Re: Softwares essenciais para qualquer computador

07 Set 2015, 14:13 [#123]
1. Esse português...

2. Não precisas de desinstalar ou instalar DRIVES ao formatar. Provavelmente querias dizer drivers.

3. Eu não recorro a nenhum software.
Ao formatar instalo as drivers que vêm no CD da minha motherboard/portátil, principalmente rede (LAN), placa de som e chipset. Se não houver CD, vou ao site do fabricante da motherboard/portátil.
Depois vou ao site da nvidia (fabricante da minha gráfica) arranjar as drivers mais recentes para a placa gráfica.
Sem essas drivers é normal não ter rede (internet), não ter som e/ou não ter altas resoluções gráficas.
Imagem

09 Set 2015, 12:06 [#124]
Sorry, escrevi à pressa e sim era drivers. As drivers da motherboard incluem LAN, som e chipset tudo no mesmo software?
Eu quero formatar e instalar o SO, tenho o 8 e quero voltar o por o 7 (das minas) e tenho receio de não saber qualquer Windows meter e se ficarei sem som e net e pc não ficar bem configurado e pedir para ativar o SO mesmo com as actualizações desligadas como pede este 8 que estou a usar.
Imagem

09 Set 2015, 13:46 [#126]
A motherboard contém muita coisa diferente. Muitas contêm uma placa de rede (LAN), placa de som, etc.
Precisas de fazer download e instalar drivers para cada funcionalidade que pretendes tirar proveito.
Fazes download da driver para chipset, da driver para a LAN e da driver para a placa de som.
Se tiveres uma placa de som ou de rede dedicada (ligada numa slot PCI), já não precisas de instalar essas drivers.

Sem drivers, ou não funciona ou tem poucas funcionalidades.

Formatar o pc é fácil. É só meteres o DVD com o Windows que queres e o pc no arranque mostra-te o menu onde podes formatar e escolher como o queres fazer.
A única coisa que pode não ser tão fácil é caso o teu pc tenha o teu disco rígido como a primeira DRIVE por defeito. Se tiver, ele arranca logo o sistema operativo e não o que está no DVD. Para isso é necessário ir à BIOS/UEFI e encontrar lá nos menus onde se define o leitor de DVD como DRIVE principal. Ao fazê-lo, o pc ao arrancar procura pelo DVD e arranca o conteúdo do mesmo. (Se não tiver nenhum DVD, arranca a DRIVE secundária seguinte, que poderá ser o disco rígido onde está o sistema operativo instalado)

Terminada a formatação, o teu Windows vem sem nada.
A coisa mais importante a fazer é instalar as drivers.
Como eu já disse num post acima, motherboards (e talvez portáteis também) vêm com um CD com as drivers fundamentais, como as de chipset, placa de rede e de som próprias, se as tiverem. É só meter esse CD e instalar.
E depois ir ao site do fabricante da placa gráfica instalar as drivers da mesma.

Por defeito, o meu desktop não tem rede sem as drivers da placa de rede e a resolução só pode estar nos 1024*768 (para aí) até instalar as drivers da placa gráfica. Não sei se tenho som ou não, não me lembro de experimentar.

Caso não tenhas esse CD, precisas de as arranjar no site do fabricante da motherboard ou do portátil.
Por exemplo: A minha motherboard é ASUS ROG bla bla bla, vou ao site da ASUS. O meu portátil é um VAIO, vou ao site da Sony.
Se fores a utilizar a placa de rede da motherboard, é possível que não tenhas net para o fazer. Por isso, ou tens um outro pc com net que te arranje as drivers e passas com uma pen, ou tens de arranjar as drivers no próprio pc ANTES de formatares, guardando as mesmas numa pen.

Nota:
Se quiseres saber qual a tua motherboard, para o caso de ires ao site do fabricante, saca o CPU-Z, instala e vai ao separador Mainboard.
Spoiler
Imagem
Imagem arranjada do google.
Imagem

27 Abr 2016, 15:51 [#131]
Power Director
http://www.cyberlink.com/products/power ... .html?&r=1
É difícil de encontrar e escavar mas é melhor e mais detalhado que o Camtasia (na minha modesta opinião).
Não sei se já alguma vez falei disso, ou se já viram no meu facebook mas tenho um canal de youtube com uns colegas e edito os vídeos nisso. Eis um exemplo (o único que foi editado no programa até agora, mas vou por outro hoje):
[video]https://www.youtube.com/embed/JKbVNX0fWgM[/video]
Imagem