Jals Escreveu: ↑13 Jan 2021, 17:51
Eu apesar de me identificar com a IL, a minha ideia seria não votar no Tiago mas sim em branco.
Eu nunca votei em branco. Ou voto em alguém, ou não vou votar.
Os votos brancos e nulos valem zero. Se calhar a única coisa é que não contam para a abstenção.
Só se estivesse muito aborrecido em casa no dia de eleições.
Já houve propostas para fazer com que os votos em branco representassem cadeiras vazias no parlamento por exemplo, mas isso nunca passou de uma ideia.
santorfo Escreveu: ↑13 Jan 2021, 16:45
Qual é o partido que achas que sai mais beneficiado com a morte do CDS?
Opinião puramente expeculativa?
Não acho que o CDS vá morrer. Acho que tem demasiada história para simplesmente desaparecer. Pode e já é, um partido pequeno e pouco relevante.
Se o Chega morrer pela saída do André Ventura ou pela implosão do partido, os conservadores voltam todos ao CDS.
O maior beneficiado com o declínio do CDS é o Chega, não só pelos eleitores que capta, mas também porque faz com que o Chega se torne o dono do espaço à direita do PSD. Na realidade, o Chega torna-se o maior partido de direita, porque o PSD está tão colado ao PS que se não for centro absoluto é centro-esquerda.
Isso é importante porque capta mais facilmente votos à ala mais à direita do PSD e os descontentes.
Em número de eleitores o maior beneficiado poderá ser o PSD, mas acho que os votos adicionais que possam ser transferidos do CDS não serão relevantes para mudar seja o que for no PSD.
Acho que a Iniciativa Liberal não capta muito no CDS. Até pode receber alguns, que se revejam em personalidades relevantes do CDS como o Adolfo Mesquita Nunes. Mas acho que o conservadorismo do CDS não se mistura com o liberalismo. Até diria que a IL vai buscar mais votos à esquerda, visto que as ideias sociais são mais próximas (pró-escolha) e acho mais fácil convencer alguém com ideias económicas de que com ideias sociais. Acho muito difícil convencer alguém a ser a favor ou contra o aborto, mas bem mais fácil convencer (por exemplo) de que menos impostos na classe média significa mais dinheiro nas famílias para ajudar a elas e as empresas em que vão gastar o dinheiro.