O Jesualdo Ferreira é dos poucos treinadores que treinou todos os grandes em Portugal.
Mas apenas foi bem sucedido no FC Porto, tendo ganho o campeonato nas 3 primeiras épocas das 4 em que cá esteve (2006~2009).
Também ganhou Taças de Portugal e Supertaças e conseguiu passagens aos oitavos da Liga dos Campeões Europeus.
Quando estava no FC Porto era treinador de 4-3-3 com um trinco (médio defensivo com muita qualidade a defender para equilibrar a equipa quando defende e para recuar quando sobe o lateral) com posse de bola, ataque pelas alas e uma defesa sólida.
Aliás, esse FC Porto sofria poucos golos, tinha era problemas em marcar golos contra equipas que metiam o autocarro à frente da baliza, esperando o erro do adversário, que o extremo mágico sacasse um coelho da cartola ou um golo de bola parada utilizando centrais bons no jogo aéreo.
Não é de todo um treinador entusiasmante, mas é um treinador para solidificar uma equipa e metê-la a ganhar (desde que tenha jogadores para tal, como qualquer treinador).
Aquilo que eu acho que ele tem de melhor é ser um grande professor, principalmente no jogo aéreo de avançados e centrais e a ensinar os espaços que devem ocupar.
Um dos grandes jogadores actuais que passou pelas mãos dele foi o Radamel Falcao, que se tornou um matador no FC Porto e ele mesmo diz que foi o Professor Jesualdo que o ensinou e corrigiu o seu jogo.
Se o Santos quer um treinador para fazer evoluir os jogadores da equipa, para ter uma equipa para lutar por competições a médio prazo, acho que têm um bom treinador. Mas é preciso paciência.
Mas é preciso ver que uma coisa é a liga portuguesa e outra é a brasileira. O estilo de jogo é diferente e por isso o treinador poderá ser melhor ou pior consoante a adaptação a esse jogo.