Plágios e palmadinhas

14 Ago 2011, 10:01 [#1]
Vivam

Apesar deste ser o meu primeiro post, quem me conhece sabe que este não é, na realidade, o meu primeiro post.

A razão deste post é apenas um desabafo, uma tentativa de deitar cá para fora aquilo que em poucos anos se transformou numa péssima comunidade portuguesa de adeptos de video jogos.

Há dias, ao "folhear" as páginas do fórum PES.COM.PT, deparei-me com um utilizador que apelidou o projecto PESEdit (do qual sou bastante apreciador) de "nossos inimigos".
É estranho porque fazer inimigos de uma coisa que é suposto fazer bem a toda a gente parece-me doentio. Além disso, ele que fale por si, não em nome de uma comunidade. Se ele não gosta, não coma.
Pouco mais à frente, e num registo mais interno, verifiquei que um utilizador tinha sido castigado por palavras mal intencionadas. Investigando, reparei que tinha acusado os utilizadores do fórum PES.COM.PT de plagiar uma liga de futebol virtual. Soou-me estranho e investiguei… na minha cabeça. Vamos à história:

Há uns anos atrás, um utilizador de seu nick rlx descubriu um site estrangeiro que se dedicava a um projecto que se baseava num conceito de um campeonato de futebol em que cada utilizador criava o seu próprio jogador e o inseria numa equipa de futebol virtual. Essa equipa disputava jogos contra outras equipas num jogo que tinha o Pro Evolution Soccer como motor. Este era gravado por um administrador de jogo e era disponibilizado para visionamento de todos.
O rlx acho a ideia interessante e decidiu participar. Para melhorar a experiência, convidou o seu amigo Calenulma, que conhecera do fórum PES.COM.PT e, mais tarde, pessoalmente.
A experiência foi boa e estes decidiram levar a ideia para o panorama nacional.
Ora, para um projecto desta invernadora, é necessária uma rampa de lançamento. Pensaram, pensaram e perceberam que esta rampa estava mesmo ali ao lado: PES.COM.PT
Falaram com os administradores da DTL, falaram com os administradores do PES.COM.PT, ambos concordaram e deram todo o apoio, e meteram mãos à obra.
O projecto foi tão bem sucedido e cresceu de tal modo que, em pouco tempo, não cabia mais no ninho, e tiveram que ter o seu próprio espaço.
Foi então que, e já com o apoio de users como LViieira, pdomingues, Ricc, only_flexi, e mais uns quantos, que o projecto ganhou o formato que tem hoje.
Tanto a DTL como o PES.COM.PT continuaram a desejar sorte e a apoiar o projecto.

Isto para dizer o quê? O conceito DTL não está registado em lado algum pelo que não pode ser plagiado. Se poder, também a DTL Portugal o está a fazer pois não tem autorização legal para funcionar.
Mas alguém se rala com isso? Não. quantos mais, melhor. Um pouco de concorrência só faz bem.
Para quê guerrinhas?

Lembro-me que quando o Calenulma administrava a DTL Portugal apareceu quem quisesse criar concorrência. Preocupou-se? Não. Riu-se pois sabia da solidez do seu projecto e viu todos afundar-se nas suas próprias ondas.

O plágio é uma coisa interessante: este não existe sem um registo e pode ser copiado até que este seja efectuado (o registo) por quem chegar primeiro. Contudo, e seja este registado por quem quer que seja, o seu criador original ficará sempre conhecido como tal e é ele dono e senho mor do projecto. Vejam o exemplo do cubo mágico.

Nos meus tempos de edit, participei em vários patches PES.COM.PT que foram, também eles, copiados por tudo quanto é sítio. Perdi o sono? Não. Eu sei, até hoje, que quem fez o download do patch PES.COM.PT e fez o download das cópias sabe que o verdadeiro mérito foi PES.COM.PT. Tal como disse o sábio panteranegra, o plágio acontece em todo o lado, não apenas neste ou noutro fórum. Até além fronteiras acontece. Eu também o detectei, tanto a nível nacional, como europeu, como mundial, nas Américas. A venda do nosso trabalho por outros então ainda é mais escandalosa.
Perdemos o sono? NÃO! (:
(meti um smile ao contrário - ninguém copia!!)
Quem quiser comer gato por lebre, que coma. Quem quiser comer pinto por chochoca, que coma.

Jovens, preocupem-se com o que fazem e não com o que os outros fazem. Durmam bem e descansados e com o prazer de saber que vocês fizeram as coisas. Ou precisam levar sempre uma palmadinha nas costas quando fazem alguma coisa?
Não querem que vos copiem as coisas? Não as partilhem. Eu fazia isso. Nunca NADA do que fazia para os patches saiu sem ser em patch. Também raramente partilhei kits ou o que quer que fosse. Nunca tive páginas em fóruns dedicadas a trabalhos meus. Quanto muito, a previews do que estava a ser feito nos patches.
Jogos em fóruns? O Calenulma detectou inúmeras vezes jogos criados no PES.COM.PT e trazidos para o fórum DTL Portugal. Alguém se chateou? Não. Aquilo é para a malta se divertir, não para andar às turras.

Para terem uma ideia, a DTL Portugal ainda usa imagens criadas pelo Calenulma apesar deste ter pedido para não o fazerem. Acederam? Não. Ele chateou-se com isso? Não. Para quê?...

Pessoal, divirtam-se e joguem muito
Tudo de bom

Re: Plágios e palmadinhas

14 Ago 2011, 10:13 [#2]
Partilhando algo na internet (seja uma ideia, trabalho ou outra coisa qualquer) é quase inevitável que alguém não copie, eu partilho os meus trabalhos nas comunidades de Pes e já nem me preocupo com o plágio, simplesmente continuo a trabalhar e a dar o meu melhor.

14 Ago 2011, 10:37 [#3]
Andr3 Escreveu:Partilhando algo na internet (seja uma ideia, trabalho ou outra coisa qualquer) é quase inevitável que alguém não copie, eu partilho os meus trabalhos nas comunidades de Pes e já nem me preocupo com o plágio, simplesmente continuo a trabalhar e a dar o meu melhor.
E mainada!
Partilhar em comunidade é isso mesmo!

14 Ago 2011, 12:50 [#8]
Não existindo patentes ou direitos de autor associados os projectos referidos, não existe por isso plágio.

Não deixa no entanto de qualquer cópia do trabalho desenvolvido poder ser bem ou mal encarada, mas cada a cada um a forma como reage a isso.

Da minha parte, não acho bonito pegar-se em trabalhos de outra pessoa e afirmar-se que fomos nós que fizemos, mas é o mundo actual na internet, e temos que saber conviver com ele.

Não vale a pena nos chatearmos, quando há razões muito maiores na Vida Real actualmente para o fazermos :adepto:
Regras do FórumManual da DTLEquipa DTL Portugal

STEAM ID: LViieira
ORIGIN ID:t37_LeonV

14 Ago 2011, 14:01 [#9]
Mais ainda: quando o nosso projecto é bom, continuamos com ele.
Se eu estou a comer um empadão cuja receita fui eu que inventei e depois vem outro com a mesma receita dizer que é dele eu não vou deixar de comer e gostar de comer. (;

Antigamente, lembro-me que o projecto DTL Portugal era fantástico pois ninguém se preocupava com o que se passava lá fora.

14 Ago 2011, 14:03 [#10]
joaojotta Escreveu:Mais ainda: quando o nosso projecto é bom, continuamos com ele.
Se eu estou a comer um empadão cuja receita fui eu que inventei e depois vem outro com a mesma receita dizer que é dele eu não vou deixar de comer e gostar de comer. (;

Antigamente, lembro-me que o projecto DTL Portugal era fantástico pois ninguém se preocupava com o que se passava lá fora.
E que tal o teu regresso para melhorar esta comunidade nesses pontos que apontaste num texto mt bem conseguido?
Não vale a pena fazerem copy-paste na minha sign. Não tem rigorosamente nada.

14 Ago 2011, 16:12 [#14]
epah quando no panorama mundial copiam telemoveis, sistemas operativos, computadores filmes e coisas muito mais importantes do que nós é exatamente como o jotta dise (sim eu lembrome de ti ;) ) se eu fixer um trabalho e estiver orgulhosos dele, se o ponho na internet outros tambem o vao querer usar como é óbvio! agora se metem o nome deles com original nao se preocupem que quando as pessoas utilizarem iss mais cedo ou mais tarde vao descobrir a origem...se nao querem que outros usem façam no vosso computador e usem só voces! ponto final

14 Ago 2011, 19:34 [#16]
Capfca Escreveu:
joaojotta Escreveu:Além disso, ele que fale por si, não em nome de uma comunidade. Se ele não gosta, não coma.
Bem vindo de volta, Calenulma :)
A minha opinião será sempre a mesma, portanto nem vale a pena tentares julgar-me ;)
Ah é contra as tuas regras, um utilizador ter duas contas no mesmo forum :)
Curiosamente, não leio nada nas regras deste fórum sobre um utilizador ter duas contas. Eu, certamente, não tenho.
Também não me lembro de julgar alguém em particular. Se tu achaste que fizeste algo incorrecto ou injusto, a tua consciência que trate disso. Se está tranquila, está tudo bem. (;
Eu, enquanto administrador PES.COM.PT, sinto que é injusto utilizadores denegrirem e colocarem toda a gente no mesmo saco por causa de meia dúzia de reles mortais mas, mais uma vez, as palavras ficam para quem as escreve. Tal como uma prenda que eu não aceito, essas palavras ficam com quem as escreve, não comigo.

Ainda assim, diz-me então como deve agir a administração de um fórum se os seus utilizadores vão para lá, como tu dizes, plagiar?
Se deixam andar, são automaticamente culpados, eles e todos os seus utilizadores;
Se bloqueiam, apagam, banem ou censuram, são fascistas, eles e todos os seus utilizadores.

Hum... Curioso.

14 Ago 2011, 19:52 [#17]
joaojotta Escreveu:
Capfca Escreveu:
joaojotta Escreveu:Além disso, ele que fale por si, não em nome de uma comunidade. Se ele não gosta, não coma.
Bem vindo de volta, Calenulma :)
A minha opinião será sempre a mesma, portanto nem vale a pena tentares julgar-me ;)
Ah é contra as tuas regras, um utilizador ter duas contas no mesmo forum :)
Curiosamente, não leio nada nas regras deste fórum sobre um utilizador ter duas contas. Eu, certamente, não tenho.
Também não me lembro de julgar alguém em particular. Se tu achaste que fizeste algo incorrecto ou injusto, a tua consciência que trate disso. Se está tranquila, está tudo bem. (;
Eu, enquanto administrador PES.COM.PT, sinto que é injusto utilizadores denegrirem e colocarem toda a gente no mesmo saco por causa de meia dúzia de reles mortais mas, mais uma vez, as palavras ficam para quem as escreve. Tal como uma prenda que eu não aceito, essas palavras ficam com quem as escreve, não comigo.

Ainda assim, diz-me então como deve agir a administração de um fórum se os seus utilizadores vão para lá, como tu dizes, plagiar?
Se deixam andar, são automaticamente culpados, eles e todos os seus utilizadores;
Se bloqueiam, apagam, banem ou censuram, são fascistas, eles e todos os seus utilizadores.

Hum... Curioso.
Se realmente é provado que plagiam devem agir, agora se deixam andar e banem o queixoso, deixa lá isso ;)
Esclarecido Calenulma? :)

14 Ago 2011, 20:06 [#19]
Boas calenulma
Já não me deves conhecer o nuninho dos Iluminados que passou pelos Tugas de pre epoca
Era só para dizer que concordo contigo em alguns aspectos
Ah e tambem concordo com os meus colegas ao dizer que podias voltar para nos ajudares a combater esses erros.

Um Abraço
Imagem