da Liga estava no Minho.
Imagem

28 Out 2013, 20:29 [#1071]
Filipe Sousa Escreveu:Isso dizes tu porque se calhar és do sul. As equipas do Norte são as melhores, não há dúvidas sobre isso. Logo já dividir por grupos (Norte, Sul) é muito mau para as equipas do norte. Isto normalmente, claro. Mas uma equipa qualquer vence a liga do Sul com facilidade, como o Farense ou o Fátima quando lá anda. No Norte a coisa é mais forte. Normalmente quem ganhava os playoffs eram as equipas do Norte. Menos quando foi o Padroense, mas aí acho que o Padroense e Boavista estavam na zona Centro.

Mas acho bom haver essas divisões para poupar nos custos de viagens. A segunda liga é nacional, logo deveriam de estar as melhores. Mas pronto, regras são regras, temos de jogar com elas e para mim é indiferente, mas em termos de justiça prejudica as do norte. Mas isso vê-se que se na primeira e segunda há equipas do norte é porque não descem, logo são melhores. O ano passado o Minho tinha 4 equipas na Primeira Liga. Primeira Liga essa que tinha 16 equipas, ou seja, 25% da Liga estava no Minho.
Guimarães fica no norte. :geek:

Eu defendo o novo sistema, por isso mesmo. Se as equipas do Norte geralmente são as que sobem mais vale fazer estas divisões por Séries e não por Zonas.

No entanto, as equipas do Norte são as que mais sobem porque as equipas "de segunda" do Sul vão se mantendo pela Orangina-Finais de Tabela na Primeira

28 Out 2013, 22:22 [#1072]
Mas há poucas do sul. Ainda bem pouco tempo havia duas do Algarve na primeira, mas agora para manter uma é o que é. Há o Farense que subiu à segunda agora também. Mas continuo a dizer que se há alguém prejudicado são as equipas do Norte. E que nem sou a favor nem contra a divisão por Norte/Sul. É normal dividirem-se as coisas. O que não percebo agora é haver uma equipa da Madeira/Açores em cada série, ali isoladas do resto.
Imagem

28 Out 2013, 23:53 [#1080]
Lá está. 5 jogadores da equipa é diferente do que todos da equipa B/juniores, etc
E se a defesa é fraca é normal perderem. A vossa defesa pode dar para a maior parte das equipas. Ou até pode nem dar, mas o ataque compensa com golos e ganham assim. Neste jogo não deu.

O Boavista este ano apesar de laterais mediocres tem uma boa defesa (guarda-redes com muito potencial e centrais craques e que sabem muito). O ataque não é assim tão bom mas chega para ganhar os jogos. 1-0 chega para ganhar.

O ano passado tivemos o melhor marcado (ou segundo, nem sei quem fez menos minutos) e o melhor ataque (44) mas também das piores defesas (40). Não foi à toa que ficamos abaixo do meio da tabela (10º). Mas com um monte de golos marcados.
Imagem