Bairro Social Do Aleixo

17 Dez 2011, 17:08 [#1]
o que tem a dizer sobre isto? :cabecada:

A torre 5 do bairro do Aleixo, no Porto, foi demolida por implosão, às 11h45, numa operação que envolveu cerca de 300 operacionais e que obrigou 509 moradores a abandonar o perímetro de segurança.

A implosão dos 13 pisos da primeira das cinco torres do bairro a serem demolidas envolveu 150 quilos de vários tipos de material explosivo.

A demolição ocorreu dez anos após a primeira vitória eleitoral do presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, em 2001. O autarca assistiu à demolição a bordo de uma embarcação, no rio Douro.

A operação começou pelas 7h00, com a chegada dos operacionais para acções de policiamento e controlo de circulação e acesso à zona.

Entre as 8h30 e as 10h30, foram retirados os moradores das torres 3 e 4 e das casas localizadas entre os números 1 e 280 na rua Mocidade da Arrábida.

Na implosão, foram usadas 550 cargas explosivas no interior do edifício, aplicadas nos três primeiros pisos e no oitavo.

Vinte e cinco quilos de explosivos foram distribuídos pelos dez tanques de água instalados em torno do imóvel para absorver poeiras e detritos da implosão.

No terreno estiveram entre 250 e 300 elementos das várias entidades envolvidas.

O trânsito está cortado nos acessos ao perímetro de segurança (cerca de oito hectares): a Norte, no gaveto formado pelas ruas Carvalho Barbosa e Arnaldo Leite, a Nascente, na Rua da Mocidade da Arrábida e a Poente, no gaveto formado pelas ruas Carvalho Barbosa e do Aleixo.

Na marginal, na Rua do Ouro, a interrupção do trânsito foi feita minutos antes da implosão, mas a circulação estará condicionada.

A linha ZL, da STCP, está suspensa durante o período de alerta.

A demolição do Aleixo é um compromisso do actual executivo camarário, assumido na campanha eleitoral de 2009.
Última edição por maced03 em 17 Dez 2011, 19:41, editado 1 vez no total.

Re: Bairro Social Do Aleixo

17 Dez 2011, 19:20 [#4]
Eu achei piada a um guna autêntico que quando teve o seu tempo de antena só disse:

- Não havia assaltos, qualquer pessoa podia passar no bairro, o ambiente era pacífico.

Ele com aquele aspecto pensei...claro, claro...
Não vale a pena fazerem copy-paste na minha sign. Não tem rigorosamente nada.

17 Dez 2011, 19:43 [#6]
BeFree_19 Escreveu:Sim não tinha. Mas ele começaram pela torre mais calma, não sei se entendem.
Mas eles vão demolir as torres todas, têm de evacuá-las.
caseir0 Escreveu:Eu achei piada a um guna autêntico que quando teve o seu tempo de antena só disse:
- Não havia assaltos, qualquer pessoa podia passar no bairro, o ambiente era pacífico.
Eu moro à beira de um bairro onde de longe a longe ocorrem uns problemas, mas de resto é calmo.
Nunca fui assaltado na minha vida e dificilmente serei assaltado naquela zona, eles já sabem que eu moro à beira deles e das suas mães. :geek:
Imagem

17 Dez 2011, 20:04 [#8]
eduardextreme Escreveu:
BeFree_19 Escreveu:Sim não tinha. Mas ele começaram pela torre mais calma, não sei se entendem.
Mas eles vão demolir as torres todas, têm de evacuá-las.
caseir0 Escreveu:Eu achei piada a um guna autêntico que quando teve o seu tempo de antena só disse:
Eu moro à beira de um bairro onde de longe a longe ocorrem uns problemas, mas de resto é calmo.
Nunca fui assaltado na minha vida e dificilmente serei assaltado naquela zona, eles já sabem que eu moro à beira deles e das suas mães. :geek:
E se eles quisessem começavam pela pior torre.
Imagem

17 Dez 2011, 20:19 [#11]
lol, lembra-me os bairros de Cracóvia :geek:

separar as pessoas, por géneros e classes, é uma afronta aos direitos do ser Humano
sei de muitos amigos da Afurada, que foram viver para lá e encontrava-os em campo do Pasteleira como adversários
e a atitude deles já não seria a mesma de quando jogávamos juntos no Candal.

Que quero dizer, a mudança de local pode ser um factor positivo (melhor sítio que a casa anterior) e negativo (perda de contactos, sentir como um "peixe fora de àgua") e depois vem os hábitos, como ser toxicodependente e ser um marginal, que é isso que acontece

eu sou contra os bairros, que assim dividem as classes e depois cria-se um estigma anti-social (lembro-me de um colega dizer para não ir ao Aleixo, porque me roubavam-me, blá blá blá, mas a namorada vivia lá depois da mudança da Afurada e nunca me aconteceu nada a mim nem a eles) tal como as pessoas pensam na Ribeira, Sé, Aldoar, Cerco, só citando alguns da Cidade do Porto

tenho dito

17 Dez 2011, 20:31 [#13]
Isso da Torre 5 ser a primeira não tem sentido de discussão. Se vão todas ser demolidas qual é a lógica de haver uma primeira a ser? Não é necessária ordem nenhuma, a meu ver. Foi uma excelente medida do Sr. Rui Rio. Dos políticos que mais admiro e tenho pena que ele não tenha aceite ser Secretário-Geral do PSD e consequente candidato a Primeiro-Ministro.

PS: No primeiro video do post gosto bastante do «Rihanna REGRASSA a Lisboa amanhã» grin