É mais difícil do que parece vencer jogos em ataque organizado contra um equipa organizada.
O Sérgio Conceição, principalmente o ano passado, conseguiu aumentar a eficácia no jogo aéreo, que é algo que considero fundamental numa equipa que quer vencer nessas circunstâncias. Isto porque:
- A equipa adversária está muito recuada e a bola é bombeada para a área
- A maior quantidade de remates, cruzamentos e ataques leva a haver mais cantos
- O estar constantemente perto da área do adversário leva a haver mais livres
A equipa do Wolves não me parece que seja particularmente forte nesse capítulo.
É fortíssima é a sair em contra-ataque, com médios que colocam bem a bola na frente e com avançados rápidos e com boa técnica.
Outra coisa que desconheço sobre o Wolves é a capacidade do Rúben Neves a defender. Embora tenha uma visão, capacidade de passe e remate de longa distância incríveis, pode-lhe faltar as qualidades de um trinco.
Os treinadores do FC Porto andaram anos a tentar sentar o Fernando (Polvo) no banco, tentando jogar com outros médios com mais qualidade a sair para jogar. Jesualdo, Villas-Boas, Vítor Pereira tentaram, lembrando-me assim de repente, de Tomás Costa, Souza, Guarín, Defour e aquele que veio emprestado do Braga num mercado de Inverno e não me recorda o nome.
Mas a verdade é que o Fernando acabava sempre por lhes ganhar a titularidade porque a estabilidade defensiva que lhe oferecia permitia à equipa controlar melhor o jogo e fazer subir o resto da equipa para atacar.
Eu acho pessoalmente que um dos motivos para o Rúben Neves não ter vingado no FC Porto foi terem insistido nele a 6, quando ele é um 8 (Lembro-me de ter falado nisto na altura). E se ele joga a 6 no Wolves, a equipa poderá não ter a qualidade defensiva que precisa.
Mas com esta temporada, acho que o Wolves terá outros argumentos financeiros na próxima temporada e os jogadores a contratar poderão agora sim acreditar no projecto deles e estar mais interessados em juntar-se ao clube. Porque é mais difícil contratar quando se está no Championship ou acabou-se de subir para a Premier League. Agora que disputam acessos europeus e jogam bem, o Wolves pode conseguir contratar jogadores de maior calibre.