Espero que seja desta que o Jesualdo se vá embora.
Erros crassos do Porto:
1º - O mesmo de sempre: entrar com medo nos jogos da Champions contra equipas superiores. Depois, quando levam o golo nos primeiros 15, 20 minutos, começam a jogar com a cabeça levantada porque já não têm a pressão de segurar resultados em cima deles. Raios, jogadores pagos como estes tipos não podem fazer isto nem uma vez, quanto mais fazê-lo durante tanto tempo. Parece-me claramente "imagem de marca" de Jesualdo, sempre me lembro dos seus "Portos" a jogarem assim contra Chelsea, Arsenal e afins.
2º - Nuno André Coelho no meio-campo: temos aqui um caso óbvio de vício incontrolável no PES por parte de Jesualdo. Ora, eu compreendo a posição dele: no PES, se não temos Fernando e queremos dar dimensão física ao meio-campo, podemos por no seu lugar um central com características mais modernas (mais rápido, ágil, melhor no domínio da bola) e acabamos por fazer um brilharete, ganhamos o jogo e ainda contamos o brilhante feito aos nossos amigos, deixando-os de boca aberta. Agora, o homem confundiu realidade com PES e apesar da setinha do N.A. Coelho ter estado, na minha opinião, laranja ou até vermelha, é óbvio que um jogador que não faz esta posição, que nem na Liga Sagres jogou este ano, e que se estreia contra o Arsenal no Emirates com uma vantagem de 2-1 não pode jogar a um nível excepcional. Meus amigos, isto é pura estupidez, não há volta a dar. Talvez na Taça isto resultasse, talvez até num jogo da Liga, mas num jogo destes?
O rapaz até nem jogou mal, mas tacticamente foi muito fraquinho, por culpa única do treinador.
3º - Hulk: perdi a conta dos dias em que ficou sem jogar, depois de repente o treinador decide colocá-lo contra o Arsenal em casa, e não satisfeito com a burrice volta a cometê-la na segunda mão. mais uma vez, o vício do PES: Hulk é Hulk, o nome dele é que conta porque junto ao nome dele aparece um overall jeitoso. Até pode estar com a setinha azul-clara, mas continua ainda assim a ser 3 ou 4x melhor que Mariano com a setinha laranja ou até vermelha. Por isso, "bora" pô-lo em jogo. E o problema situa-se aqui mesmo, num jogador que faz 2 jogos de altíssimo nível em muitos dias sem jogar. É que este efeito da falta de jogo nas pernas podia-se sentir menos num jogador emocionalmente mais equilibrado, mas logo o jogador que usa mais o coração para jogar na equipa e que por sinal até é o mais individualista...óbvio, fome de bola ainda maior que só se podia traduzir num banho de bola ou então num fracasso total. E digamos que inventar perante o Arsenal às vezes nem no PES funciona. Tem que aprender com os bons exemplos neste ramo, vá perguntando aos campeões dos torneios PES, adquira alguns conhecimentos que pelos vistos ainda não sabe aplicar no PES (para posteriormente aplicar na realidade). "Too bad", senhor Jesualdo.
Helton salvou a equipa de ainda maior desilusão, os centrais estiveram mal, Fucile ofereceu um golo e fez na 2ª parte o que deveria ter feito já na primeira: cavar um buraco e esconder-se lá até ao final do jogo; Alvaro esteve menos mal, Meireles esteve permissivo defensivamente (sem vontade nem garra), Rúben Micael deixou-se engolir pelo Arsenal e jogou mal, Varela foi dos melhores mas não pôde remar contra a maré sozinho; Hulk bem que tentou mas não se lhe pode pedir mais; Falcao esteve como sempre: lutador e a tentar fazer algo. Dois jogadores parecidos com Varela e Falcao no meio-campo e defesa deste Porto era espectacular.
Termino com a esperança que esta amostra de treinador se vá de vez, depois de erros óbvios: com esta equipa podia ter feito muito mais este ano.
Nota final para o campeonato, época em que o Porto finalmente teve adversário(s) à altura e fraquejou, provando que não foi só mérito portista nos últimos campeonatos conquistados.