Re: [ACTUALIDADE] Assunto do dia

19 Abr 2012, 16:43 [#281]
eduardextreme Escreveu:Os não-católicos e pseudo-católicos não celebram o Natal, pois quantos deles vão à missa do galo por exemplo? Ah pois é!
Há é uma quantidade colossal de consumismo e uma reunião familiar, coisas que não têm nada a ver com a religião.

Não esquecer que o Natal já era celebrado antes de existir o Cristianismo, a celebração do Solstício de Inverno.
Não percebi o que disseste. A lógica diz que quem vai à missa do Galo são os católicos, e não os outros. Mesmo que aqueles católicos que não vão à missa do Galo por estarem a conviver, acabam por ir nesse dia mais tarde, às 19h00.
O Natal tornou-se num consumismo e reunião familiar, mas não se resume a isso, pelo menos para quem acredita.

A celebração do Solstício de Inverno nada tem a ver com o Natal, até porque a distribuição das prendas advém do cristianismo (Reis Magos). Os não-católicos não têm motivos nenhuns para celebrar o Natal da forma que celebram, pois não têm mais nada na mente para além do tal consumismo de que falaste. Ou vão me dizer que passam um ano inteiro à espera do Solstício de Inverno, porque é um acontecimento muito importante?
Vive o privilégio!

19 Abr 2012, 17:19 [#284]
Jals Escreveu:E os que são muçulmanos ou judeus ou o que lhes der na cabeça e vivem cá? Também não os têm BeFree. Então pronto, ninguém devia ter, ponto final.
Han? :mrgreen:
Estás mesmo a comparar a dimensão que os católicos têm em Portugal com a dimensão que os muçulmanos ou judeus têm? Achas que nos outros continentes não têm também feriados para a religião mais aclamada de cada país? Credo, que argumento tão inválido. :geek:

Acho muita piada às pessoas que ditam os pontos finais.
Vive o privilégio!

19 Abr 2012, 17:24 [#285]
Rubby Escreveu:A celebração do Solstício de Inverno nada tem a ver com o Natal, até porque a distribuição das prendas advém do cristianismo (Reis Magos).
Que sentido faz essa adaptação?
O consumismo não tem nada a ver com o cristianismo, até o Papa já o veio condenar.
Rubby Escreveu:Os não-católicos não têm motivos nenhuns para celebrar o Natal da forma que celebram, pois não têm mais nada na mente para além do tal consumismo de que falaste. Ou vão me dizer que passam um ano inteiro à espera do Solstício de Inverno, porque é um acontecimento muito importante?
E é o que fazem. ;)

E não te esqueças que só as crianças anseiam o Natal, para receber brinquedos. ;)
Rubby Escreveu:Estás mesmo a comparar a dimensão que os católicos têm em Portugal com a dimensão que os muçulmanos ou judeus têm? Achas que nos outros continentes não têm também feriados para a religião mais aclamada de cada país? Credo, que argumento tão inválido. :geek:
Ah, então como a maioria é católica, todos devem ser tratados como católicos. Faz sentido.
Também devíamos ter o feriado da raça branca, feriado do heterosexual, feriado do sexo masculino...
Imagem

19 Abr 2012, 17:29 [#286]
eduardextreme Escreveu:Ah, então como a maioria é católica, todos devem ser tratados como católicos. Faz sentido.
Também devíamos ter o feriado da raça branca, feriado do heterosexual, feriado do sexo masculino...
Todos? Mas alguém obriga os não-católicos a ir à missa ao feriado? Caso não saibas, os feriados católicos (tirando o Natal) nem obrigam ao fecho dos estabelecimentos, contrariamente aos restantes feriados. As pessoas simplesmente aproveitam porque querem. Já para não dizer que claro, muitos deles serão movidos para o fim-de-semana.
Há-que haver algum respeito pelas crenças dos outros, e acredites ou não, o catolicismo ajuda muito as pessoas, até mesmo quem não acredita em Deus pode ajudar.

Já agora, vamos ao ponto onde isto tudo começou: não é pela extinção de feriados que saímos da crise, estas medidas servem apenas para o governo dizer que está a fazer alguma coisa.
Vive o privilégio!

19 Abr 2012, 17:31 [#287]
eduardextreme Escreveu:Não faz sentido haver feriados religiosos associados a uma dada religião.
É a mesma coisa que haver o feriado da raça negra, o feriado da mulher, o feriado do homosexual, get it?
Portugal é um país Católico (ou seja, é considerado católico, tal como o Islão é considerado Muçulmano), daí haver em Portugal os feriados religiosos.

Claro que hoje em dia já há uma multi-diversidade de religiões, e se vamos a pensar bem, todas deviam ter dias para gozar... Mas o que é certo é que, pela nossa história, sempre fomos um país de maioria e ideais católicos (basta ver os Descobrimentos). Não quero com isto discriminar ninguém, apenas estou a dizer o porquê de haver feriados católicos em Portugal.

Quanto à abolição dos mesmos, sou contra a abolição do 15 de Agosto, pois é o meu dia de anos ;)

19 Abr 2012, 17:42 [#288]
Rubby Escreveu:
Jals Escreveu:E os que são muçulmanos ou judeus ou o que lhes der na cabeça e vivem cá? Também não os têm BeFree. Então pronto, ninguém devia ter, ponto final.
Han? :mrgreen:
Estás mesmo a comparar a dimensão que os católicos têm em Portugal com a dimensão que os muçulmanos ou judeus têm? Achas que nos outros continentes não têm também feriados para a religião mais aclamada de cada país? Credo, que argumento tão inválido. :geek:

Acho muita piada às pessoas que ditam os pontos finais.
O teu argumento também é inválido como o edu já mostrou. E caso não saibas, ponto final é uma expressão, estava a concluir o meu ponto de vista. Não percebes não tenho culpa.
E a igreja ainda continua a ter voto na matéria nas decisões do país como se viu nisto dos feriados. Ah, só tiramos feriados nossos se vocês tirarem do estado. Por amor deus, o estado é que manda não são eles.
Imagem

19 Abr 2012, 18:22 [#289]
pdomingues Escreveu: Portugal é um país Católico (ou seja, é considerado católico, tal como o Islão é considerado Muçulmano), daí haver em Portugal os feriados religiosos.

Claro que hoje em dia já há uma multi-diversidade de religiões, e se vamos a pensar bem, todas deviam ter dias para gozar... Mas o que é certo é que, pela nossa história, sempre fomos um país de maioria e ideais católicos (basta ver os Descobrimentos). Não quero com isto discriminar ninguém, apenas estou a dizer o porquê de haver feriados católicos em Portugal.
Penso que todos nós compreendemos essas raízes. O nosso país sempre foi excessivamente católico, digo isto pois fomos nós que levamos essa mesma religião à América e a África, e tivemos - à semelhança de toda a Europa - aquela que foi a pior crise da história da humanidade, a inquisição.

Só não se compreende esta influência da igreja na política em pleno século XXI.
pdomingues Escreveu:Quanto à abolição dos mesmos, sou contra a abolição do 15 de Agosto, pois é o meu dia de anos ;)
O meu pai também tem a sorte de ter o aniversário num feriado, mas não é o mesmo. :)
Já o meu é precisamente o contrário, fica normalmente na penúltima semana de aulas, geralmente marcada por testes. :( grin grin
Imagem

19 Abr 2012, 23:44 [#290]
Rubby Escreveu:Portugal é um país pequeno, onde praticamente apenas está implantado o Catolicismo. Ainda para mais, é um país com relatos de milagres e extremamente ligado a Maria, não vejo o mal de haver feriados Católicos.

Agora se me falarem em feriados da Implantação da República... já lá vai o tempo em que era indiscutível de que isso foi um bom acontecimento.
Simples: o estado é laico. Ou deveria sê-lo.
Mas os feriados religiosos são populares, e não civis.

Já agora, aboliam o natal e a páscoa, também.
Olha, ontem vi um bicharoco que me disse que era o Senhor. Ah, não... afinal foi só o resultado da minha trip em estupefacientes... :geek:

20 Abr 2012, 08:59 [#291]
scpyrus Escreveu:Olha, ontem vi um bicharoco que me disse que era o Senhor. Ah, não... afinal foi só o resultado da minha trip em estupefacientes... :geek:
Nojento.
Não tenho de ler coisas destas só porque há pessoas que para além de terem opiniões diferentes, são incapazes de respeitar as dos outros. Há limites para brincadeiras destas. Se te sentes fixe com essas piadinhas, bom para ti.
Vive o privilégio!

21 Abr 2012, 01:44 [#292]
Rubby Escreveu:
scpyrus Escreveu:Olha, ontem vi um bicharoco que me disse que era o Senhor. Ah, não... afinal foi só o resultado da minha trip em estupefacientes... :geek:
Nojento.
Não tenho de ler coisas destas só porque há pessoas que para além de terem opiniões diferentes, são incapazes de respeitar as dos outros. Há limites para brincadeiras destas. Se te sentes fixe com essas piadinhas, bom para ti.
Por favor. Se estivesses comfortável e confiante na tua própria fé, não responderias assim. Isso é um sinal de fraqueza.

21 Abr 2012, 09:12 [#293]
scpyrus Escreveu:Por favor. Se estivesses comfortável e confiante na tua própria fé, não responderias assim. Isso é um sinal de fraqueza.
É precisamente por acontecer o contrário do que disseste, que reagi assim. Eu não sou um católico de ocasião, saiu-te mal.
Tu nem puseste Deus em causa (apenas construíste uma frase com o intuito de desprezar as crenças dos outros), como é que eu mostraria fraqueza? Querias que eu me risse da tua piada? Mas sim, tu sabes tudo. Eu já estou habituado a lidar com pessoas que não respeitam, mas seguramente não estava à espera disto de uma pessoa como tu, que tomava por inteligente e pacífica.

Não tenho problema nenhum com as pessoas que não são católicas, não me vês a discutir com o Eduardo nem com o Jals, tenho sim repugnância de quem não só não é capaz de respeitar, como ainda se preocupa em arranjar formas de gozar. A tua atitude foi deprimente.

Não me respondas com as tuas verdades absolutas e indiscutíveis por favor, para mim isto acabou.
Vive o privilégio!

21 Abr 2012, 12:36 [#295]
Jals Escreveu:Cada um acredita no que quer obviamente, nunca pus isso em causa aqui. Eu tenho a minha própria fé, e para mim ter fé não é ter uma religião nem acreditar num Deus.
Exactamente. Ninguém é forçado a nada, mas é preciso que haja respeito.
Ao longo da vida vamos sempre encontrar gente com ideais diferentes dos nossos, e se não tivermos capacidade para aceitar essas pessoas, então vamos dar-nos muito mal.
Vive o privilégio!

21 Abr 2012, 17:16 [#296]
Rubby Escreveu:
scpyrus Escreveu:Por favor. Se estivesses comfortável e confiante na tua própria fé, não responderias assim. Isso é um sinal de fraqueza.
É precisamente por acontecer o contrário do que disseste, que reagi assim. Eu não sou um católico de ocasião, saiu-te mal.
Tu nem puseste Deus em causa (apenas construíste uma frase com o intuito de desprezar as crenças dos outros), como é que eu mostraria fraqueza? Querias que eu me risse da tua piada? Mas sim, tu sabes tudo. Eu já estou habituado a lidar com pessoas que não respeitam, mas seguramente não estava à espera disto de uma pessoa como tu, que tomava por inteligente e pacífica.

Não tenho problema nenhum com as pessoas que não são católicas, não me vês a discutir com o Eduardo nem com o Jals, tenho sim repugnância de quem não só não é capaz de respeitar, como ainda se preocupa em arranjar formas de gozar. A tua atitude foi deprimente.

Não me respondas com as tuas verdades absolutas e indiscutíveis por favor, para mim isto acabou.
Não. Eu fiz uma piada, e tu trataste isso como se fosse uma catástrofe de proporções bíblicas (no pun intended). Foi isso que aconteceu. Não se trata de respeito, nem falta dele. Se apenas te focalizas em dogmas que não te permitem pensar conscientemente, livremente e abertamente, o problema não é meu. Quem te disse que a piada foi para ti? Estamos num fórum, não no msn.

21 Abr 2012, 17:23 [#298]
scpyrus Escreveu:Não. Eu fiz uma piada, e tu trataste isso como se fosse uma catástrofe de proporções bíblicas (no pun intended). Foi isso que aconteceu. Não se trata de respeito, nem falta dele. Se apenas te focalizas em dogmas que não te permitem pensar conscientemente, livremente e abertamente, o problema não é meu. Quem te disse que a piada foi para ti? Estamos num fórum, não no msn.
Eu já sabia que vinhas com o discurso do "foi só uma piada". Tu basicamente fizeste uma piada que dizia que quem acreditava em Deus estava sob estupefacientes.
A piada não foi para mim nem tem de deixar de ser, ou para eu te responder tens de estar a falar comigo?
Mesmo que não fosse católico nunca ia achar essa uma piada de bom gosto, porque por e simplesmente falta ao respeito. Vês alguém a rir-se? E olha que já muito ateus aqui passaram desde que tu escreveste isso.

Como já disse, a tua atitude está a ser vergonhosa, mas se dar a ideia de que tens razão em tudo o que dizes num mundo virtual te faz sentir bem...

PS: Não pretendo que esta discussão saia daqui. Continuo a ter-te em muito boa conta, e para mim és um utilizador importante na DTL.
Vive o privilégio!

21 Abr 2012, 17:50 [#299]
Rubby Escreveu:
scpyrus Escreveu:Não. Eu fiz uma piada, e tu trataste isso como se fosse uma catástrofe de proporções bíblicas (no pun intended). Foi isso que aconteceu. Não se trata de respeito, nem falta dele. Se apenas te focalizas em dogmas que não te permitem pensar conscientemente, livremente e abertamente, o problema não é meu. Quem te disse que a piada foi para ti? Estamos num fórum, não no msn.
Eu já sabia que vinhas com o discurso do "foi só uma piada". Tu basicamente fizeste uma piada que dizia que quem acreditava em Deus estava sob estupefacientes.
Não. Eu fiz uma alusão a que quem via Deus (as tais aparições de que o teu post falava), estaria sob o efeito de estupefacientes.
Não é nenhum discurso; é a realidade. Sei que quando as pessoas são intolerantes, deturpam qualquer coisa fácil de ser interpretada, como é o tom da minha escrita no post referido. Agora, usar argumentos falaciosos descaradamente, para ganhar discussões, isso é que é triste. Julgava-te melhor do que isso.
Rubby Escreveu:Mesmo que não fosse católico nunca ia achar essa uma piada de bom gosto, porque por e simplesmente falta ao respeito. Vês alguém a rir-se? E olha que já muito ateus aqui passaram desde que tu escreveste isso.
Nem toda a gente tem webcam (nem capacidade de detectar sarcasmo). :geek:
Laker Escreveu:Fizes-te uma piada com a religiao catolica por isso sendo o Rubby catolico...
Por essa lógica, se um humorista fizer uma piada sobre "pretos", então quer dizer que ele é racista. Certo?

21 Abr 2012, 18:05 [#300]
Neste tipo de assuntos é impossível chegar-se a um consenso. Aliás, não é por acaso que muitas das guerras tiveram origem religiosa. Cada um sabe de si, e no que toca à religião, o mesmo se aplica. Eu não ridicularizo quem acredite em aparições ou milagres bíblicos, nem tento contrariar (com ou sem factos) aquilo em que os que pensam diferente de mim acreditam. Acho que devemos saber respeitar as crenças e fé de cada um e aceitar a diferença.