Não esperes pelo amanhã (Infertilidade)

16 Jan 2012, 14:52 [#1]
Bem, como este tópico é para expormos situações da sociedade, aproveito para deixar aqui o meu testemunho, de uma coisa que me afecta directamente, e por isso aproveito para vos dar a minha visão.

À cerca de 2/3 anos, eu e a minha esposa começámos a tentar engravidar (a minha ideia era ter sido até um pouco mais cedo, mas como Portugueses que somos, vamos deixando passar sempre uns tempos, ou por causa da crise, ou pela instabilidade no trabalho).
Como a vida não são rosas, e parece que as coisas más só acontecem às pessoas boas, andei cerca de um ano sem conseguirmos engravidar (digo conseguirmos engravidar pois a gravidez não é apenas da mulher, é algo que envolve o casal). Após esse tempo, eu e a minha esposa começamos a ir a consultas com um ginecologista que é responsável do PMA do Hospital Pediátrico de Coimbra (Procriação Medicamente Assistida), que após me mandar fazer alguns espermogramas detectou que tenho contagem baixa de espermatozóides, e os poucos que tenho são muito estáticos. Após isso, avançamos para tratamentos no hospital público (em 2 anos, fizemos 2 tratamentos, que deram negativo). Para quem não sabe, no hospital público cada casal tem direito a apenas 3 tratamentos (o que considero uma aberração em comparação à lei do Aborto, que não contempla limites de abortos por pessoa, e ainda por cima cada tratamento pelo Privado ronda os 5000€, e as taxas de sucesso andam apenas perto dos 30%).
Após os maus resultados do 2º tratamento, fui encaminhado para um Urologista, que me diagnosticou um Varicocelo (uma espécie de variz) nos testículos, o que provoca o aquecimento dos testículos, e para quem não sabe, os testículos não devem ser expostos a temperaturas altas (daí eles estarem "fora" do corpo humano, e de muitas vezes se ouvir as histórias de não devermos usar portáteis no colo). Fui fazer a cirurgia a semana passada para fechar a veia que "alimentava" o Varicocelo, mas visto ter sido detectado em idade "avançada" (já tenho 31 anos), poderá não alterar muito, pois o mal já está feito.

Assim, decidi usar a minha experiência pessoal, e o meu dever cívico, para vos dizer (pelo menos aos mais grandinhos, pois temos aqui muita malta nova que não faz ideia nenhuma do que falo):
Não deixem passar o tempo como eu fiz.
Assim que "sintam" a vontade de ser pais e tenham condições para tal, avancem ;)
Não esperem que a "crise" acabe, pois crise vai haver sempre.
Vão regularmente ao médico, e se possível façam consultas de Urologia, pois as coisas com tempo podem ser corrigidas.

Este é o meu conselho. Usem-no (se acharem que o devem fazer), e se algum de vocês algum dia tiver um problema relacionado, têm aqui um amigo (e com experiência) que vos pode ajudar :)

Re: Não esperes pelo amanhã (Infertilidade)

16 Jan 2012, 15:03 [#2]
Por acaso já sabia dessa tua história e tenho-te a dizer que és um exemplo para todos aqueles que um dia ambicionam ser pais. Infelizmente, tal como tu disseste, parece que as coisas más só acontecem as pessoas boas e, neste caso, acontecem às pessoas que desejam muito ter um filho e constituir família. Vemos muitas vezes notícias de bebés abandonados e, é nessas alturas que penso no quanto a vida pode ser injusta, pois esses pais de certeza que não desejaram ter um filho e não demonstraram ama-lo, caso contrário, não víamos notícias de bebés abandonados em caixotes do lixo, rios e afins como tem sido muitas vezes notícia (infelizmente).

Só te posso deixar aqui um palavra de força e que nunca desistas de procurar esse vosso sonho. As tecnologias vão avançando e, quem sabe um dia, poderão realmente concretizar esse desejo. Até lá, mantenham-se unidos e felizes, como sei que vocês fazem por ser.

Já pensaste na opção de adoptar uma criança? Apesar de em Portugal isso parecer bastante difícil e envolver imensa burocracia (muita dela inútil), não é vergonha nenhuma adoptar uma criança. Aliás, é um acto muito nobre!

16 Jan 2012, 15:09 [#3]
Tenho de concordar com o tudo, eu posso ser novo para pensar nisso de ter filhos e coisas desse tipo. Mas sei que deve ser muito dificil tentar engravidar e não conseguir, deve ser muito complicado mesmo. Espero que um dia tu e a tua mulher consigam o que tanto desejam, ter o vosso próprio filho. Outra coisa é o que o RSantos diz, ainda não pensaste em adotar uma criança?
Imagem

16 Jan 2012, 15:30 [#4]
Pois amigo eu já tinha conversado contigo, sinto muita pena por isso que estás a passar e tal como te disse os casais hoje em dia estão a ter filhos cada vez mais perto dos 40 e inclusive por isso nunca percas a esperança. A questão de adoptar, é de facto algo muito honrado nesta sociedade onde cada vez mais instituições têm crianças a mais para os espaços que possuem (embora realmente acredite que não há nada como termos um feito por nós). Vou-te dizer a minha prima demorou 4 anos até conseguir engravidar e hoje em dia está ali de barriga cheia por isso continua a tentar, e em último caso, podes sempre cumprir o sonho de "ser" pai de uma criança através da adopção. :)

16 Jan 2012, 15:33 [#5]
pdomingues!

:prayer:

Infelizmente como dizes isso só acontece a pessoas boas, infelizmente. Apesar de te conhecer virtualmente tenho a certeza que és um senhor fora da DTL e que merecias ter esse prazer de poder criar uma vida.

Não sei que dizer mais...

Espero que consigas resolver a tua situação, mesmo.
Não vale a pena fazerem copy-paste na minha sign. Não tem rigorosamente nada.

16 Jan 2012, 16:18 [#7]
pdomingues Escreveu:Para quem não sabe, no hospital público cada casal tem direito a apenas 3 tratamentos (o que considero uma aberração em comparação à lei do Aborto, que não contempla limites de abortos por pessoa, e ainda por cima cada tratamento pelo Privado ronda os 5000€, e as taxas de sucesso andam apenas perto dos 30%).
Eu não sei até que ponto o número de abortos é ilimitado. Espero que o seja se e só se houver uma razão válida (Violação, Malformação do feto, etc.).

Essa limitação no número de tratamentos é injusta. Mas num mundo e num país preocupado em cortar despesas, põe-se sempre de lado aquilo que é verdadeiramente importante.

Não podes usar o número de tratamentos de outra pessoa? grin
pdomingues Escreveu:mas visto ter sido detectado em idade "avançada" (já tenho 31 anos), poderá não alterar muito, pois o mal já está feito.
31 anos é uma idade avançada? Vê se isso é verdade no tópico "Velhos são os trapos!" do José Mourinho. ;)
RSantos Escreveu:Já pensaste na opção de adoptar uma criança? Apesar de em Portugal isso parecer bastante difícil e envolver imensa burocracia (muita dela inútil), não é vergonha nenhuma adoptar uma criança. Aliás, é um acto muito nobre!
Foi uma das coisas que me veio à cabeça.
Mas embora possa parecer óbvio em termos práticos, não o é em termos emocionais.

Acredito que a tua história fará a diferença na cabeça de muitos, em algum momento.
Boa sorte pdomingues.
Imagem

16 Jan 2012, 16:34 [#8]
eduardextreme Escreveu:Eu não sei até que ponto o número de abortos é ilimitado. Espero que o seja se e só se houver uma razão válida (Violação, Malformação do feto, etc.).
É mesmo assim, infelizmente. Há dias passou na televisão uma reportagem de uma mulher que já fez 12!!! abortos desde que a nova lei entrou em vigor, ou seja, como eu suspeitava o aborto é o novo método contraceptivo em Portugal (e atenção que não tenho nada contra o Aborto, tal como o Edu concordo com abortos em caso de violação e mal formação...)
RSantos Escreveu:Já pensaste na opção de adoptar uma criança? Apesar de em Portugal isso parecer bastante difícil e envolver imensa burocracia (muita dela inútil), não é vergonha nenhuma adoptar uma criança. Aliás, é um acto muito nobre!
A minha resolução de fim de ano na última passagem de ano foi essa: se não engravidarmos até ao fim do ano, inscreve-mo-nos na lista de adopção. O problema é que a espera em muitos casos passa os 6 anos, e muito dificilmente adoptas um bebé, e o meu sonho era mesmo acompanhar desde a fase de bebé para a frente.
As burocracias em Portugal são tantas, que até uma coisa que devia ser tratada com celeridade (adopção) arrasta-se anos e anos...

Mas eu não perco a esperança.
Como diz o médico da minha esposa, a ciência hoje em dia permite-nos muito, e acabando no público vou para o Privado, pois para mim investir um filho é muito mais importante que investir num carro, ou luxos "fúteis". E se não conseguir com esperma meu, nem que use esperma doado (o que se torna mais complicado, pois em Portugal não há banco de esperma, teria que recorrer a Espanha). Mas o sonho comanda a vida, e o meu sonho é este ;)

16 Jan 2012, 17:13 [#9]
pdomingues Escreveu:
eduardextreme Escreveu:Eu não sei até que ponto o número de abortos é ilimitado. Espero que o seja se e só se houver uma razão válida (Violação, Malformação do feto, etc.).
É mesmo assim, infelizmente. Há dias passou na televisão uma reportagem de uma mulher que já fez 12!!! abortos desde que a nova lei entrou em vigor, ou seja, como eu suspeitava o aborto é o novo método contraceptivo em Portugal (e atenção que não tenho nada contra o Aborto, tal como o Edu concordo com abortos em caso de violação e mal formação...)
Isso é mesmo vergonhoso. Ainda por cima pago pelos contribuintes!
pdomingues Escreveu:A minha resolução de fim de ano na última passagem de ano foi essa: se não engravidarmos até ao fim do ano, inscreve-mo-nos na lista de adopção. O problema é que a espera em muitos casos passa os 6 anos, e muito dificilmente adoptas um bebé, e o meu sonho era mesmo acompanhar desde a fase de bebé para a frente.
As burocracias em Portugal são tantas, que até uma coisa que devia ser tratada com celeridade (adopção) arrasta-se anos e anos...
Não sei se isso é verdade para todos, tens de investigar. Se calhar aconteceu a algumas pessoas o processo demorar muito tempo e generalizou-se a ideia de que o processo era lento para todos.
pdomingues Escreveu:E se não conseguir com esperma meu, nem que use esperma doado (o que se torna mais complicado, pois em Portugal não há banco de esperma, teria que recorrer a Espanha).
Assim o teu filho seria mesmo Dominguez. grin grin
pdomingues Escreveu:Mas o sonho comanda a vida, e o meu sonho é este ;)
Imagem

16 Jan 2012, 17:18 [#10]
De facto, as coisas más acontecem mesmo a pessoas boas, porque tenho a certeza que lá fora és tão bom e amigo como cá na DTL. A única coisa que te digo é para não desistires, pois como já disseste, as tecnologias estão sempre a evoluir, e como também não tens problemas em recorrer ao privado se for mesmo necessário, tenho a certeza que vais conseguir concretizar o teu sonho. Mais uma vez, força pdomingues :)
Imagem

16 Jan 2012, 17:20 [#11]
Por acaso não me tinha ocorrido a opção de poderes recorrer ao banco de esperma, mas é uma boa solução. Assim, podes acompanhar toda a vida do teu filho, não perderás nenhuma fase importante do seu crescimento e, não é por recorreres ao banco de esperma que é menos teu filho do que se fosse utilizado o teu esperma. Pai é aquele que dá carinho, cuida e trata o seu filho com amor. ;)

Em todo o caso, acho que devias registar-te já na lista de espera para adopção. É da maneira que evitas esperar muito mais tempo caso realmente optes por adoptar uma criança.

Essa dos abortos é ridículo! É uma vergonha.

16 Jan 2012, 22:44 [#13]
Nós já falamos sobre isto. Pessoalmente se isso me acontecer não fico aborrecido e parto para a adopção. E aí está, quanto mais cedo melhor. Mas compreendo muito o teu lado, era algo 100% teu, tinha os teus genes, etc... mas isso dos genes quer dizer que ele não seria um matador, podia calhar um Ronaldo. Estou a brincar um bocado mas quero o que for melhor para ti. Quero que corra tudo bem, que resulte. Quero-te feliz, que te sintas realizado.

E não é só neste problema, é em qualquer problema os amigos estão sempre lá e no que toca a mim estarei sempre ao teu lado, como te disse tu mereces tudo, és um senhor a todos os níveis e todos neste fórum partilham esta opinião.

O resto já todos disseram e até eu mesmo já te o disse. E com sorte quando chegares a velho já haverá uma máquina do tempo e a poção da juventude.
Imagem

16 Jan 2012, 22:57 [#15]
É uma situação deveras complicada, eu sei o que sentes, pois eu também sinto cada vez mais vontade de ser pai, também temos idade parecidas tenho 29 anos. Tu já sabes a minha opinião sobre isso, e sempre torci para que consigas ser pai, e também te digo se não conseguires que seja dos teus genes, seja adoptado pois pelo que conheço de ti vais ama-lo tanto como se fosse dos teus genes.

A mensagem que deixas tem a sua razão de ser, claro que os mais novos aqui no fórum não percebem bem o que é o sentido da paternidade, e sinceramente nessas idades é preciso acima de tudo cuidados para evitar gravidez indesejada ou pior ainda doenças sexuais, porque um jovem de 15 ou 16 anos não tem capacidade mental para estar apto para educar uma criança... mas depois da personalidade formada assim por volta dos 25 anos mais ou menos, esse texto já faz bastante sentido.

Pedro há sempre uma solução para seres pai, seja de que maneira for, e a adopção é um excelente via, embora como referiste é muito complicado neste país que tudo demora eternidades.

Mas nunca desistas, pois só dos bravos reza a história...e um dia vais ter um descendente para continuar a tua grande história...força nisso :D
Legendary Striker... is back again 8)

16 Jan 2012, 22:59 [#16]
marcioo Escreveu:Eu tenho muito medo de isso me acontecer e tenho de mudar muito a minha maneira de estar porque costumo estar com o computador ao colo, o que me pode prejudicar muito... :/
Fazes como eu e metes uma almofada entre as pernas e o portátil. Eu uso-a mais por ser confortável, mas também tem essa útil funcionalidade. grin
Imagem

16 Jan 2012, 23:19 [#17]
eduardextreme Escreveu:
marcioo Escreveu:Eu tenho muito medo de isso me acontecer e tenho de mudar muito a minha maneira de estar porque costumo estar com o computador ao colo, o que me pode prejudicar muito... :/
Fazes como eu e metes uma almofada entre as pernas e o portátil. Eu uso-a mais por ser confortável, mas também tem essa útil funcionalidade. grin
Não continua a fazer mal? Então vou optar pelo teu caso e permite-me copiar xD

Mas agora virando para o problema do pdomingues, como diz o Flexi, consegues ser pai de qualquer das maneiras, seja teu ou teu (não sei se me percebes) mas o que realço é a falta coordenação para adoptar em Portugal, acho que existe um longo tempo de espera para se conseguir adoptar uma criança mas não sei bem... E ainda fico com pena das crianças a partir dos 7 anos que muitas vezes não conseguem ser adoptadas e não se sabe o seu futuro porque chega a uma altura e não existe casa de adopção para eles... É triste mas é verdade.

17 Jan 2012, 03:19 [#18]
É algo que ninguém espera, só acontece a pessoas que querem mesmo ser pais e que vão tratar bem os filhos,a vida tem destas coisas injustas.
A adopção é um bom caminho se não houver outra alternativa,mas em portugal não sei se as burocracias se tornam sustentáveis financeiramente.
Eu também tou naquele idade que já podia ser pai,casado e tal.mas as coisas não estão a ir por esse caminho infelizmente devido a razoes financeiras e por não ter encontrado "aquela" pessoa,e não faço ideia se posso ter o mesmo problema,é daquelas coisas que só se começa a ver quando as coisas não correm bem em termos de ela engravidar.
So te posso dizer que a vida continua e tu e a tua mulher continuem felizes e unidos,que a solução vai aparecer por um caminho ou por outro ;)
Imagem

17 Jan 2012, 03:27 [#19]
The_Leixonense Escreveu:Eu também tou naquele idade que já podia ser pai,casado e tal.mas as coisas não estão a ir por esse caminho infelizmente devido a razoes financeiras e por não ter encontrado "aquela" pessoa.
E não faço ideia se posso ter o mesmo problema,é daquelas coisas que só se começa a ver quando as coisas não correm bem em termos de ela engravidar.
So te posso dizer que a vida continua e tu e a tua mulher continuem felizes e unidos,que a solução vai aparecer por um caminho ou por outro ;)
o mesmo caso que tenho, e é pena essa dura realidade que o Pdomingues está a passar
espero que arranje a melhor solução possível, e digo/escrevo isto do fundo do coração. :cry:

Agora vou sair que eu não sou um gajo sentimentalista (fogo que tenho algo no olho)

17 Jan 2012, 04:01 [#20]
Mas, se calhar ironicamente, somos uns sortudos. Temos comida, água quente, uma cama e se calhar nem todos nesta comunidade tem essas condições mínimas. Mas sim, mesmo assim a vida continua a ser injusta. Não é por estarem piores, por morrerem à fome que a nossa vida é justa e perfeita, longe disso. A vida dá nozes a quem não tem dentes ou simplesmente nem gosta de nozes ou não quer saber delas e vice versa. Resta sermos felizes e isso aposto que o pdomingues é. Agora 100% realizado? Não.
Imagem