Re: [DESPORTO] FC Porto

27 Mai 2019, 23:23 [#10247]
Este ano vai ser uma limpeza. Vai sair meia equipa. Pelo menos Casillas, Felipe, Militão, Maxi Pereira, Herrera, Brahimi.
O Casillas não sei se regressará aos relvados. Se por acaso regressar, acho que nunca será como titular.
Resta saber que contratações haverá para colmatar estas saídas. Caso não reforcem em condições, a luta será pelo segundo lugar.
Imagem

27 Mai 2019, 23:43 [#10248]
eduardextreme Escreveu:
27 Mai 2019, 23:23
Este ano vai ser uma limpeza. Vai sair meia equipa. Pelo menos Casillas, Felipe, Militão, Maxi Pereira, Herrera, Brahimi.
O Casillas não sei se regressará aos relvados. Se por acaso regressar, acho que nunca será como titular.
Resta saber que contratações haverá para colmatar estas saídas. Caso não reforcem em condições, a luta será pelo segundo lugar.
Com o Benfica :geek:
Imagem

28 Mai 2019, 01:12 [#10251]
É assim, eu obviamente gosto de ver o Porto a ser espremido, mas olhem que era uma oportunidade para se reinventarem. Caso não renovem à última hora com ninguém, perdem muito dinheiro (ou melhor, não o ganham), mas também ganham muita margem orçamental para reconstruir uma equipa.

Vaná + Diogo Costa parecem garantidos, ficaria a faltar um GR

Manafá está garantido, não percebo porque é que o João Pedro não é aposta, dado que vinha com boas referências do Brasil.
Pepe e Mbemba parecem garantidos, fazer uma dupla com estes dois com os miúdos à espreita era arriscado. Era emprestar um dos Diogos e ficar com o outro, e reforçar com um central.
Telles ficando, precisa de um suplente, Telles saindo, precisam de dois reforços para a lateral esquerda.

Danilo, Óliver, Bruno Costa, Loum e Sérgio Oliveira são 5 jogadores para 3 posições. Contratando um jogador com experiência para ajudar no meio e integrando o Baró, tinham o meio campo feito.

O ataque é que é mais sensível. Galeno, Otávio, Corona, Soares e Aboubakar eram garantidos, depois Marega depende se sai ou não, se bem que no vosso lugar vendia, que é um cepo glorificado e renderia milhões importantes. Saindo Marega, eram precisos 2 extremos e 2 avançados (Fernando e André Pereira são ambos muito fracos). Só que aqui teriam de ser contratações em condições, porque Aboubakar está muito frágil fisicamente e é uma incógnita.

Portanto, com a margem orçamental, teriam de comprar um GR, um central, dois defesas esquerdos, um médio, dois extremos e dois avançados. Parece que um dos extremos vem dos amigos de Portimão, e é um bom reforço. O resto, é uma oportunidade de construir uma equipa com um orçamento relativamente reduzido, é certo, mas com uma enorme margem orçamental porque saem jogadores que estavam a receber muito bem (Casillas, Maxi, Herrera, Brahimi, Felipe, etc) e alguns nem eram assim tão bons quanto isso.

28 Mai 2019, 02:36 [#10252]
Não percebo essa mentalidade, principalmente de um benfiquista visto terem Rúben Dias e Ferro. Emprestavas o Ferro para ficar com o Lema?

- José Sá encostou o Casillas e era "o futuro da baliza da selecção" e foi despachado por 2M€ para ficarem com Fabiano e Vaná. O Diogo Costa não vai calçar tão cedo, se calçar algum dia.
- Pepe com um dos miúdos era o mote perfeito. Tinham uma voz de comando enquanto os miúdos ganhavam experiência. Ainda têm Chidozie e Jorge Fernandes emprestados. Metia qualquer um dos dois em vez do Mbemba.
- Danilo e Loum para 6. Sérgio Oliveira e Bruno Costa para 8. Óliver e Otávio para 10.
- No ataque está o problema, não tanto nas alas mas no centro. Têm 5 pontas de lança que juntos não fazem 1. O Aboubakar já era perdulário (para ser simpático) no seu auge, imaginemos agora parado este tempo todo. Soares, Fernando Andrade, André Pereira e Adrián Lopez são fracos.

E FOI PARANHOS QUE OS F0DEU!

28 Mai 2019, 14:53 [#10253]
O CFC comenta como se agora o FC Porto estivesse a nadar em dinheiro. Boa parte das vendas serve para controlar o fosso financeiro em que está metido.

O FC Porto precisa de, com diferentes graus de prioridade:
Guarda-Redes, Defesa Direito, Médio Centro, Médio Ofensivo, Extremo, Ponta-de-Lança

Guarda-Redes: Com a saída do Casillas, não temos nenhum titularíssimo para a baliza. Diogo Costa poderá ser aposta, mas é uma incógnita demasiado grande para se correr esse risco. Devia ser contratado um guarda-redes para ser titular.

Defesa Central: Mesmo com a saída de dois centrais, não acho prioritário, tendo Pepe e Diogo Leite, e eventualmente Mbemba e outros jovens. Pepe e Diogo Leite foram titulares esta temporada, mas acho que nunca juntos.

Defesa Esquerdo: Mantendo Telles e o Manafá, serve. E não sei se ainda há qualidade na equipa B. O FC Porto não tem orçamento para contratar 10 defesas esquerdos ao contrário do que disse o CFC.

Defesa Direito: Um dos erros desta temporada. Tinha-se apenas Maxi Pereira e ele não tem pernas. Agora com a saída dele é necessário contratar um titular para o lugar no mínimo. Manafá pode fazer o lado direito, mas não para ser titular.

Médio Defensivo: Temos o melhor do campeonato. Fica é a dúvida para alternativas a ele, pois o Loum não joga. A menos que exista alguém na B ou se contrate um médio centro que possa resolver esta situação, pode fazer sentido arranjar uma alternativa.

Médio Centro: Não temos um médio centro de qualidade desde a saída do João Moutinho. O Herrera é fraco e finalmente vai dar espaço para surgir um jogador de qualidade. É preciso um titular para a posição e é crítico.

Médio Ofensivo: O FC Porto sente a falta de um jogador com criatividade no centro e com bom pontapé à distância. Nenhum dos actuais jogadores do plantel me parece ser ideal para a posição, mas a nova temporada pode provar-me errado. O mais próximo disso era o Sérgio Oliveira quando estava em forma, que se calhar foram dois ou três jogos.

Extremo: Vai sair Brahimi e vai regressar aquele que é o outro melhor driblador do campeonato, o Galeno. Embora possa ter qualidade, não acredito que faça esquecer o argelino. Caso surja uma boa oportunidade, devia ser contratado um extremo.

Ponta-de-lança: O Sérgio Conceição ainda não conseguiu jogar com dois pontas-de-lança na mesma temporada tirando nos primeiros jogos da sua primeira época. Lesões graves tanto de Soares como de Aboubakar colocam dúvidas sobre a posição e por isso acho que era importante contratar outro, até porque o FC Porto PRECISA de jogar com dois pontas-de-lança regularmente e isso tem sido impossível. Aliás, chegamos a usar o Marega na posição porque não tínhamos nenhum dos dois.
Ao contrário do que o Padrão disse, ambos são bons pontas-de-lança, mesmo que não sejam espectaculares. Eu pessoalmente prefiro o Soares, pela sua qualidade na finalização, principalmente no jogo aéreo, mas o Aboubakar oferece outras qualidades com bola quando estava em forma.
O Marega não é ponta-de-lança. É um segundo avançado / extremo que é muito bom a criar oportunidades e fraco a concluí-las.
Imagem

28 Mai 2019, 16:21 [#10254]
Padrão Escreveu:
28 Mai 2019, 02:36
- Pepe com um dos miúdos era o mote perfeito. Tinham uma voz de comando enquanto os miúdos ganhavam experiência. Ainda têm Chidozie e Jorge Fernandes emprestados. Metia qualquer um dos dois em vez do Mbemba.
Não conheço a qualidade do Jorge Fernandes por isso não comento mas não sei o que vês no Chidozie. É fraco e já devia ter sido vendido enquanto havia interesse. Sempre que o Mbemba jogou (certo que foram poucas vezes) gostei do que vi e sinto que pode ter oportunidades na próxima época, seja a central ou a lateral direito.

O Adrián Lopez é a maior pena que tenho de um jogador do FC Porto nos últimos anos. Torci tanto mas tanto que ele singrasse no Porto mas estava condenado a partir do momento em que o Lopetegui o contrata sem ter a mínima ideia de como o vai encaixar no sistema. Parecia, depois dos jogos com o Vila Real e Tondela que iria ocorrer uma resurgência mas apesar de toda a minha fé, não conseguiu marcar contra o Tondela, e um pouco como no Rumo ao Estrelato no PES, não marcou, voltou ao banco e depois com minutitos aqui e ali não teve mais oportunidades a sério de tentar ser solução para o ataque.
Imagem

28 Mai 2019, 17:57 [#10255]
santorfo Escreveu:
28 Mai 2019, 16:21
Padrão Escreveu:
28 Mai 2019, 02:36
Não conheço a qualidade do Jorge Fernandes por isso não comento mas não sei o que vês no Chidozie. É fraco e já devia ter sido vendido enquanto havia interesse.
Também não. Do Chidozie só me lembro de um bom jogo na Luz.
Também não acho que seja central para o FC Porto.
santorfo Escreveu:
28 Mai 2019, 16:21
O Adrián Lopez é a maior pena que tenho de um jogador do FC Porto nos últimos anos. Torci tanto mas tanto que ele singrasse no Porto mas estava condenado a partir do momento em que o Lopetegui o contrata sem ter a mínima ideia de como o vai encaixar no sistema. Parecia, depois dos jogos com o Vila Real e Tondela que iria ocorrer uma resurgência mas apesar de toda a minha fé, não conseguiu marcar contra o Tondela, e um pouco como no Rumo ao Estrelato no PES, não marcou, voltou ao banco e depois com minutitos aqui e ali não teve mais oportunidades a sério de tentar ser solução para o ataque.
Também tive pena, pensei que este ano pudesse aparecer mais.
É um jogador tipo Mariano González, é esforçado, mas a qualidade não está lá.
É bom rapaz, mas não é jogador para o FC Porto.
Imagem

28 Mai 2019, 18:39 [#10256]
1. Do que vi do Chidozie no tempo do Nantes nem era assim tão mau. Mas foi queimado como vão ser os Diogos. Aos 18 anos fez 13 jogos na equipa sénior. Desde aí foram 4 anos de empréstimos.

2. Falei dele e/ou do Jorge Fernandes como 4º/5º central atrás de Pepe e dos Diogos. Não seria para titular obviamente. E dos dois, prefiro o Jorge.

3. O problema do Mbemba não é a qualidade (apesar de não ser grande espingarda, cumpre) mas sim ter bicho. Já o tem desde os tempos de Inglaterra, não dá para contar com ele num clube que joga de 3 em 3 dias mais de metade da época.

4. Não sei qual a qualidade que vocês acham que é preciso para ser "jogador para o FC Porto" mas não é tão alta quanto vocês pensam que é. O Felipe é mediano no panorama europeu e "para o FC Porto" já era bastante bom e titularissimo. O patamar não está assim tão alto quanto isso.

Isto é muito FM mas o FC Porto ficava servido em termos internos com:
GR: Contratação, Diogo Costa
DD: Manafá, Fernando Fonseca
DE: Alex Telles, Oleg
DC: Pepe, Diogo Leite, Diogo Queirós, Jorge Fernandes, Mbemba
MDf: Danilo, Loum, Rui Pires
MC: Contratação, Sérgio Oliveira, Bruno Costa, Oliver, Romário Baró, Fede Varela
EX: Corona, Marega, Galeno, Hernâni
PL: Contratação, Aboubakar, Soares

Um guarda-redes, um médio-centro e um ponta-de-lança é algo possível para o FC Porto. Os mais jovens podiam rodar na B e ser alternativa nos séniores.

Até dou esta de graça para o Conceição: se venderem o Alex Telles, ide buscar o Rafa Soares. O velho prometeu que ele ia ficar e vendeu-o à primeira chance a custo zero. lul

Seja como for, dificilmente o FC Porto tem condições de ter equipa para bater o SL Benfica. Acho que o ciclo virou e vai ser o SLB a vencer três e quatro campeonatos seguidos com o FCP a interromper às vezes.
Última edição por Padrão em 28 Mai 2019, 18:43, editado 1 vez no total.

E FOI PARANHOS QUE OS F0DEU!

28 Mai 2019, 18:42 [#10257]
Padrão Escreveu:
28 Mai 2019, 18:39
Isto é muito FM mas o FC Porto ficava servido em termos internos com:
GR: Contratação, Diogo Costa
DD: Manafá, Fernando Fonseca
DE: Alex Telles, Oleg
DC: Pepe, Diogo Leite, Diogo Queirós, Jorge Fernandes, Mbemba
MDf: Danilo, Loum, Rui Pires
MC: Contratação, Sérgio Oliveira, Bruno Costa, Oliver, Romário Baró, Fede Varela
EX: Corona, Marega, Galeno, Hernâni
PL: Contratação, Aboubakar, Soares

Um guarda-redes, um médio-centro e um ponta-de-lança é algo possível para o FC Porto. Os mais jovens podiam rodar na B e ser alternativa nos séniores.
Apenas acrescentava aí um defesa direito.
O Manafá não sabe defender e acho que podia dar muito jeito a extremo.

BTW, acho que o Hernâni está de saída.
Imagem

28 Mai 2019, 19:57 [#10258]
Eu não me importo de ter o Manafá a defesa direito. Já agora, não quis dizer que o Adrian não tem qualidade. Sempre achei que tecnicamente era muito dotado mas que o estilo de jogo dele não encaixa no Porto, o que, mais uma vez, não é culpa dele mas sim do Treinador (raistefodam Lopetegui)
Imagem