Começou hoje o Ciclotugão.
Corredores do Porto muito fraquinhos mas era só um prólogo. Marque em bom plano, assim com o recém campeão Domingos. Entre a estrangeirada, Gaudin muito forte e a mostrar a sua qualidade no CR, Schumacher a desiludir. De resto, não conhecia mais ninguém com grandes apetências para o CR dentro do pelotão (no SB falou-se do Alex Frame e do Bibby, mas não os conheço).
Prevejo top3 da Sky-W52-Porto. Veloso vai ganhar fácil como de costume, e Alarcón e Amaro têm feito boa época.
Fiquei surpreendido com o Marque hoje, talvez seja uma grande ameaça, tal como o são o Nocentini e o Edgar Pinto. A maior ameaça, a meu ver, será o super-trepador-contrarrelogista-exsprinter-que-continua-a-sprintar que se o produto for igual ao do ano passado vai estar forte (note to all: ver entrevista dele no programa azeiteiro da RTP ontem à tarde, em que apresentaram as equipas, a prova de que espanhol não é português, ao contrário do que os repórteres deviam achar).
Sérgio Paulinho vai flopar, como flopou o Azevedo, é a minha aposta, e acho que a Efapel não tem mais ninguém com qualidade para a geral. Outra equipa que vem passear é a RP-Boavista, que, pelas palavras do Domingos hoje, tem como líderes o Rui Sousa e o João Benta, e um está velho e o outro é overrated. Se o russo tiver liberdade e as pernas de há um ano, pode tornar-se ameaça e um sério candidato ao pódio, se for mero gregário, será um ano de passeio, ainda para mais sem o Fred e sem o Célio.
Numa segunda linha de malta, ponho precisamente o Fred Figueiredo, todos os outros Portos excepto o Caldeira, e os líderes que acho que vão flopar. Estou curioso para ver como se safará o Villalobos e se o Daniel Mestre conseguirá fazer alguma coisa também.
As equipas estrangeiras é só porcaria. Apenas uma equipa pro-continental, por sinal a pior delas, os israelitas, que nem sequer a grande atração aka Dan Craven foram capazes de trazer. Para ser franco, fora o enorme avô Rebellin, só conheço mesmo o Dempster, o Bjorn Thurau, o Schumacher, o Gaudin, o Poulhies e o Alaphilippe mais novo. Com tanto ilustre desconhecido, não me parece que haja ameaças para a geral. Vale mesmo só pela presença do Rebellin, porque, fora isso, valia mais terem integrado as equipas sub 23 a trazerem estas equipas todas... É que este ano nem uma Caja Rural veio. Nem sequer uma equipa italiana com 2 ou 3 sprinters para animarem isto. Nada...
Nos entretantos, grande vitória bastante sofrida pelo Teuns na Polónia. O Poels ontem já tinha demonstrado que estava forte e hoje ganhou a etapa, são bons sinais para a Vuelta. O Majka, que pareceu no geral o mais capaz esta semana, ficou-se pelo segundo lugar na geral a escassos 2 segundos do Teuns. Bastava hoje ter sido 2º e não 3º na etapa. Rui Costa voltou a flopar, e com ele Nibali, Zakarin e mais uns quantos. O Rui fechou o top10 na geral.