eduardextreme Escreveu: ↑28 Mai 2019, 14:53
O CFC comenta como se agora o FC Porto estivesse a nadar em dinheiro. Boa parte das vendas serve para controlar o fosso financeiro em que está metido.
O FC Porto precisa de, com diferentes graus de prioridade:
Guarda-Redes, Defesa Direito, Médio Centro, Médio Ofensivo, Extremo, Ponta-de-Lança
Guarda-Redes: Com a saída do Casillas, não temos nenhum titularíssimo para a baliza. Diogo Costa poderá ser aposta, mas é uma incógnita demasiado grande para se correr esse risco. Devia ser contratado um guarda-redes para ser titular.
Defesa Central: Mesmo com a saída de dois centrais, não acho prioritário, tendo Pepe e Diogo Leite, e eventualmente Mbemba e outros jovens. Pepe e Diogo Leite foram titulares esta temporada, mas acho que nunca juntos.
Defesa Esquerdo: Mantendo Telles e o Manafá, serve. E não sei se ainda há qualidade na equipa B. O FC Porto não tem orçamento para contratar 10 defesas esquerdos ao contrário do que disse o CFC.
Defesa Direito: Um dos erros desta temporada. Tinha-se apenas Maxi Pereira e ele não tem pernas. Agora com a saída dele é necessário contratar um titular para o lugar no mínimo. Manafá pode fazer o lado direito, mas não para ser titular.
Médio Defensivo: Temos o melhor do campeonato. Fica é a dúvida para alternativas a ele, pois o Loum não joga. A menos que exista alguém na B ou se contrate um médio centro que possa resolver esta situação, pode fazer sentido arranjar uma alternativa.
Médio Centro: Não temos um médio centro de qualidade desde a saída do João Moutinho. O Herrera é fraco e finalmente vai dar espaço para surgir um jogador de qualidade. É preciso um titular para a posição e é crítico.
Médio Ofensivo: O FC Porto sente a falta de um jogador com criatividade no centro e com bom pontapé à distância. Nenhum dos actuais jogadores do plantel me parece ser ideal para a posição, mas a nova temporada pode provar-me errado. O mais próximo disso era o Sérgio Oliveira quando estava em forma, que se calhar foram dois ou três jogos.
Extremo: Vai sair Brahimi e vai regressar aquele que é o outro melhor driblador do campeonato, o Galeno. Embora possa ter qualidade, não acredito que faça esquecer o argelino. Caso surja uma boa oportunidade, devia ser contratado um extremo.
Ponta-de-lança: O Sérgio Conceição ainda não conseguiu jogar com dois pontas-de-lança na mesma temporada tirando nos primeiros jogos da sua primeira época. Lesões graves tanto de Soares como de Aboubakar colocam dúvidas sobre a posição e por isso acho que era importante contratar outro, até porque o FC Porto PRECISA de jogar com dois pontas-de-lança regularmente e isso tem sido impossível. Aliás, chegamos a usar o Marega na posição porque não tínhamos nenhum dos dois.
Ao contrário do que o Padrão disse, ambos são bons pontas-de-lança, mesmo que não sejam espectaculares. Eu pessoalmente prefiro o Soares, pela sua qualidade na finalização, principalmente no jogo aéreo, mas o Aboubakar oferece outras qualidades com bola quando estava em forma.
O Marega não é ponta-de-lança. É um segundo avançado / extremo que é muito bom a criar oportunidades e fraco a concluí-las.
Eu defendo que vocês deviam contratar um GR, um DC, dois DEs, um médio, dois extremos e dois avançados.
Já tu não és muito mais comedido do que eu. Descartas um DC, mas queres um DD (eu apostaria no João Pedro). Descartas um dos DEs mas ao mesmo tempo não descartas, dado que contas com o Telles que pode sair. Da mesma maneira, descartas um dos avançados mas contas com o Marega. Ou seja, só és mais comedido que eu porque só contratarias um extremo.
Vocês sabem todos como eu sou um cagão, por isso se há coisa que eu não faço é encomendar as faixas, muito pelo contrário, mas o Padrão tem razão que dificilmente vocês terão uma equipa ao nível da nossa. Agora, é possível fazer uma boa equipa low cost. Vou tentar fazer esse exercício rapidamente. Obviamente, a equipa não teria nem perto da qualidade da que teve noutros anos, mas seria competitiva internamente e arrisco-me a dizer mais que suficiente para o segundo lugar e para lutar pelo primeiro (ultimamente, os campeonatos decidem-se nos jogos grandes, e nesses tudo pode acontecer).
Indo pelo meu raciocínio:
* GR: Quanto custaria o Leo Jardim do Rio Ave? Isto já não falando do meu homónimo, que apesar de eu gostar muito dele, acho que tem algumas lacunas que o impedem de ser GR de equipa grande.
* DC: Pá, não tenho sugestões. Há qualidade aí na liga (Maras, por exemplo), mas é como disse ao Padrão, teria de ser alguém com qualidade inegável, caso contrário mais vale apostar no que já há.
* DEs: O Padrão deu uma boa sugestão low cost que para suplente era excelente: Rafa Soares. Para titular, uma hipótese seria o Coentrão, que ainda tem qualidade para jogar num clube grande (como mostrou no Sporting no ano passado), embora seja uma sombra do que foi no SLB e nos primeiros tempos de Real.
* Médio: Aqui teria que ser um reforço digno desse nome. Falou-se no João Mário, se viesse por empréstimo, ficavam super bem servidos.
* Extremos: Um parece iminente, que é o Tabata. O outro já falo dele.
* Avançados: O Jackson Martínez está muito limitado fisicamente, mas seria um excelente reforço para reforçar o grupo dos líderes do clube, ficando como opção secundária. O outro avançado teria de ser mais ao estilo do Marega. Por exemplo, o Gio dos Santos está livre. É um jogador caro? É, mas lá está, há margem salarial dadas tantas saídas de gente que recebia bem. Este teria a vantagem de ser não só avançado como extremo, cobrindo duas lacunas.
Lá está, isto sou eu a dizer, que nem sequer quero que vocês tenham um bom mercado. Uma equipa com esse interesse e com um gabinete de scouting conseguirá decerto fazer melhor. Mais ainda, as negociatas que vocês agora têm com o banco BMG permitir-vos-ão ter excelentes jogadores brasileiros baratos a servir de trampolim, como foi o Militão. Haja competência, e dá para construir uma equipa equilibrada.