Re: Problemas do PC do santorfo

18 Mai 2017, 00:06 [#66]
Vou perguntar aqui para não abrir tópico novo. Pessoal que percebe destas cenas, num pc com cerca de 8 anos para aí, que componentes é que posso aproveitar para fazer um PC fixo novo? Hoje numa conversa com o meu pai surgiu o tema de arranjar o meu fixo, que está aqui encostado há um ano e qualquer coisa por problemas de aquecimento, liga e desliga passado um bocado. A pasta térmica resolveu durante uns tempos mas depois voltou ao mesmo e encostei. Agora surgiu a ideia de fazer um PC novo mas tentar aproveitar coisas para não gastar tanto dinheiro como gastei da outra vez.
Imagem

18 Mai 2017, 01:52 [#68]
Curioso vires falar disso no meu tópico, logo eu que me interesso imenso por casos semelhantes. Descobre as specs do teu fixo e depois vê-se o que se pode fazer.

Já agora aproveito para dizer a quem estiver interessado que já instalei a minha nova gráfica no meu PC, uma HD7850 da Sapphire que comprei por 30€ no olx.
Imagem

18 Mai 2017, 09:57 [#69]
Jals Escreveu:Vou perguntar aqui para não abrir tópico novo. Pessoal que percebe destas cenas, num pc com cerca de 8 anos para aí, que componentes é que posso aproveitar para fazer um PC fixo novo? Hoje numa conversa com o meu pai surgiu o tema de arranjar o meu fixo, que está aqui encostado há um ano e qualquer coisa por problemas de aquecimento, liga e desliga passado um bocado. A pasta térmica resolveu durante uns tempos mas depois voltou ao mesmo e encostei. Agora surgiu a ideia de fazer um PC novo mas tentar aproveitar coisas para não gastar tanto dinheiro como gastei da outra vez.
Em princípio deves conseguir aproveitar discos, leitores e gráfica que tenhas. Mas imagino que a gráfica queiras actualizar.

Também poderias conseguir caixa e fonte de alimentação, mas a segunda acho má ideia e perigoso, e a primeira depende do investimento que queres fazer, se for um bom pc, recomendaria trocar por algo que pudesse arrefecer melhor. (Sim, estou a assumir que o pc é uma merda xD)
Imagem

18 Mai 2017, 10:05 [#70]
Opa, isto na altura era um fixo de gaming bem top, agora é merda claro. xD
A gráfica quero actualizar, os discos e leitores parece-me que possa manter. Quanto à caixa, é uma da NZXT, não sei se é boa ou não. Provavelmente vou passar pelo Novo Atalho um dia destes para ver com eles o que fazer.
Imagem

18 Mai 2017, 10:21 [#71]
Para fazeres uma boa escolha deves:
- Ter um orçamento definido
- Saber aquilo que queres fazer no pc (Que jogos, que aplicações...)

Isso permite-te escolher peças melhores para aquilo que será mais importante:
Ex.:
Jogos: Gráfica, CPU de elevada frequência, RAM decente (8GB+)
Multimédia: CPU multi-core, muita RAM, SSD

Quanto melhores os jogos que queres jogar, e em melhor qualidade, mais deves investir na gráfica e num CPU de elevada frequência (eventualmente overclock).
Quanto a multimédia, varia muito. Se for imagem, pode ser um CPU de 4 cores de razoável frequência (Os i5 servem) e 8GB de RAM. Mas se for vídeo, pelo menos deveria ir para um i7 (quad core com 8 threads) e pelo menos 16GB de RAM.
Imagem

18 Mai 2017, 10:38 [#72]
Com multimédia estás-te a referir a photoshops, camtasias..? Se for isso, não. O que uso mais é mesmo para jogar, depois posso usar um ou outro programa como matlab ou minitab para trabalhos da faculdade, mas nada de mais.
Eu acho que tu uma vez me mostraste um site que tinha classificações de vários componentes dum pc. Ou então era só gráficas, já não me lembro.
Imagem

18 Mai 2017, 15:17 [#75]
Depende do que quiseres correr.
Por exemplo, se quiseres fazer overclocking necessitarás de um cooler e de uma motherboard e fonte de alimentação superiores.

Se a caixa for muito fechada, também precisarás de uma nova para arrefecer melhor, não só para overclock, mas também para a gráfica.

Se quiseres poupar, podes ter apenas 8GB de RAM, embora nesta fase já se comece a recomendar 16GB, visto que é normal ter muitos programas abertos, e muitos deles consomem muito, como os browsers.
Também podes apenas comprar um SSD e ficar com os discos antigos como secundários.
Imagem