Re: Ah, e tal...

02 Out 2014, 21:12 [#4881]
Era só um pouco de coca e haxixe, nada de mais.
Agora perdi o copy-paste, deixa lá.

Era sobre a nova "imagem" da cidade do Porto e como estive a ler o fb do Rui Moreira e ele pretende dar a imagem do clube FC Porto À cidade e disfarçar em fantasias históricas.
Vi num comentário dele que estão a trabalhar para por o dragão no topo do brasão da cidade de novo, bem como a divisão com a Virgem Maria como tem no símbolo do FC Porto e tudo o mais.
Porto não é FC Porto e ponto.

E FOI PARANHOS QUE OS F0DEU!

02 Out 2014, 21:48 [#4882]
Perdeste uma boa oportunidade para não dizer asneiras.

O FC Porto é que tem as armas da cidade do Porto.
Só quando o clube conseguiu a autorização da cidade para a utilização das armas é que o emblema foi alterado em 1922.

As armas da cidade que vês no emblema do FC Porto foram tornadas as armas da cidade em 1837, tendo sido alteradas para as actuais em 1940.

Tens um texto sobre as armas da cidade aqui:
http://doportoenaoso.blogspot.pt/2010/0 ... porto.html

E tens aqui uma listagem das diferentes armas que a cidade do Porto já teve:
http://www.portopatrimoniomundial.com/b ... -municipal
Imagem

02 Out 2014, 21:52 [#4883]
Eu não disse asneiras, tu é que juntaste coisas que estão em parágrafos diferentes.
"Fantasias históricas" não era referente ao dragão e À divisão, era em relação a outras coisas como a cor azul e branca ser a cor da cidade do Porto por causa do "mar", "azulejos", etc.

02 Out 2014, 21:58 [#4884]
Desculpa lá, mas tu falaste no dragão e na Nossa Senhora de Vandoma como tem no emblema do FC Porto como que dizendo que está a imitá-lo, quando na verdade foi e ainda faz parte (respectivamente) das armas da cidade.
Olha lá bem o que escreveste.

O dragão esteve 103 anos nas armas e a Nossa Senhora de Vandoma existe desde sempre. No site que te dei fala em 1092 e até hoje lá pertence, por isso são 922 anos.
Imagem

02 Out 2014, 22:06 [#4885]
Sim, expressei-me mal. "Como tem no símbolo do FC Porto" era para referir que era para voltar a ser assim e dar o exemplo visual, não era para dizer que estava a copiar.
Sobre as armas da cidade, acho bem a N. Sra de Vandoma/Virgem Maria/wtv visto que está desde as primeiras armas da cidade. Já o dragão é que foi introduzido depois, é mais "recente", não sei se é necessário. Acho que a coroa ducal por cima sem o dragão com a divisão do escudo português com a Nª Sra manteria um consenso sem ligar tanto ao futebol.

Sobre a cor, como disse, é que não há explicação e o que dão para justificar é palha e isso sim era a "fantasia histórica".

04 Out 2014, 20:29 [#4897]
Não conheço mesmo nada. Até porque sou a última pessoa interessada.

Costumo ver esse tipo de coisas nas várias lojas de roupa que há nos shoppings. Se calhar devias passar por lá.
A menos que queiras algo específico que não tenhas mencionado.
Imagem