Tirando as tristezas, temos o grande Sporting que conquistou o nono lugar.Tiago Marques Escreveu:mas alerta-me mais para a realidade actual do futebol português.
Re: [SC "Os Tugas"] Botica de café d´Os Tugas
02 Mai 2012, 22:51 [#19602]De um sonho nunca se desiste. Tens de ser persistente e acreditar que é possível concretizar o teu sonho, jogar num dos 3 grandes portugueses. Ainda que tenhas medo de tentar a sorte num clube mais pequeno, arrisca! Se o futebol é uma coisa que tu gostas, valerá a pena. Não te podes esquecer que podes conciliar os estudos com o futebol, mesmo que jogues num clube profissional. Basta fazeres um esforço!Tiago Marques Escreveu:O meu futuro é, de facto, uma incógnita. Sonho sonho era ser jogador de futebol, mas ou se vai para um dos 3 grandes ou está visto que se anda por aí com meses de salários em atraso, o que me entristece, mas alerta-me mais para a realidade actual do futebol português.
02 Mai 2012, 22:55 [#19603]O futebol é mesmo das coisas que mais gosto. Por mim passava a minha vida a praticar este desporto.RSantos Escreveu:De um sonho nunca se desiste. Tens de ser persistente e acreditar que é possível concretizar o teu sonho, jogar num dos 3 grandes portugueses. Ainda que tenhas medo de tentar a sorte num clube mais pequeno, arrisca! Se o futebol é uma coisa que tu gostas, valerá a pena. Não te podes esquecer que podes conciliar os estudos com o futebol, mesmo que jogues num clube profissional. Basta fazeres um esforço!Tiago Marques Escreveu:O meu futuro é, de facto, uma incógnita. Sonho sonho era ser jogador de futebol, mas ou se vai para um dos 3 grandes ou está visto que se anda por aí com meses de salários em atraso, o que me entristece, mas alerta-me mais para a realidade actual do futebol português.
Esta parte que sublinhei acho muito importante e apesar de difícil e de exigir bastante esforço, é possível conciliar as duas coisas o que era o ideal. Tinha o futebol que caso tivesse alguma sorte (sim, porque no futebol também é preciso muita sorte) podia seguir por uns tempos e se algo acontecesse tinha o meu curso. Já para me adaptar a todos os cenários possíveis.
02 Mai 2012, 23:03 [#19604]Se não fores bom a Matemática e Física e Química, esquece. O secundário nada tem a ver com o básico.Tiago Marques Escreveu:@Frize, eu para o ano vou para o 10º ano, tivemos todos a falar com a psicóloga da escola para ela aconselhar o rumo no 10º ano e está mais que decidido, vou para Ciências e Tecnologias. Aliás, como tu estás, certo?
Um erro grave, que eu acabei por cometer.RSantos Escreveu:O curso de ciências e tecnologias é o curso com mais saídas, portanto, fizeste uma boa escolha, Tiago. É o curso mais difícil, mas acaba por compensar. No entanto, o curso de economia e o de humanidades, são também muito bons. Depende da área que pretendes seguir. Um médico não vai para humanidades, assim como um advogado não vai para ciências e tecnologia. Em caso de dúvida, opta pelo curso com mais saída, o de CT.
Um médico pode ir para humanidades: faz Psicologia B, entra em psicologia na universidade, e depois entra em medicina. Há infinitas possibilidades. Agora, entrar em Ciências e Tecnologias só porque tem mais saídas (hipoteticamente), é um erro muito grande. Continuo a achar que os miúdos do 9º ano são demasiado novos para decidir as suas vidas desta maneira.
E para além de ser um erro enorme entrar em Ciências e Tecnologias apenas com esse intuito, conta também com o Ministério da Educação, que faz o que lhe dá na real gana, e este ano as coisas estão muito feias.
Lembra-te também que as médias nacionais de Ciências e Tecnologias são as mais baixas (por causa de Fìsica e Química A, Matemática A e Biologia e Geologia A).
É claro que se quiseres seguir engenharias, matemáticas, física, química, entre outras do género, é esse o teu curso. Mas escolhe bem, e não te deixes influenciar por quem quer que seja. Entrei no 10º ano com a ambição de ser médico psiquiatra, e vi-me à rasca para sustentar uma média razoável. Tudo por causa do raio das Físicas, das Químicas e das Matemáticas. Acredita, não é por não saber; é uma pressão que dá cabo de nós. E é a coisa mais normal do mundo ver alunos de 4 a Matemática no básico, a tirarem 8 no primeiro teste do Secundário. Secundário é coisa de ricos; vais precisar de explicações q.b., gastar balúrdios em livros de apoio para os exames e testes intermédios... A não ser que sejas um supra-sumo em tudo o que é ciência e humanidades, digno de acartar um prémio Nobel (o que me parece improvável), ou tenhas algumas cunhas. É claro que isto é feito assim de propósito. É um verdadeiro esquema de pirâmide. Mas, tal como a infame promoção do Pingo Doce, é ilegal, mas o povo, e especialmente o governo, deixam passar. É como tudo em Portugal. Temos a mentalidade do "deixa andar, desde que não me chateies".
E também não ambiciones trabalhar em Portugal - especialmente se escolheres engenharias, porque se fizeres isso, tens grandes probabilidades de ter uma vida de cão. Há imensos exploradores de mão-de-obra cá, particularmente durante esta época de desemprego grotesca. A não ser que já tenhas um fundo de investimento seguro e sustentável.
Se tens sonhos, segue-os. Não os desperdices. Para quê ter um pedaço de papel inútil, ser mediano e/ou fazer algo que não gostas, quando podes brilhar, e ser feliz ao longo da tua vida?
02 Mai 2012, 23:08 [#19605]@Tiago Marques, A fama é efémera e futebol também. Nem todos conseguem ter a sorte, tal como dizes, de conseguir amealhar dinheiro suficiente para depois viver uma vida sossegada. Portanto, nunca é de mais preparar novos rumos para o futuro. Se conseguires conciliar os estudos com o futebol, perfeito! 
@scpyrus, Sim, tu podes seguir qualquer curso do secundário e ir depois para a área que quiseres. No entanto, corres sempre o risco de te faltarem bases na universidade, se o curso que escolheste não foi o mais adequado. CT é o curso mais abrangente, porque dá-te a maioria das bases para a maioria dos cursos.
@scpyrus, Sim, tu podes seguir qualquer curso do secundário e ir depois para a área que quiseres. No entanto, corres sempre o risco de te faltarem bases na universidade, se o curso que escolheste não foi o mais adequado. CT é o curso mais abrangente, porque dá-te a maioria das bases para a maioria dos cursos.
02 Mai 2012, 23:13 [#19606]Há sempre soluções para esses problemas. Enquanto estás num curso, até podes chegar a deparar-te com uma área que até gostas mais do que a que estavas a planear seguir... Tudo é relativo.RSantos Escreveu:@scpyrus, Sim, tu podes seguir qualquer curso do secundário e ir depois para a área que quiseres. No entanto, corres sempre o risco de te faltarem bases na universidade, se o curso que escolheste não foi o mais adequado. CT é o curso mais abrangente, porque dá-te a maioria das bases para a maioria dos cursos.
Apenas uma coisa não tem solução na vida.
02 Mai 2012, 23:17 [#19607]Podes não necessitar de uma solução... se evitares o problema. Mas concordo que seja relativo. Eu se estivesse num curso de economia ou línguas, podia gostar tanto ou mais do que o curso de ciências e tecnologias, quem sabe até descobrir uma nova vocação. Mas como nunca experimentei, não sei. Faz parte das escolhas que fazemos.scpyrus Escreveu:Há sempre soluções para esses problemas. Enquanto estás num curso, até podes chegar a deparar-te com uma área que até gostas mais do que a que estavas a planear seguir... Tudo é relativo.RSantos Escreveu:@scpyrus, Sim, tu podes seguir qualquer curso do secundário e ir depois para a área que quiseres. No entanto, corres sempre o risco de te faltarem bases na universidade, se o curso que escolheste não foi o mais adequado. CT é o curso mais abrangente, porque dá-te a maioria das bases para a maioria dos cursos.
Apenas uma coisa não tem solução na vida.
Sim, de acordo, totalmente de acordo; A morte.
02 Mai 2012, 23:25 [#19608]O curso de Ciências e Tecnologias é acessível a qualquer bom aluno.
O problema deste curso é a Física e a Matemática, estas duas disciplinas são totalmente diferentes das restantes pois nestas precisas de trabalhar para aprender como se faz, enquanto que nas restantes é só "decorar coisas".
O facto de serem disciplinas que precisam mais do que o simples "escreve aqui o que memorizaste" leva a que as notas sejam mais baixas.
Por isso o meu conselho é:
Se ambicionas entrar num curso onde necessitas de Matemática, Física, Química ou Biologia, segue Ciências e Tecnologias, caso contrário, segue o que achares melhor.
E é verdade, não falta gente que se arrepende no Secundário e na Faculdade.
O problema deste curso é a Física e a Matemática, estas duas disciplinas são totalmente diferentes das restantes pois nestas precisas de trabalhar para aprender como se faz, enquanto que nas restantes é só "decorar coisas".
O facto de serem disciplinas que precisam mais do que o simples "escreve aqui o que memorizaste" leva a que as notas sejam mais baixas.
Por isso o meu conselho é:
Se ambicionas entrar num curso onde necessitas de Matemática, Física, Química ou Biologia, segue Ciências e Tecnologias, caso contrário, segue o que achares melhor.
E é verdade, não falta gente que se arrepende no Secundário e na Faculdade.

02 Mai 2012, 23:32 [#19609]Odeio o facto de ainda haver essa mentalidade retrógrada. Eu nunca decorei coisas. Sempre procurei compreender e aprender, não decorar. Faz-me aflição ouvir colegas a recitar os textos decorados integralmente dos livros. Onde está o esforço aí? Já para não falar daqueles que não têm a capacidade de memorizar assim. Os que conseguem é que são os inteligentes?eduardextreme Escreveu:O problema deste curso é a Física e a Matemática, estas duas disciplinas são totalmente diferentes das restantes pois nestas precisas de trabalhar para aprender como se faz, enquanto que nas restantes é só "decorar coisas".
O sistema educativo está uma valente bosta. Ainda estamos no tempo do Iluminismo.
02 Mai 2012, 23:38 [#19610]Isto?scpyrus Escreveu:O sistema educativo está uma valente bosta. Ainda estamos no tempo do Iluminismo.
http://www.dtlportugal.com/forum/viewto ... 10#p271410

02 Mai 2012, 23:40 [#19611]Logo abaixo do vídeo, está o meu texto sobre a sociedade. Ironia.eduardextreme Escreveu:Isto?scpyrus Escreveu:O sistema educativo está uma valente bosta. Ainda estamos no tempo do Iluminismo.
http://www.dtlportugal.com/forum/viewto ... 10#p271410
O discurso é o mesmo, mas este vídeo é mais acessível, e bem feito:
[video]http://www.youtube.com/embed/zDZFcDGpL4U[/video]
Aliás, basta ler "Os Maias". Eça era, realmente, um visionário.
03 Mai 2012, 07:54 [#19612]Bom dia! Já há muito tempo que não vinha aqui de manhã.. Gostava de um menu 1 para começar bem esta dolorosa 5a feira

03 Mai 2012, 09:06 [#19613]Bom dia prezados colegas e clientes da Fofica dos Tugas. 
A Botica vai fazer, no próximo mês, dois anos desde o seu restauro.
A Botica vai fazer, no próximo mês, dois anos desde o seu restauro.

03 Mai 2012, 09:13 [#19614]Fofica?

Bom dia! :neko:
Tomo o pequeno-almoço também. Menu 4, se faz favor.
03 Mai 2012, 11:04 [#19615]Bom dia, pessoal. 
Tudo bem disposto por aqui? Já é quase fim-de-semana outra vez...
É mesmo, já há bastante tempo que não te via por aqui a estas horas. 
Tens aqui o teu Menu 1, amigo:
Bom apetite. 

Aqui fica o teu pedido, amigo:
Bom proveito. 
Tudo bem disposto por aqui? Já é quase fim-de-semana outra vez...
Bom dia, Frize.Frize Escreveu:Bom dia! Já há muito tempo que não vinha aqui de manhã.. Gostava de um menu 1 para começar bem esta dolorosa 5a feira
Tens aqui o teu Menu 1, amigo:
Menu 1 - Frize
Bom dia, Pres. Esse meme mata-me!RSantos Escreveu:Fofica?
Aqui fica o teu pedido, amigo:
Menu 4 - RSantos

03 Mai 2012, 11:11 [#19616]Muito obrigado mais uma vez, Kakerlakk 

03 Mai 2012, 14:43 [#19617]Não pode ir. Mas hoje já vou.Tiago Marques Escreveu:Eu, eu, eu! :neko:joao3 Escreveu:Boa noite, pessoal!
Venha daí o jantar para mim, por favor. Alguém se quer juntar?
Estou exausto... Cheguei ao bocado do treino (... que foi bem puxado) - que curiosamente tu não foste, menino João...
Hoje tive o primeiro teste do Período e acho que me correu bem. Foi de História, bem grande, mas acho que, no geral, me correu bem. 8-)
E vocês, como estão de testes? :neko:
Só de amanhã a oito é que tenho o meu primeiro teste, e é de ITIC. 8-)
Venha daí o almoço para mim, por favor!
03 Mai 2012, 14:49 [#19618]Bom dia, fofinhos. :neko:
Eu devo andar com miragens... E se eu vos disser que vi um homem tal e qual o Chuck Norris... Mas é que era mesmo tal e qual! :o
É a luta por um sonho. Quando se quer muito uma coisa é preciso esforço, é preciso dedicação e até alguns sacrifícios. Eu estou disposto a qualquer coisa...!
Fisico-Química - 4
Ciências - 5
Não é brilhante mas também não é mau (acho eu...).
Eu devo andar com miragens... E se eu vos disser que vi um homem tal e qual o Chuck Norris... Mas é que era mesmo tal e qual! :o
Exacto.RSantos Escreveu:@Tiago Marques, A fama é efémera e futebol também. Nem todos conseguem ter a sorte, tal como dizes, de conseguir amealhar dinheiro suficiente para depois viver uma vida sossegada. Portanto, nunca é de mais preparar novos rumos para o futuro. Se conseguires conciliar os estudos com o futebol, perfeito!
É a luta por um sonho. Quando se quer muito uma coisa é preciso esforço, é preciso dedicação e até alguns sacrifícios. Eu estou disposto a qualquer coisa...!
Matemática - 4eduardextreme Escreveu:Por isso o meu conselho é:
Fisico-Química - 4
Ciências - 5
Não é brilhante mas também não é mau (acho eu...).
03 Mai 2012, 15:57 [#19619]Tiago tens de me dar umas aulas de Ciências, que isto por este lado ando um pouco mal, não muito, mas podia ser melhor.
Se possível queria o lanche por favor
111: 1+1+1=3 and 3 x 37 = 111
222: 2+2+2=6 and 6 x 37 = 222
333: 3+3+3=9 and 9 x 37 = 333
...
999: 9+9+9=27 and 27 x 37 = 999
03 Mai 2012, 16:06 [#19620]Não tens de quê, amigo Frize.Frize Escreveu:Muito obrigado mais uma vez, Kakerlakk
Aqui tens, amigo joao3:joao3 Escreveu:Venha daí o almoço para mim, por favor!
Almoço
Fica aqui, amigo pereiiriinha:pereiiriinha Escreveu:Tiago tens de me dar umas aulas de Ciências, que isto por este lado ando um pouco mal, não muito, mas podia ser melhor.
Lanche

+
+ sai um pdomingues! & 
& biberão do deders + sai um pdomingues! &
& alocagut +
+ sai um pdomingues!
& biberão do deders