[Discussão Geral] Retro gaming

14 Abr 2018, 14:43 [#1]
Boas, pessoal.

Sou adepto de retrogaming há muitos anos e tenho aumentado a minha colecção recentemente, graças a um interesse cada vez maior de várias pessoas e de várias lojas, quer online, quer físicas, nesta área dos jogos de vídeo.

O que pretendo com este tópico é simplesmente separar um pouco aquilo que considero retro daquilo que é actual, como a PS3, PS4, Xbox ou Nintendo Switch, por exemplo, e proporcionar a quem gosta deste tipo de coisa um espaço para falar, contar histórias, partilhar, trocar/comprar/vender material, ou apenas matar saudades de tempos antigos através de memórias relacionadas com os jogos.

Consegui recentemente recuperar a minha NES (Nintendo Entertainment System) original, que tinha vendido há cerca de 25 anos a uns primos que vivem na ilha do Pico. A consola estava nova e a funcionar (!!), mas sem os comandos, cabos e jogos (o que me deu mais pena), que adquiri mais tarde. Na altura, com a venda da NES adquiri uma SNES, que foi a consola para a qual tive mais jogos. Mais tarde, comprei uma N64.

Actualmente, tenho essas 3 consolas em pleno funcionamento (e uma PS2 também), todas ligadas a um switcher RCA com 4 canais, com uma saída para a televisão.

O meu objectivo não é conseguir colecções completas. Inicialmente, estou a tentar recuperar todos os jogos que tive na altura e posteriormente quero ir arranjando aqueles que queria mas nunca cheguei a ter, por uma razão ou por outra.

Basicamente, é isto. Deixo-vos com uma foto de como está actualmente exposta a minha Triforce (NES, SNES e N64). Para o ano, provavelmente vou fazer obras no meu sótão e criar um espaço mais adequado ao meu grande passatempo, que é o retrogaming.

Imagem

Re: [Discussão Geral] Retro gaming

14 Abr 2018, 15:45 [#2]
Infelizmente não tive a oportunidade de jogar com essas consolas, em parte por ser novo e já não serem bem do meu tempo, mas principalmente por os meus pais não serem interessados e na altura não terem condições para esses gastos.
A minha primeira consola desse género foi precisamente aquela que se vê à direita, a PS2, e o muito que tive de pedir. Ainda me lembro que foi prenda de Natal e de aniversário tanto minha como do meu irmão. Foram muitas jogos de This Is Football e PES, o motivo pelo qual depois entrei no pes.com.pt e por consequência na DTL.
Antes disso só tive um Gameboy, com muitas horas de quase só Pokémon.
Quem gostar de retrogaming e quiser jogar os mesmos jogos das antigas consolas num emulador, podem comprar um Raspberry Pi e instalar o RetroPie. Vem com dezenas de emuladores. Depois podem encontrar montes de jogos para o RetroPie por exemplo no Pirate Bay.

Depois até podem arranjar uma caixa a condizer. xD

Imagem

14 Abr 2018, 16:11 [#3]
eduardextreme Escreveu:
14 Abr 2018, 15:45
Infelizmente não tive a oportunidade de jogar com essas consolas, em parte por ser novo e já não serem bem do meu tempo, mas principalmente por os meus pais não serem interessados e na altura não terem condições para esses gastos.
A minha primeira consola desse género foi precisamente aquela que se vê à direita, a PS2, e o muito que tive de pedir. Ainda me lembro que foi prenda de Natal e de aniversário tanto minha como do meu irmão. Foram muitas jogos de This Is Football e PES, o motivo pelo qual depois entrei no pes.com.pt e por consequência na DTL.
Antes disso só tive um Gameboy, com muitas horas de quase só Pokémon.
Quem gostar de retrogaming e quiser jogar os mesmos jogos das antigas consolas num emulador, podem comprar um Raspberry Pi e instalar o RetroPie. Vem com dezenas de emuladores. Depois podem encontrar montes de jogos para o RetroPie por exemplo no Pirate Bay.

Depois até podem arranjar uma caixa a condizer. xD

Obrigado pelo teu post! :)

Também cheguei à DTL na altura da PS2, como provavelmente muitos de nós devemos ter chegado na altura.

É certo que os emuladores são uma opção, mas sempre preferi as cópias físicas. Acontece exactamente o mesmo com os livros, CDs e DVDs. É uma questão de gosto e de se poder, logicamente, investir. ;)

10 Jun 2018, 12:43 [#5]
As minhas últimas aquisições:

Chip 'n Dale: Rescue Rangers (NES)

Este é um dos jogos que tinha há 25 anos e que consegui reaver.

Mortal Kombat II (SNES)

Dos três que saíram para a Super Nintendo, só tive mesmo o primeiro e hoje em dia só me resta a caixa e o manual xD. Recentemente, cruzei-me com o II, que sempre foi considerado o melhor da trilogia.

25 Jun 2018, 11:08 [#8]
Boas, amigo! :)

Não há problema nenhum! É sempre bom ter gente neste tópico. ;)

Tens aí um bom pedaço de nostalgia! :D

AInda não organizei os meus jogos, por falta de espaço (os soltos estão todos em caixas de plástico e os que têm a sua caixa original ainda estão nela), mas conto fazer isso em breve.

Vai postando coisas! Conta histórias sobre as tuas consolas e/ou jogos, recordações, etc.. O que te vier à cabeça e que te apetecer partilhar! ;)

25 Jun 2018, 17:11 [#10]
Ainda tenho a minha PS2 a ocupar espaço na gaveta superior do camiseiro que suporta a TV como se fosse jogar. Não toco nela há uns 4 anos mas ela está lá porque é a minha querida e posso voltar a ama-la a qualquer altura.
Infelizmente, tudo que era consola anterior a essa, a minha mãe desfez-se delas.

E FOI PARANHOS QUE OS F0DEU!

25 Jun 2018, 17:22 [#11]
RIP :(
Eu tenho a minha mas não tenho muito interesse em voltar a jogar porque nunca a consegui desbloquear para jogar um monte de jogos que sempre quis mas nunca tive. Preciso de alguém que tenha uma desbloqueada para copiar os ficheiros do Free MCBoot para o meu cartão de memória mas parece que toda a gente se desfez das suas PS2 chipadas há uns anos, pelo menos perto de onde vivo -.-
Imagem

26 Jun 2018, 11:17 [#13]
pdomingues Escreveu:
25 Jun 2018, 17:01
Qualquer dia tiro umas fotos ao spectrum 128k que tenho em casa dos meus pais, e a uma gaveta cheia de k7 de jogos 😉
É assim mesmo, Pedro! Venham essas fotos e as histórias que de certeza que tens para contar! ;)
Padrão Escreveu: Ainda tenho a minha PS2 a ocupar espaço na gaveta superior do camiseiro que suporta a TV como se fosse jogar. Não toco nela há uns 4 anos mas ela está lá porque é a minha querida e posso voltar a ama-la a qualquer altura.
Infelizmente, tudo que era consola anterior a essa, a minha mãe desfez-se delas.
Epá, que pena! :/ Vá lá que tive a sorte de ter tido uma mãe um pouco a atirar para acumuladora... :assobio: :P

Além da PS2, que outras tiveste?
santorfo Escreveu: RIP :(
Eu tenho a minha mas não tenho muito interesse em voltar a jogar porque nunca a consegui desbloquear para jogar um monte de jogos que sempre quis mas nunca tive. Preciso de alguém que tenha uma desbloqueada para copiar os ficheiros do Free MCBoot para o meu cartão de memória mas parece que toda a gente se desfez das suas PS2 chipadas há uns anos, pelo menos perto de onde vivo -.-
Eu cheguei a tentar chipar uma... mandei vir o chip, pedi ajuda ao meu pai para soldá-lo na consola, mas infelizmente correu muito mal e fiquei sem ela! :( Passado algum tempo, lá arranjei uma nova e decidi nunca mais tentar chipar uma consola... até que arrisquei tentar modificar a minha NES velhinha para ficar region free e consegui! xD
Jals Escreveu: Eu ainda tenho a minha, na mesma prateleira de sempre. Mas já não lhe toco aos anos.
Nunca é tarde para voltar, Jals! ;)

Tiveste mais alguma para além da PS2?

26 Jun 2018, 11:30 [#14]
Tirando dois game boys, só a PS4 agora. Que de momento também está encostada porque deve estar com algum problema no hdmi e o sinal não passa para nenhuma televisão.
A minha PS2 tem chip, mas sinceramente não sei qual foi a maneira usada para o fazer na altura, visto que não fui eu a fazer.
Imagem

28 Jun 2018, 23:00 [#17]
Jals Escreveu:
26 Jun 2018, 11:30
Tirando dois game boys, só a PS4 agora. Que de momento também está encostada porque deve estar com algum problema no hdmi e o sinal não passa para nenhuma televisão.
A minha PS2 tem chip, mas sinceramente não sei qual foi a maneira usada para o fazer na altura, visto que não fui eu a fazer.
Sabes que também fiquei sem HDMI, mas na televisão, há uns anos, tudo por causa de um raio que fritou por completo a electricidade aqui na minha zona? >_<
Desde aí também passei a jogar PS3 num écran de PC.

Quem não tem cão...
santorfo Escreveu: No início os chips era preciso soldar mas agora é tudo softmods que não alteram a consola por dentro, basta copiar ficheiros para o cartão de memória. O problema é conseguir copiar xD
Pois! Isso é que era, se já existisse naquela altura... tinha-me poupado uma PS2! xD

Algum de vocês conhece ou já ouviu falar no The Legend of Zelda: A Link to the Past? Andava atrás deste jogo quando tinha os meus 13 anos, mais ou menos, e não cheguei a tê-lo na altura. Como postei há uns dias, recebi-o juntamente com outros jogos e tenho jogado bastante. É um hino aos jogos! Não tenho palavras, sinceramente. Se não conhecem, dêem uma vista de olhos, que vale a pena. ;)

03 Jul 2018, 11:50 [#18]
Cheguei a ter uma N64, mas era emprestada pelo meu primo. Já não era do meu tempo...

Passei horas a jogar o Pokémon Stadium. Foi um dos melhores jogos de Pokémon que já joguei.
Deixo aqui um vídeo do gameplay, se quiserem ver:

Depois tinha também o Super Mario 64 (óbvio) e uns quantos mais que agora não me lembro.
Ando a tentar reaver esta Nintendo há uns anos, mas está no sotão da antiga casa dele e não é assim tão fácil ir buscá-la. xD

No outro dia trouxe para casa uns jogos e a consola Atari do meu pai, mas não está a funcionar. Tenho de ver se arranjo, senão até penso em vender os jogos.

EDIT: Não sei se conheces, mas recomendo-te ver o Angry Video Game Nerd. Já não vejo desde há uns anos mas ria tanto. Ele faz reacts hilariantes de jogos em consolas retro. :up:
Esforço|Dedicação|Devoção|Glória

03 Jul 2018, 15:11 [#19]
sportingboy Escreveu:
03 Jul 2018, 11:50
Cheguei a ter uma N64, mas era emprestada pelo meu primo. Já não era do meu tempo...

Passei horas a jogar o Pokémon Stadium. Foi um dos melhores jogos de Pokémon que já joguei.
Deixo aqui um vídeo do gameplay, se quiserem ver:

Depois tinha também o Super Mario 64 (óbvio) e uns quantos mais que agora não me lembro.
Ando a tentar reaver esta Nintendo há uns anos, mas está no sotão da antiga casa dele e não é assim tão fácil ir buscá-la. xD

No outro dia trouxe para casa uns jogos e a consola Atari do meu pai, mas não está a funcionar. Tenho de ver se arranjo, senão até penso em vender os jogos.

EDIT: Não sei se conheces, mas recomendo-te ver o Angry Video Game Nerd. Já não vejo desde há uns anos mas ria tanto. Ele faz reacts hilariantes de jogos em consolas retro. :up:
A N64 é uma óptima consola! Oxalá consigas reavê-la para reviveres as tuas jogatanas! ;) Quer um jogo, quer o outro que mencionaste são autênticas pérolas dessa consola, embora eu não tenha o Pokémon Stadium. ;)

Nunca tive uma Atari. Tinha umas primas que tinham uma 2600, por acaso, e lembro-me vagamente de vê-las jogar quando ia com a minha família lá a casa. Quando chegou a minha vez de ter consola, foi mesmo uma NES. É pena que a tua já não funcione, mas pode ser que consigas consertá-la.

Conheço muito bem o Sr. James "AVGN" Rolfe e as suas desventuras com os jogos. xD Parto-me a rir ainda hoje com as asneiras dele e aprecio muito o seu contributo no sentido de ajudar o pessoal a evitar os maus jogos que há para aí. ;)

Gosto muito também dos Game Chasers, do SNES Drunk e do Metal Jesus Rocks. ;)