[Opinião] Seleccionadores Nacionais

06 Ago 2012, 20:42 [#1]
As eleições para os cargos de Seleccionador Nacional e Seleccionador Adjunto vão arrancar muito em breve.

Mas antes desse arranque, vou fazer a minha análise ao trabalho dos Seleccionadores Nacionais, pois eu estive dentro dos bastidores e pude observar o que a maioria de vós não pôde.

Isto é um artigo de opinião pessoal.
Não reflecte a opinião de nenhum grupo, mas sim de um utilizador.

Numa primeira fase, houve a dupla Caseir0 e Tiago Marques. Dupla essa que esteve durante os amigáveis que houve no início deste ano de 2012, tendo depois o Caseir0 abandonado o cargo (Entre outros cargos, por motivos pessoais).
Nessa fase tudo correu sobre rodas. Sou da opinião que as convocatórias e os onzes foram justos, o trabalho foi feito a tempo e horas, com comentários. Penso que tudo o que era essencial foi feito e dou uma boa nota ao trabalho desenvolvido por esta dupla nesta altura.

Com a saída do Caseir0, o Tiago Marques subiu a Seleccionador Nacional e o Andr3 foi escolhido por este para o cargo de Seleccionador Adjunto.
A convocatória para o Euro 2012 penso que foi justa, eu poderia ter levado um ou outro diferente, assim como outras pessoas, mas tendo em conta a lista de quem esteve para ir compreende-se a dificuldade e aceita-se perfeitamente a convocatória.
Os dois primeiros jogos de preparação foram feitos sem problemas. Julgo que os 23 foram rodados nessa altura, comentados e saíram no dia combinado. Por isso essa parte foi sem espinhas.

Agora o Euro 2012, e agora muitos de vocês irão perceber o porquê dos atrasos.
Acontece que era eu o responsável pelos jogos da Selecção Nacional (Na primeira dupla era o Caseir0), e todos os jogos até aos de preparação (Inclusive) saíram certinhos. Nessa altura eu avisei os Seleccionadores que deixaria de ser o hoster da Selecção, pois Junho é uma altura de testes/exames na faculdade, e estava ao mesmo tempo a começar a carga de trabalhos com o patch da Época 12.
Nenhum outro hoster mostrou-se disponível para o cargo e teve de ser o Seleccionador Adjunto, o Andr3, à última da hora a agarrar essa responsabilidade.
"À última da hora" é uma expressão que se pode associar ao trabalho do Tiago Marques durante o Euro 2012. Pois o mesmo só se lembra dos jogos um ou dois antes de quando devia sair o mesmo.
E ainda teve o desplante de levantar dúvidas quanto à falta de disponibilidade dos hosters, quando os mesmos asseguram sem falhas, fim-de-semana após fim-de-semana, os jogos da DTL.
Até aqui eu penso que ele foi muito azarado, pois esteve numa situação onde nada podia fazer. Mas a verdade é que ele sempre foi atrasado na comunicação com o hoster, na entrega dos onzes e das tácticas e tudo o mais. Pois se não fosse isso, apenas o primeiro jogo teria sido lançado com atraso.
Após alguns jogos, o Andr3 ficou adoentado e o Flexi teve de arranjar disponibilidade para fazer os restantes jogos da Selecção Nacional.

E quem me dera que fosse só isso.
O mesmo lançou uma estatística com o número de jogos de cada um (se calhar mais valia que não o fizesse).
Spoiler
Imagem

O que estava eu à espera dos onzes? Estava à espera de uma de duas opções.
-Ou davam a toda a gente um número igual de jogos (Dentro do possível claro, se houvesse uma diferença de um jogo entre o que tivesse mais e o que tivesse menos estava na mesma perfeito.)
-Ou davam mais jogos aos que mais mereciam e menos aos que tivessem ido por uma unha negra.
O que fizeram eles?
Contemplemos as internacionalizações por ordem decrescente:
01. rsantos 6
02. quack 5
02. rubby 5
04. eduardextreme 4
04. pdomingues 4
04. kakerlakk 4
04. pestuga 4
04. marcioo 4
04. capfca 4
04. nun0 4
04. flexi 4
04. andr3 4
13. the_leixonense 3
13. elclandestino 3
13. coentrao_18 3
13. tiago21 3
13. rqdv7 3
13. joao3 3
13. frize 3
13. jals 3
13. frip 3
22. jordanoliveira10 2
22. cfc 2

Aquele três primeiros, hein? Grandes users pá. *wink* *wink*
São o "crème de la crème" da DTL. Têm um currículo invejável. Os outros 20 não valem nem metade daquele trio maravilha que conseguiu a proeza de jogar 5 e 6 jogos.
(Deve ser mesmo difícil colocar um jogador de campo na baliza.)

E aqueles dois marmelos no fundo, coitados, dos 23 são mesmo os piores, devem ser dos convocados à risca...
Assim como vários elementos com 3 jogos que são "meh". Tiago21, o Seleccionador não te acha sexy (Ou se calhar não te acha ala). Jals, tens de correr mais devagar à volta do campo que ele não te vê...

Para terminar, temos o trabalho da actualização das internacionalizações feito pelo RSantos, em vez de quem tanto prometeu e pouco fez. Recomendo-te um cargo na política, tens futuro.

Eu acreditei e votei nele, agora estou arrependido. Tal como quem vota para o primeiro-ministro. Espera-se que baixe os impostos conforme o prometido, quando chega ao governo acaba por aumentá-los.
Pelo menos já sei em quem não voto.

O Andr3 esse não o responsabilizo, pois entrou a frio, fez o possível (e o impossível) e não era O Seleccionador, era apenas o Adjunto.

Os Administradores e "Informadores" podem deixar igualmente aqui a sua opinião.
Os Seleccionadores Nacionais têm igualmente direito de resposta.

Mais uma vez reforça-se que isto é um artigo de opinião.
Imagem

Re: [Opinião] Seleccionadores Nacionais

06 Ago 2012, 21:32 [#2]
Queria reforçar também que tal como o senhor Eduardo também tinha exames em Junho e não podia gravar os jogos, também eu tive exames e, para além disso, depois do fim dos exames passei vários dias sem internet (não em minha casa).

Engraçado como quem no início me aconselhou a candidatar-me - e aliás, até posso dizer que foi mais por ele que me candidatei -, até ao momento, foi o que mais me criticou.

E Eduardo, está descansado que não votas em mim de certezinha pois não me recandidatarei.

Com isto sinceramente perdi ainda mais a vontade de vir e de estar na DTL. Já é um acumular de coisas. O copo vai enchendo, já faltou mais para me despedir da DTL.

06 Ago 2012, 21:54 [#3]
Em parte, concordo com o que o eduardextreme disse.
A rotação dos jogadores foi (a meu ver) muito mal feita. O jordanoliveira10, por exemplo, foi a meu ver um dos users da época, e foi o que menos jogou, juntamente com o CFC.
Além disso, os 11's para os jogos foram sempre entregues em cima da hora (nos jogos em que foi o edu e o flexi a fazer). Aliás, até teve que ser o Flexi a fazer o 11 num dos jogos.
Falta de tempo não pode ser a justificação, pois foi por isso que o Caseir0 abandonou. Se alguém acha que não tem tempo para um cargo desta disponibilidade, abdica do mesmo.
Pode ser que a tua avaliação seja feita "em baixo" tendo como pontos de comparação o Caseir0, ou mesmo o Gattuso (aka panteranegra), mas se tivesse que avaliar a tua prestação enquanto seleccionador, de 0 a 10 daria um 6...
Esta é uma opinião pessoal, e é a minha forma de pensar.

06 Ago 2012, 22:45 [#4]
Concordo, em parte, com o que foi dito pelo eduardextreme, mas também acho que são excessivas as palavras que foram utilizadas para com o Tiago Marques, pois não o acho merecedor de tal enxovalhamento, ainda por cima público. Aqui, ao contrário da política, ninguém ganha dinheiro ao prometer e não cumprir, nem o Tiago o fez de propósito, muito pelo contrário. E embora tenha havido muita falta de rigor da parte dele, sabemos que fez o que podia. Fez um trabalho abaixo do esperado, é certo, mas sei que o próprio não está orgulhoso de tal.

Quanto ao número de jogos jogos. Eu próprio fiquei surpreendido ao ver que o meu jogador realizou todos os jogos, ainda para mais fazendo tão más exibições. Cheguei inclusive a pensar que iria falhar a final por ter jogado os últimos 5 jogos em questão. A distribuição foi, de facto, muito má, pelo menos, ao nível de extremos. Uns jogaram muitos e outros não. Para mim, é aí que reside a grande falha do Tiago e não na demora de entrega de material.

06 Ago 2012, 23:18 [#5]
Eu não vou bater no ceguinho, não vale a pena. Concordo em grande parte com o que os meus colegas admins referiram, mas nem tudo foi mau, sei das limitações a que a dupla de seleccionadores teve...e nem vou referir os jogos e gravações de jogos pois tudo foi complicado.

A nível de convocatórias achei que estiveram a altura, que convocaram por justiça e não por amizades, para mim é um ponto a favor.

A rotatividade nos jogos não foi a melhor, mas compreendo que as vezes torna-se difícil. E a entrega do material demorou mais do que devia.

Mas sei que deram o vosso melhor.

De 1 a 10 dou um 6,5 que não é uma nota negativa ;)
Legendary Striker... is back again 8)