[Estudo] Apenas 2% das crianças comem fruta...

03 Jan 2012, 23:38 [#1]
Apenas 2% das crianças comem fruta, menos ainda bebem água

Programa “Heróis da fruta - lanche escolar saudável", pretende inverter dados considerados preocupantes. 03-01-2012 18:20 por Ana Lisboa

Apenas 2% das crianças portuguesas até aos 10 anos consome fruta fresca diariamente. O número preocupa a Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, que iniciou hoje um programa para incentivar o consumo de fruta nos mais pequenos.

“É um número assustador, por isso foi criado este programa que assenta numa campanha motivacional. Uma das grandes apostas é uma abordagem muito focada na variedade. A variedade de cores, formas de consumo, não consumir a fruta por si só, pode ser através de sumos, batidos, saladas, pode ser incluída nas sanduíches, espetadas, com queijo fresco, ou seja, explorar o consumo da fruta para que se torne mais variado e mais apetecível para as crianças”, explica Mário Silva, presidente da associação.

Segundo estudos do Instituto Nacional Ricardo Jorge, Portugal está entre os dez países da união com maior índice de obesidade infantil: “Os estudos nacionais apresentam que uma em cada três crianças tem pré-obesidade ou obesidade, ou seja, 32% das crianças têm excesso de peso e desses, 14% são obesas”.

Para isto contribuem vários factores, nomeadamente, a vida sedentária e a má alimentação. Os números são reveladores: “Mais de 90% das crianças portuguesas come “fast-food”, refrigerantes e doces pelo menos quatro vezes por semana. Menos de 1% bebe água todos os dias e só 2% come fruta fresca diariamente. Já 60% vão para a escola de carro e só 40% participa em actividades extra-curriculares que envolvam actividade física”.

Numa tentativa de contrariar esta situação, começou hoje este projecto. Designado por "Heróis da fruta - lanche escolar saudável", um programa educativo que está a ser implementado em mais de 500 jardins-de-infância e escolas do ensino básico a nível nacional.

Fonte: http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.as ... &did=45113

Re: [Estudo] Apenas 2% das crianças comem fruta...

03 Jan 2012, 23:43 [#2]
Custa-me a acreditar, talvez porque sempre fui habituado a comer fruta depois das refeições, pelo menos. Mas também acredito que muitos não se dão ao trabalho e depois não se criam os hábitos. Se os pais insistissem mais na fruta, as crianças habituavam-se...
Acho importante fomentar e salientar a importância da fruta no crescimento das crianças e como tal, esta iniciativa faz todo o sentido.
Agora não deixam de ser números alarmantes...
Imagem

04 Jan 2012, 14:24 [#11]
Eu gosto de fruta, então no verão quando há melancias ou melões ui ui :mrgreen: Durante todo o ano como laranjas, pêras ou maçãs, e é raro a refeição que eu não coma uma frutita...e não é por acaso que a minha sobremesa favorita é salada de frutas ;)

Em relação aos legumes eu regra geral gosto de quase todos, embora beringelas ou beterrabas não consiga gostar... mas broculos, espinafres, nabos, couves...isso adoro :mrgreen:
Legendary Striker... is back again 8)

04 Jan 2012, 21:37 [#15]
eduardextreme Escreveu:
scpyrus Escreveu:
eduardextreme Escreveu:Eu adoro fruta.
Para mim, existem coisas saudáveis que sabem mal que são os Legumes, e coisas saudáveis que sabem bem que são as Frutas. xD
Há legumes que sabem bem, também. Desde que bem cozinhados e temperados. :neko:
Verdade. Depende da cozinheira. :P
Mas raramente como salada a acompanhar, é só sopa, e basta. :geek:
Ou do cozinheiro :geek:
Eu costumo comer sopa, até gosto bastante, já não sou como antigamente que não gostava :mrgreen:
Fruta costumo comer muita vez, mais vezes entre refeições até :)
Imagem

04 Jan 2012, 22:20 [#17]
sportingboy Escreveu:
CFC Escreveu:Eu estou incluído nos 98% infelizmente :|
Tens 10 anos ou menos? :geek:
Porque dizes isso?
propes36 Escreveu:Eu não sei porque, mas acho que o numero é um bocado exagerado.
Eu pessoalmente no Inverno como sempre, ou banana, ou laranja, ou pero, e as vezes manga (adoro) e no Verao há sempre a melancia, o melao, morangos :homer:
Aliás, fruta é a minha sobremesa favorita.
Comes assim tantos peros?!!! xD

Tou a brincar contigo.