CFC Escreveu:Porém, o Ibra não tem a capacidade técnica de nenhum dos que referi, na minha opinião.
Acho que não devemos estar a falar da mesma coisa.
Para mim a capacidade técnica é o jogador conseguir em qualquer situação fazer o que pretende, independentemente da sua posição e dos adversários que o rodeiam.
A capacidade técnica é também um risco pois por vezes requer utilizar-se métodos incomuns (como o calcanhar ou as costas por exemplo).
Um ponta-de-lança por vezes tem uma boa oportunidade de fazer golo, mas por estar numa posição difícil não consegue marcar por falta de técnica.
Um bom exemplo é estar de costas para a baliza. Um jogador tecnicista faz um golo de pontapé de bicicleta, um jogador menos tecnicista procura rodar, um jogador sem técnica remata contra o adversário que está nas costas ou passa a bola a um colega.
A imprevisibilidade e o facto de por vezes tornar o jogo mais rápido, torna estes jogadores mais letais (Além de dar mais show).
O Ibrahimovic é o melhor jogador do mundo a utilizar o calcanhar, isso para mim é uma certeza. E é graças a isso que faz muitos golos impossíveis e assistências magníficas.
Mas além de utilizar muito bem o calcanhar, dá o show que o Messi não dá a fintar e a jogar à bola.
O Messi é o melhor driblador do mundo, sem qualquer dúvida, pois ele "cola" a bola no pé e segue com ela. Mas é um driblador frio, pois é muito objectivo. Não perde tempo em humilhar o adversário, não tenta fintas difíceis, complexas ou arriscadas, limita-se a fazer o que for mais eficaz para passar pelo adversário.
O Ronaldinho e o Neymar por exemplo, não foram/são melhores dribladores, mas foram/são dribladores mais espectaculares (No sentido do espectáculo), pois o Messi nunca ou quase nunca na vida arriscará uma lambreta ou andar a brincar com o adversário junto à linha lateral. Os brasileiros têm esse hábito de "sambar" no campo.
Com isto quero dizer que o Ibrahimovic dá mais espectáculo com as fintas que faz, e não são poucas, do que o Messi. Mesmo que este último seja o melhor driblador possivelmente da história.
E é também por isso que o Messi não é unânime, pois por mais eficaz que seja, essa eficácia é também frieza, pois há que também dar espectáculo (com habilidades, remates potentes ou fintas que nos lembramos daqui a muitos anos).
Passados todos estes anos quem não se lembra do Ibra no Ajax a sentar a equipa adversária (Até o cameraman é enganado)? Só um louco como ele, e o futebol precisa de loucura.