Re: 2º Campeonato Experimental - Organização

22 Ago 2016, 02:18 [#221]
IDEIAS
- Nome da liga Primeira Liga DTL;
- Sub-Forum chamado "Equipas" dentro do Forum EPH DTL Portugal, onde cada equipa teria um topico, para registar as transferencias, lista de jogadores, plano de jogo, etc.
- Sub-Forum chamado "Primeira Liga DTL" para conter os jogos da 1a liga (caso haja mais divisões, cria-se mais);
- 1 plano de jogo pré definido mas os users teriam a possibilidade de mandar 1 plano de jogo por semana para usar nessa semana (data de entrega segunda e terça);
- Liga, Taça (com as equipas da 2a div, caso haja) e mais tarde, quem sabe, tentar uma champions e uma liga europa;
- 3 jogos por semana para cada equipa (quarta, sexta e domingo) para a liga e 1 para a taça (quinta);
- Treinos semanais (terça) de acordo com o desempenho do jogador nessa semana (posso me encarregar disso!);
- caso haja alguma coisa do tipo finanças, atualização das finanças (segunda);
- caso avancem com a minha ideia dos leiloes de jogadores, leiloes (sabado, jogador 60-79; domingo, jogador 80-99).

Por enquanto sao as ideias que tenho. xP
"The things we whisper in the dark."

Imagem

22 Ago 2016, 02:55 [#222]
1. O objectivo do Campeonato Experimental é a de testar o motor de jogo. Este servirá a DTL de uma iniciativa mais automatizada, que não dê trabalho a ninguém a não ser para a normal criação e gestão das temporadas, trabalho esse que também deverá ser simples e curto.

1.1. Qualquer funcionalidade extra não será adicionada a menos que seja automatizada. Não existirá nenhuma pessoa encarregue de alterar stats, ou de anotar seja o que for. Também não existirão contabilistas para funcionalidades de dinheiro.

1.1.1. A existir treinos, os jogadores devem poder fazê-los por si próprios, de forma automatizada, alterando os dados que alimentarão os jogos seguintes. Aliás, algo do género também terá de ser devidamente pensado para não dar trabalho aos próprios participantes.

1.1.2. Entregas de tácticas sempre foram feitas unicamente antes da temporada começar. A única ideia nos planos é a de poder alterá-la sempre que o utilizador quiser, de forma automatizada.

1.2. As funcionalidades demorarão a chegar devido a essa automatização, pelo que nunca virão muitas novidades de uma vez só.

2. O nome da iniciativa será de Campeonato Experimental enquanto estiver nesta fase prematura.

3. Não é preciso criar vários fóruns e tópicos curtos, dispersando a informação e criando excesso de informação e complicação. Existe um tópico com os plantéis que serve as necessidades de informação sobre as equipas. Se as equipas fossem constituídas por vários utilizadores é que se poderia pensar em fóruns para elas (Como antigamente). Não vale a pena pensar em fóruns e tópicos para funcionalidades que nem sequer estão nos planos nem estão bem pensadas.

4. Competições com equipas bot parecem-me fora de questão. Os bots ou roubam sucesso aos participantes, ou serão aborrecidos e inúteis competitivamente.

5. Quanto ao número de jogos por semana, acho que 1 jogo por dia tem sido muito bem sucedido, seja nesta iniciativa, seja na do ciclismo do CFC, onde era colocada 1 ou 2 etapas/provas por dia. Eventualmente poderia haver um outro dia de folga, mas sendo tudo automatizado, era mais uma questão de ver o que a comunidade prefere.
Imagem

23 Ago 2016, 22:26 [#226]
Guilherme Escreveu:Acho que arranjei mais 2 pessoas para vir para cá (A.J. Silva e MiguelMiranda! Agora so faltam se inscreverem nisto ;)
Quanto mais rápido se inscreverem, mais rapidamente vos deixo começar a escolher os vossos plantéis.
santorfo Escreveu:edu, tens alguma maneira de ver se/como a média de users online aumentou nos últimos meses?
Vou ver isso.
Imagem

23 Ago 2016, 22:29 [#227]
eduardextreme Escreveu:
Guilherme Escreveu:Acho que arranjei mais 2 pessoas para vir para cá (A.J. Silva e MiguelMiranda! Agora so faltam se inscreverem nisto ;)
Quanto mais rápido se inscreverem, mais rapidamente vos deixo começar a escolher os vossos plantéis.
Por falar nisso, o Matos e o sportingboy não se inscreverão?
"Somos pequenos, pensamos GIGANTE!" - Lucas Trindade, 2017

23 Ago 2016, 22:34 [#228]
As equipas vao ser com um orçamento inicial e depois escolher jogadores ate ao limite do orçamento? Se sim, descobri um site com os preços dos jogadores do FIFA (http://www.futbin.com/16/players).
Bluzzer Escreveu:
eduardextreme Escreveu:
Por falar nisso, o Matos e o sportingboy não se inscreverão?
O matos n... O scpboy n sei...

Imagem

23 Ago 2016, 23:11 [#233]
santorfo Escreveu:edu, tens alguma maneira de ver se/como a média de users online aumentou nos últimos meses?
Imagem
Postadores - Número de utilizadores com pelo menos 1 post nesse mês
Posts - Número de posts feitos nesse mês

Edit:
Por curiosidade fiz para toda a história da DTL desde a criação do fórum.
A imagem é grande, por isso abre noutra janela ou faz download da imagem.
http://i.imgur.com/Bx7iVyh.png

Números mais elevados de postadores num mês:
Agosto de 2011 - 136
Outubro de 2011 - 132
Setembro de 2011 - 131
Janeiro de 2013 - 130
Março de 2012 - 127

Números mais elevados de posts num mês:
Outubro de 2011 - 28259
Agosto de 2011 - 23195
Maio de 2012 - 22511
Março de 2012 - 20602
Agosto de 2012 - 20401
Imagem

23 Ago 2016, 23:25 [#236]
Obrigado edu, isto põe as coisas um pouco em perspetiva.
Em junho passado houve um aumento significativo de posts por causa da criação deste campeonato. A partir de janeiro deste ano foi sempre a descer por causa do fim da liga de PES.
Um ponto que achei importante também foi o spike no número de users em dezembro de 2012. Porquê? HaxBall.

Fica visto como este campeonato é importante para manter a atividade no fórum. (e o ciclismo também, mas não participo por isso não posso falar com tanta certeza)
Imagem

23 Ago 2016, 23:52 [#237]
Bluzzer Escreveu:Curiosamente, a actividade começou a cair quando me inscrevi. :geek:
Curiosamente eu fui promovido a Administador em Janeiro de 2011 e a partir dessa altura a DTL cresceu brutalmente. E depois caiu claro.

Breve história:
Candidatei-me a hoster a 27 de Setembro de 2010, mas só a 21 de Outubro de 2010 fecharam as inscrições, em que fui o único candidato.
Por me tornar hoster, promoveram-me a moderador a 5 de Novembro de 2010.
Por ser bastante produtivo e querer tratar do novo site da DTL acabei por ser promovido a Administrador pouco depois, a 4 de Janeiro de 2011. Também para compensar as saídas da administração do Calenulma, rlx, Ricc e Molotof.
santorfo Escreveu:Obrigado edu, isto põe as coisas um pouco em perspetiva.
Em junho passado houve um aumento significativo de posts por causa da criação deste campeonato. A partir de janeiro deste ano foi sempre a descer por causa do fim da liga de PES.
Um ponto que achei importante também foi o spike no número de users em dezembro de 2012. Porquê? HaxBall.

Fica visto como este campeonato é importante para manter a atividade no fórum. (e o ciclismo também, mas não participo por isso não posso falar com tanta certeza)
A DTL depende da competição claro.
Os picos são da responsabilidade dos hosters, dos responsáveis dos clubes e das pessoas que criam iniciativas, como capas, apostas, etc.
Alguns picos também são responsabilidade de malta que veio para cá armar confusão, nomeadamente entre Agosto e Outubro.
Imagem

24 Ago 2016, 01:21 [#238]
Faltam as inscrições daqueles utilizadores novos que conheciam o fórum, gostavam e ficavam por cá. De forma a tornarem-se mais importantes, criavam iniciativas gerando mais actividade no fórum.
Parece-me ter sido este o maior problema. O abandono de muitos utilizadores, especialmente os mais veteranos, e a falta de novos utilizadores para compensar.

24 Ago 2016, 13:36 [#240]
Temos que fazer publicidade para que o forum fique com mais gente...

Btw, como vai ser a escolha das equipas entao?
Podia ser escolher um jogador à escolha que nao contasse para o orçamento inicial e depois com esse orçamento contratavasse o resto da equipa. Acho que o orcamento deveria ter em conta o não fazer uma equipa full gold...

Imagem