Re: [DESPORTO] UEFA - Liga Europa

21 Mai 2018, 14:18 [#3368]
Tugão being Tugão. Só mesmo no Tugão é que um clube tem de enviar a certificação até ao início de Dezembro. Vamos supor que, num cenário muito hipotético, era o Caldas que ganhava a Taça. Nunca na vida podiam ir à Europa.

Numa qualquer liga competente, se há estes problemas de dinheiro em quase todos os clubes, a Liga assumia a despesa e depois cobrava aos clubes interessados. Em Portugal ninguém quer saber.

21 Mai 2018, 22:11 [#3369]
Mas é até Dezembro em Portugal ou para a UEFA em geral? Não percebo o porquê de ser tão cedo, estes clubes sabem lá se vão à Europa ou não nessa altura. Deve ser para receber mais uns trocos de clubes que se calhar até pagam e depois nem vão por não conseguirem classificação.
Imagem

21 Mai 2018, 22:38 [#3370]
Estive a ler o regulamento da Liga Europa e, para um clube ser elegível, este precisa de:
- Preencher documentação administrativa da UEFA até 1 de Junho de 2018.
- Obter licenciamento do organismo nacional competente (FPF? LPFP?) para ser incluído na lista a ser enviada para a UEFA.

A mim parece-me que é responsabilidade dos organismos nacionais e não da UEFA.

https://www.uefa.com/MultimediaFiles/Do ... WNLOAD.pdf

Já agora. Podia acontecer que o Aves tivesse de jogar em casa emprestada. Não sei se o estádio deles cumpre os requisitos da UEFA.
O Paços teve de jogar o playoff da Liga dos Campeões com o Zenit no Estádio do Dragão.
Face à presença do FC Porto na Liga dos Campeões e à possível presença do Braga na Liga Europa, o espectável seria jogar no D. Afonso Henriques do Vitória SC.
Imagem

22 Mai 2018, 17:20 [#3374]
Padrão Escreveu:
21 Mai 2018, 23:13
É responsabilidade da FPF e o tal licenciamento tem um custo de cerca de 40 - 50 mil euros. Por isso é que nenhuma equipa da dimensão do Aves o tiraria.
Claro que não. Nos últimos 20 anos, só por 5 vezes ganhou uma equipa fora dos 3 grandes. Mais que isso, em duas dessas ocasiões, tratava-se de Braga e VSC, crónicos candidatos à Europa. Antes, chegar à final já dava para ir à Europa, agora é preciso mesmo vencer. Porque é que estas equipas, muitas delas à rasca para pagar salários, haveriam de estoirar 50 mil euros neste licenciamento, tendo em conta as reduzidas chances de reaverem esse dinheiro? O Aves, em Dezembro, lutava para não descer (logo, Europa via liga era quase impossível), e a taça estava numa fase inicial. Só mesmo nesta ligazita da treta é que um clube como o Aves é colocado nesta situação.

Há dois ou três anos (ou se calhar mais), lembro-me que o Estoril teve uma eliminatória contra um clube da 3ª divisão austríaca ou o carago. Será que também pagaram o licenciamento em Dezembro? Sérias dúvidas. A mim parece-me que só se a UEFA foi amiga é que o Aves vai à Europa, porque o mal está feito e pela FPF ou pela liga ou lá o que é não vai dar, mas que esta situação é vergonhosa, isso é, porque o orçamento do Aves do próximo ano estaria pago só com a disputa de 6 jogos, devido ao mérito desportivo apenas, e assim deixa de estar.

Viva o tugãozinho.