Re: [DESPORTO] Selecção Portuguesa de Futebol

15 Mar 2018, 17:08 [#5102]
- O Mário Rui é mau lateral. Desenganem-se. Eu aprecio o Nápoles, mas ele não sabe defender. Mais vale o Antunes.
- O André Gomes é convocado por pena. O Adrien e o João Mário desculpam-se por já não estarem na mesma situação em que estavam no início da época, mas agora é que vamos ver se ainda estão prontos para o mais alto nível.
- Cancelo em vez de Ricardo Pereira é de rir.
- O Coentrão, apesar de não ser a melhor pessoa, não deixa de ser bom lateral. Olhando às nossas opções, não vejo quem mais poderia estar no lugar dele.
- Eu também pensava que o Rolando estava quase na reforma, mas ele ainda tem 32 anos. Olhando aos centrais que foram titulares no Europeu, o Rolando é um "jovem" e estando a jogar regularmente no Marselha, merece a convocatória.

Nota final sobre o Sérgio Oliveira: O Sérgio está a ter uma boa época e talvez seria um bom prémio receber uma convocatória para a seleção, contudo, há uma coisa a ter em conta. O Sérgio Conceição confiou no Sérgio Oliveira e essa confiança deu frutos, mas ele já tinha trabalhado com ele no Nantes na época passada. Não seria ideal estar agora a introduzir o Sérgio Oliveira numa seleção com ideias bem definidas e obrigá-lo a ele e ao Fernando Santos a esforços extra para o meter no sistema.

A ideia do FS neste momento é chamar o máximo de campeões europeus que seja minimamente aceitável chamar (daí adeuses óbvios a Renato Sanches, Nani, Eliseu, Vieirinha e Rafa, se bem que este último ainda não é uma causa perdida na minha opinião) e tentar encaixar outros novos regulares na seleção (Bernardo Silva e André Silva) da melhor forma. Os outros ainda estão abertos a discussão.

Por isso não se admirem, a menos que o André Gomes marque 5 autogolos ou o João Mário mande todos os passes para a bandeirola de canto, as chances de eles irem ao Mundial ainda existem.
Imagem

15 Mar 2018, 18:07 [#5103]
A única não convocatória que não compreendo é a do Ricardo Pereira. Mesmo tendo regressado de lesão há pouco tempo.

José Sá podia ter sido convocado, mas entre ele e os outros compreende-se ficar de fora.
Danilo está lesionado.
Dalot ainda falta jogar mais.
Sérgio Oliveira fez alguns bons jogos no FC Porto e acho que poderia perfeitamente ter sido convocado, embora compreenda o Fernando Santos se quiser mais provas numa zona tão importante como a estabilidade do meio-campo.
André André pouco joga.
Hernâni idem.
Gonçalo Paciência já foi promovido do Setúbal para o FC Porto, para ser convocado precisa de jogar com regularidade no FC Porto.
Imagem

20 Mar 2018, 11:18 [#5111]
Já que falaste nas de 2004:

As de 2004 eram um estilo muito particular. Resultavam para Portugal e Brasil, e era isso. E mesmo assim para mim tinha demasiado elemento gráfico. Estas estão simples ok, mas não precisavam estar tão simples, nem 8 nem 80. No entanto adoro o fato de treino com o símbolo da federação a dourado.

Seja como for, desde que abandonem de vez aquela verde feio do alternativo, está tudo bem.
"Somos pequenos, pensamos GIGANTE!" - Lucas Trindade, 2017

23 Mar 2018, 12:19 [#5116]
Apesar de tudo, a convocatória não foi assim tão má.

Tendo em conta a idade avançada do Beto, eu teria levado o Cláudio Ramos. Era um prémio pela excelente época que ele tem feito e ao mesmo tempo uma mensagem que todos poderão ter a sua oportunidade se mostrarem qualidade. Sá e Varela? Opá, podem ser novos, mas espero que não sejam o futuro da selecção. Mas pronto, é a posição de 3º GR, interessa zero.

Cédric e Cancelo foi a convocatória previsível pois são os gajos em quem o FS confia. Aceita-se que se questione a não ida do RP, que, sendo um amigável faria todo o sentido, mas, com o Semedo lesionado, é o único foco de questionamento, independentemente da boa forma do Almeida. Na esquerda, ter ido o Coentrão foi uma escolha do FS que também se aceita. Eu não gosto dele, nem acho que ele esteja a fazer uma época extraordinária, mas pronto, aceito a escolha do FS. Entretanto lesionou-se e foi chamado o Mário Rui, escolha óbvia e espero que ele jogue bem e agarre o lugar. No centro é que acho que as escolhas foram más. Rúben Dias faz todo o sentido, Rolando também se aceita pois está a fazer uma época mais ou menos num clube de topo francês. Os outros dois lugares é que não se aceitam. O Bruno Alves nem sequer é o melhor central português do Rangers, quanto mais jogador de selecção. É daqueles que é lugar cativo, e aqui o argumento da confiança do FS nem faz sentido, pois ele não dá nada. A mesma coisa com o Fonte, que esta época mal jogou e agora no Chinão, devia deixar de ser seleccionável. Não acho que ele seja um craque, mas o Neto, nesta fase, devia ser um convocado obrigatório, e o outro lugar era para se testar opções. Porque não o Pedro Mendes que finalmente começa a render? Ou até o Miguel Vítor, que se é eleito o melhor jogador da liga de Israel, por muito fraca que seja a liga, ao menos uma oportunidade num amigável merecia.

No meio campo, pouco a dizer. Na falta de Danilo e tendo em conta o carácter dos jogos, nada a dizer sobre a entrada do Rúben Neves. João Moutinho, Adrien, Manuel Fernandes, André Gomes, João Mário e Bruno Fernandes são tudo escolhas que se aceitam. No máximo pode-se questionar a presença do Adrien e do André, o primeiro porque esteve muito tempo parado e o segundo porque tem jogado mal. A meu ver, não teriam sido convocados, mas também não me parece que o Pizzi, que tem feito um ano muito abaixo do que ele sabe, ou que o Sérgio Oliveira, que só começou a jogar à bola recentemente, mereçam entrar de caras no grupo, por isso não censuro o FS.

No ataque, nada a dizer. Bernardo, Gelson, Guedes, André Silva, Ronaldo são tudo escolhas óbvias. O Quaresma também tem feito boa época e na selecção faz sempre bons jogos na função de abre-latas, portanto também merece o mundial. Eu gostava de ver o Rony e o Bruma ou até o Ricardo Horta terem uma oportunidade, e nestes jogos faria algum sentido (descansava-se Gelson e Quaresma, por exemplo), mas aceita-se.

Tldr, quase todas as escolhas se aceitam. Alguns jogadores podiam muito bem ter sido convocados, tendo em conta o carácter amigável dos jogo, como é o caso do Ricardo, do Rony ou do Bruma, mas as escolhas do FS aceitam-se. A excepção é a defesa, em que Fonte e Bruno Alves faz zero sentido, sendo que gajos como o Pedro Mendes, Miguel Vítor, ou até Roderick, Carriço e outros poderiam ao menos ser testados.

25 Mar 2018, 02:58 [#5119]
É por isto que mesmo que tenham surgido Gelson, Guedes, Bruma, Rony e companhia, não faz sentido pensar num mundial sem Quaresma. Se é para mexer com jogos, não há melhor que ele. Todos os que falei são desequilibradores por natureza, principalmente os primeiros 3, mas a verdade é que, na selecção, o Quaresma é um gajo que mexe sempre com os jogos. Convocatória obrigatória.