Re: [DESPORTO] Liga Portuguesa

27 Abr 2019, 15:53 [#17724]
O plantel do Porto é uma merda, que parece muito melhor porque os planteis de Benfica e Sporting são igualmente medianos. Cada vez mais penso assim.

O Porto há 5 ou 6 anos podia-se gabar de ter um plantel com craques de nível mundial. Tinha Moutinho, Hulk, Falcão, Alex Sandro, James, etc. O problema foi que os substituíram muito mal. Herrera parece muito bom mas é mediano. Brahimi parece muito bom mas é mediano. Marega marca uns golos cá mas é um barrote com pernas (basta ver a quantidade de golos que falhou contra o único adversário de valia claramente superior que o Porto enfrentou esta época). O Porto, neste momento, tem um único jogador de classe mundial, que é o Alex Telles. Vá, dou de barato o Militão. Fora isso, é um plantel medianíssimo. O Sérgio Conceição é um labrego que eu detesto, mas conseguir fazer o que ele fez com este plantel é demonstrativo que é um bom treinador. O futebol é feio? O do Simeone também era e não vejo os adeptos do Atlético tristes com os resultados que ele alcançou.

A questão é que internamente o nível baixou muito também. Os pequenos são cada vez mais pequenos (por isso é que equipas com planeamento como o Moreirense têm sucesso em fases ainda embrionárias dos projectos), e os grandes estão a enfraquecer-se. O Sporting sobrevive devido a um jogador. O Benfica tem no 11 titular miúdos longe do seu potencial máximo e jogadores medianos como Seferovic, Pizzi, Almeida ou Vlachodimos. Comparavelmente ao Porto, o Benfica tem apenas 1 jogador de classe mundial, curiosamente também o lateral esquerdo (dou de barato o Félix tal como dei o Militão, porque são miúdos que apareceram agora e têm o risco de serem 1-season wonders). Eventualmente, e porque eu adoro o rapaz, também considero o Rafa um craque superlativo, mas não o via a titular de nenhum grande europeu.

Em ambos os casos, há uma série de jogadores que, estando inseridos em contextos melhores, não se daria conta que eles não são craques superlativos também. No Porto de há 5 ou 6 anos, o Casillas actual, o Pepe actual, o Felipe ou até o próprio Herrera seriam vistos como altos craques. O mesmo pode ser dito sobre alguns jogadores do Benfica (Samaris, Gabriel, entre outros). A questão é que hoje em dia são eles as estrelas, e se o nível das estrelas baixa, é claro que o nível geral baixa também.

O Porto perde para o Benfica no banco. O Benfica, mesmo tendo um plantel desequilibrado, pôde dar-se ao luxo de substituir Jardeis e Fejsas por jogadores melhores. Já o Porto, quando Telles, Danilo ou Marega se lesionaram, só tinham entulho. Vi muitos portistas contentes com a contratação do Manafá, mas, do pouco que vi, acho que ele é um jogador muito mediano. Sem dois entre Aboubakar, Soares e Marega, o que aconteceu muitas vezes esta época, tinham que jogar cepos como André Pereira ou o Fernando.

Posto isto, se o Benfica ganhar amanhã, o que é um "se" enorme porque o Braga é uma equipa forte, o título ficará encaminhado. Só que a diferença não está no treinador, embora eu goste muito mais do Lage do que do Conceição enquanto treinadores. A diferença está mesmo no plantel. É como o Jals disse, quando o Rui Vitória era um handicap deste lado, deu para disfarçar e mesmo assim foi à rasca. Com um treinador que também sabe o que faz deste lado, as coisas complicam-se.
Última edição por CFC em 27 Abr 2019, 15:57, editado 1 vez no total.

27 Abr 2019, 16:01 [#17726]
Jals Escreveu:
27 Abr 2019, 15:56
Brahimi e Militão medianos? Cuspi-me. Ou a nossa escala é muito diferente, ou então não sei.
Não me vês a dizer que o Militão é mediano. Vês-me a dizer que é cedo para o endeusar, à semelhança do que digo sobre o Félix.

Brahimi é mediano. Tem uma capacidade de drible acima da média, mas ser um desequilibrador não chega para uma equipa grande. Nesse aspecto, faz-me lembrar o Salvio (com as devidas diferenças, porque obviamente é muito mais jogador, até porque o Salvio já nem sabe desequilibrar). Quer fintar tudo e não raras vezes acaba por perder uma bola porque perde timing.

27 Abr 2019, 16:16 [#17728]
- "Herrera parece muito bom mas é mediano." said no one. A realidade seria "Herrera parece mediano mas é péssimo."

- "A questão é que internamente o nível baixou muito também. Os pequenos são cada vez mais pequenos (por isso é que equipas com planeamento como o Moreirense têm sucesso em fases ainda embrionárias dos projectos), e os grandes estão a enfraquecer-se."
Concordo em absoluto mas adivinha de quem é a culpa? Os grandes limpam tudo o que é dinheiro e ainda têm a lata de reclamar quando os pequenos se juntam para tomar decisões a seu (dos pequenos) favor.
O FC Porto, por exemplo, reclamou do calendário e deram o exemplo da Eredivisie em relação ao Ajax. Adivinhem lá o que o Ajax faz que os grandes não fazem em Portugal?
. A Eredivisie, tal como a Premier League, distribui os direitos televisivos percentualmente tendo em conta a posição final do clube no campeonato.
. A Eredivisie é o primeiro (e que eu saiba, único) campeonato a distribuir uma percentagem dos prémios dos clubes participantes nas competições europeias pelos restantes clubes.

Melhor de tudo, foi decidido de forma unânime entre todos os clubes. Não foi preciso criar G10, 15 ou 20 e deixar de fora os papões.
https://eredivisie.nl/en-us/highlighted ... mpetitions

E o mais engraçado é que os grandes engolem todo o dinheiro porque precisam. Tanto FC Porto e Sporting estão em falência técnica, neste preciso momento. O SL Benfica não deve estar longe se não vender todos os anos os anéis que tem.

Mas como se criou este ambiente de vassalagem, ninguém diz ou faz nada. Quem diz, é porque tem o discurso encomendado.

E FOI PARANHOS QUE OS F0DEU!

27 Abr 2019, 17:45 [#17729]
Dizer isso do Herrera já é o que eu digo há muito, que o Herrera não presta e que as poucas coisas de jeito que fez no FC Porto foram alguns jogos contra o Benfica.
Agora dizer mal do Militão e do Brahimi é que não faz sentido.

O Militão é craque e já se sabia que iria ficar pouco tempo cá. Mal chegou, impôs-se no FC Porto e é de longe o melhor central do campeonato.
Não é por acaso que nem um ano passou na Europa e o Real Madrid já o comprou por 50 milhões. E se calhar não sai por mais porque o FC Porto precisa muito desse dinheiro.
Até ia mais longe e digo que ele é o segundo melhor jogador deste campeonato, atrás do Bruno Fernandes.

O Brahimi não é só tecnicamente muito bom, como melhorou no trabalho de equipa e o Sérgio o pôs a ser defensivamente agressivo. O Alex Telles bem pode agradecer ter um extremo como o Brahimi à sua frente, que fica com a vida bem mais fácil. É certo que ainda tem manias como tentar sair a fintar da sua própria defesa, mas dizer que ele é mediano é um absurdo.
Como já disse, com ele, ontem estávamos a ganhar fácil. Sem ele, perdeu-se agressividade e perdeu-se uma referência atacante.

Que o FC Porto não tem banco já se sabe. E também não tem meio-campo, e tem tido sempre azar nas lesões dos avançados (Soares e Aboubakar). O FC Porto, tirando o início da temporada passada, não conseguiu jogar com dois pontas-de-lança como queria o Sérgio nessa altura para os jogos contra equipas fechadas.

Aliás, basta ver que um dos maiores nomes do FC Porto é o Marega. Um jogador cujas qualidades resumem-se a correr e a aguentar as cargas dos adversários. Não sabe chutar, não sabe cabecear, não sabe fintar, não sabe fazer um passe mais longo. Mas a verdade é que o Sérgio conseguiu meter um jogador assim a jogar acima do esperado. E em alguns jogos, como os de relvado pesado, é o Marega que cria mais ocasiões precisamente pela velocidade e força que tem.
Se há motivos para eu querer que o Sérgio continue, é precisamente por conseguir meter a equipa a disputar o campeonato com jogadores assim. Agora imagina se ele tivesse herdado uma equipa como herdou o Villas-Boas.
Imagem

27 Abr 2019, 18:05 [#17730]
O pior nem é dizer que eles são medianos (que já é mau o suficiente), é mesmo meter o André Almeida no mesmo nível por exemplo. Fds, é um insulto aos jogadores. Se alguns nomes que estão aí são medianos, o André Almeida é o quê, esterco de cavalo?

Uma falta claríssima para o Vitória transformada em golo do Sporting. VAR. :sono:
Última edição por Jals em 27 Abr 2019, 18:56, editado 1 vez no total.
Imagem

27 Abr 2019, 19:07 [#17734]
eduardextreme Escreveu:
27 Abr 2019, 17:45
Aliás, basta ver que um dos maiores nomes do FC Porto é o Marega. Um jogador cujas qualidades resumem-se a correr e a aguentar as cargas dos adversários. Não sabe chutar, não sabe cabecear, não sabe fintar, não sabe fazer um passe mais longo. Mas a verdade é que o Sérgio conseguiu meter um jogador assim a jogar acima do esperado. E em alguns jogos, como os de relvado pesado, é o Marega que cria mais ocasiões precisamente pela velocidade e força que tem.
Se há motivos para eu querer que o Sérgio continue, é precisamente por conseguir meter a equipa a disputar o campeonato com jogadores assim. Agora imagina se ele tivesse herdado uma equipa como herdou o Villas-Boas.
Citando um amigo meu que defende as tuas cores: "nós sabemos que estamos mal quando andamos a idolatrar Maregas e Andrés Almeidas..."

27 Abr 2019, 19:18 [#17735]
eduardextreme Escreveu:
27 Abr 2019, 19:03
Que é falta do Acuña é claro, mas eu acho que é fora da área. No limite, mas é fora.
O VAR devia ter anulado o golo do Sporting por ter havido falta do Acuña, ou isso não pode ser avaliado pelo VAR?
Se a falta é fora, penso que o VAR não pode intervir apenas se o Vitória tiver recuperado a bola antes do golo do Sporting. Não sei se o fez ou não.
Imagem

27 Abr 2019, 19:28 [#17736]
Padrão Escreveu:
27 Abr 2019, 16:16
- "Herrera parece muito bom mas é mediano." said no one. A realidade seria "Herrera parece mediano mas é péssimo."

- "A questão é que internamente o nível baixou muito também. Os pequenos são cada vez mais pequenos (por isso é que equipas com planeamento como o Moreirense têm sucesso em fases ainda embrionárias dos projectos), e os grandes estão a enfraquecer-se."
Concordo em absoluto mas adivinha de quem é a culpa? Os grandes limpam tudo o que é dinheiro e ainda têm a lata de reclamar quando os pequenos se juntam para tomar decisões a seu (dos pequenos) favor.
O FC Porto, por exemplo, reclamou do calendário e deram o exemplo da Eredivisie em relação ao Ajax. Adivinhem lá o que o Ajax faz que os grandes não fazem em Portugal?
. A Eredivisie, tal como a Premier League, distribui os direitos televisivos percentualmente tendo em conta a posição final do clube no campeonato.
. A Eredivisie é o primeiro (e que eu saiba, único) campeonato a distribuir uma percentagem dos prémios dos clubes participantes nas competições europeias pelos restantes clubes.

Melhor de tudo, foi decidido de forma unânime entre todos os clubes. Não foi preciso criar G10, 15 ou 20 e deixar de fora os papões.
https://eredivisie.nl/en-us/highlighted ... mpetitions

E o mais engraçado é que os grandes engolem todo o dinheiro porque precisam. Tanto FC Porto e Sporting estão em falência técnica, neste preciso momento. O SL Benfica não deve estar longe se não vender todos os anos os anéis que tem.

Mas como se criou este ambiente de vassalagem, ninguém diz ou faz nada. Quem diz, é porque tem o discurso encomendado.
As culpas são partilhadas. Têm culpa grandes por quererem mamar tudo, e têm culpa os pequenos por não fazerem nada. Na Liga, os votos dos pequenos juntos valem muitas vezes mais as dos grandes. O G15 apresentou medidas interessantes, porque é que não foram implementadas? Porque o Porto e o Sporting abandonaram a reunião? Não, porque se acagaçaram.

Anyway, o principal foco de culpa nem é esse, é mesmo o facto de a maior parte dos clubes não ter um projecto. Clubes como o Belenenses ou o Portimonense, entre outros (Aves acho que já não tem lá um brasileiro a mamar, mas não sei se o M.O. continua igual) existem para os seus presidentes mamarem à sua custa. Clubes como o Setúbal estão financeiramente de rastos, não pagam a jogadores, e todos os anos continuam na Primeira (não sei como é que apresentam garantias financeiras...). Quantos clubes é que, efetivamente, têm um projecto desportivo sólido? Muito poucos. Fora os grandes conto 3 ou 4:
1. Braga, que até há pouco tempo era o único extra-grandes com uma equipa de scouting, de acordo com o Boto
2. Guimarães, que tem uma boa tradição de apostar em miúdos, e há muitos jogadores bons aí espalhados (Ricardo Pereira, André André, Cláudio Ramos, Hernani, Xande Silva, Paulo Oliveira, Josué Sá, João Pedro, Tomané, etc...
3. Moreirense, que acho que vai construir um centro de formação em breve e tem sido inteligente e coerente na construção de plantel
4. Rio Ave, que mesmo sendo Mendes FC, tem um projecto interessante e tem sido coerente nas apostas que faz, principalmente nos treinadores (Daniel Ramos é excepção mas também chegou a meio)
5. Ainda não sei como catalogar o Santa Clara

De resto, vemos muito clube que contrata pelo Youtube ou pelos empresários, vemos clubes cujo presidente não percebe um caralho de futebol e toma decisões às 3 pancadas (casos do Tondela, do Chaves, entre outros), clubes como o Marítimo que mamam imenso do governo regional, e a verdade é que resultados cadê? Sim, as dificuldades financeiras são uma realidade, mas quando falta ambição e acima de tudo competência, é natural que a maior parte dos clubes não dê o passo em frente. O Braga há década e meia era mais um desses clubes pequenos que queria era não descer, mas cresceu porque acima de tudo tinha um projecto. Inicialmente aproveitava os restos dos grandes, depois começou a ser uma espécie de bicho papão dos pequenos e a ir petiscar a alguns clubes de maior nomeada europeus e agora é crónico 4º, por vezes pódio, e faz ocasionalmente faz campanhas europeias interessantes. Sim, o Salvador também deve mamar algum, mas construiu um clube grande porque foi competente.

Por isso, sim, os grandes têm muita culpa, estou completamente de acordo. Mas os próprios clubes pequenos também não podem ser isentados, quando são muito poucos os casos em que há competência na gestão.

27 Abr 2019, 19:42 [#17737]
Jals Escreveu:
27 Abr 2019, 19:18
eduardextreme Escreveu:
Que é falta do Acuña é claro, mas eu acho que é fora da área. No limite, mas é fora.
O VAR devia ter anulado o golo do Sporting por ter havido falta do Acuña, ou isso não pode ser avaliado pelo VAR?
Se a falta é fora, penso que o VAR não pode intervir apenas se o Vitória tiver recuperado a bola antes do golo do Sporting. Não sei se o fez ou não.
Acho que sim, que o Vitória chegou a recuperar a bola. Se calhar foi por isso que o golo não foi anulado pelo VAR.
O árbitro principal devia ter apitado a falta, que ela é clara.
Imagem

28 Abr 2019, 01:18 [#17738]
Jals Escreveu:
27 Abr 2019, 19:18
eduardextreme Escreveu:
Cheguei agora a casa, e não vi resumo nenhum do jogo, vi no estádio..
O que estavam a dizer é que após a "falta" o Guimarães teve posse de bola. A partir desse momento é um lance diferente por isso o não voltar atrás..
Mas não vi nada sobre isso ainda..
Imagem