IRS - Consignação de 0,5% do Imposto

08 Abr 2012, 14:24 [#1]
Para quem já é trabalhador e tem que entregar anualmente o IRS, ou para quem está prestes a iniciar-se na vida laboral e futuramente terá que começar a entregar a declaração do IRS, vale a pena disponibilizar uns minutos para ler o texto asseguir:
Para além das várias maneiras já conhecidas de fazer donativos a qualquer instituição, existe outra forma de ajudar que é optar pela consignação de 0,5% do imposto de IRS.
Em vez de dar dinheiro ou bens, desvia parte do imposto que iria para os cofres do Estado para uma instituição à sua escolha. Esta ação não tem custos para nós contribuintes: 0,5% são retirados do imposto total que o Estado liquida, e não do que lhe será devolvido, caso tenha direito à restituição do imposto cobrado.

Todos os anos, pode doar 0,5% do seu IRS a uma entidade particular ou de solidariedade social, religiosa ou de utilidade pública reconhecida pelo Estado. Para tal, preencha o quadro 9 do anexo H com o nome da instituição e o número de contribuinte em NIPC. Mas antes consulte a lista das entidades beneficiadoras de consignação no Portal das Finanças.
Caso opte por uma que não cumpra os requisitos, o fisco não faz a entrega dos 0,5 por cento.

Quanto às instituições que cumprem os requisitos, tente conhecer o seu trabalho e objetivos, para garantir que o montante será bem utilizado.

No ano de 2011 a consignação do IRS envolveu dezenas de milhões de euros que ajudaram as instituições.

Texto retirado de Decoproteste
Pois é malta, este ano quero dar 0,5% do meu IRS a uma instituição, não custa nada e é um valor que apesar de pequeno, se todos nós o fizermos, poderá ter impacto nessas instituições.
Ester é o mapa de instituições abrangidas em 2011 http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR ... gnacao.pdf

Pensem nisso quando forem entregar a vossa declaração :D
Regras do FórumManual da DTLEquipa DTL Portugal

STEAM ID: LViieira
ORIGIN ID:t37_LeonV

Re: IRS - Consignação de 0,5% do Imposto

01 Abr 2015, 14:59 [#8]
Este ano para além de 0,5% do imposto, é possível doar os 15% do IVA que o estado devolve do sistema e-fatura.
Para além dos habituais 0,5%, como iria receber perto de 20€ do retorno do IVA, optei por também o doar. :)

Desde que faço o IRS tenho contribuído a entidades diferentes, este ano escolhi a Liga Portuguesa Contra o Cancro (NIF - 500967768 - no quadro 9 do anexo H)
Regras do FórumManual da DTLEquipa DTL Portugal

STEAM ID: LViieira
ORIGIN ID:t37_LeonV
cron