Re: [Sala de Estudo] 11ºano

29 Mai 2012, 22:13 [#381]
Normalmente nunca te pedem para calcular o delta H. Em exames aparece sempre à frente da equação se é >0 ou <0, o que tens de fazer é justificar porque é e em que sentido se dá.

Fábio100, muda o avatar e a sign, estão a deixar-me a bater mal :/
Imagem

29 Mai 2012, 22:19 [#382]
Fábio100 Escreveu:Acho que a reacções exotérmicas dão-se no sentido inverso com o aumento da temperatura... E no sentido directo com a diminuição da mesma...
A reacções endotérmicas é ao contrário...
Era isso mesmo que queria :P
Obrigado amigo
Imagem

29 Mai 2012, 22:54 [#383]
Nun0 Escreveu:
Fábio100 Escreveu:Acho que a reacções exotérmicas dão-se no sentido inverso com o aumento da temperatura... E no sentido directo com a diminuição da mesma...
A reacções endotérmicas é ao contrário...
Era isso mesmo que queria :P
Obrigado amigo
Desconfiei, logo :)

mmoura Escreveu:Normalmente nunca te pedem para calcular o delta H. Em exames aparece sempre à frente da equação se é >0 ou <0, o que tens de fazer é justificar porque é e em que sentido se dá.

Fábio100, muda o avatar e a sign, estão a deixar-me a bater mal :/
Não vou mudar... grin Toda a gente comenta o meu set é impressioante xD
Imagem
Adios, adieu, auf wiedersehen, goodbye.

29 Mai 2012, 23:14 [#384]
O principio de Le Chatelier afirma que ao perturbarmos um sistema em equilíbrio, este evolui no sentido que contraria a perturbação causada, por forma a atingir um novo estado de equilíbrio. No caso de perturbarmos o sistema fornecendo-lhe energia térmica, este vai desenvolver-se no sentido da reacção endoenergética, consumindo a energia que lhe é fornecida. Quando diminuímos a temperatura, o sistema reage de forma a compensar essa perturbação, evoluindo no sentido da reacção exoenergética, dando-se o aumento, portanto, da energia do sistema.

Convém lembrar que:
- Qualquer variação ou perturbação (pressão, temperatura, ...) de um sistema em equilíbrio químico, altera a concentração das espécies químicas;
- A velocidade de uma reacção depende sempre dos reagentes.

Se o valor de dH for positivo ( dH > 0 ): se a velocidade da reacção aumentar, a temperatura aumenta.
Se o valor de dH for negativo ( dH < 0 ): se a velocidade da reacção aumentar, a temperatura diminui.

Da mesma forma, se o valor de dH for positivo, significa que estamos a fornecer energia (neste caso, térmica). Ora, se estamos a fornecer energia ao sistema, a reacção é endotérmica ou endoenergética.
Se o valor de dH for negativo, significa que estamos a retirar energia ao sistema, tornando-se uma reacção exotérmica ou exoenergética.

Exemplo:

2 CO (g) + 2 O2 (g) = 2 CO2 (g) ( dH* > 0 )

*dH = variação de entalpia

Os reagentes são: CO (g) e O2 (g).
O produto é: CO2 (g).

Este sistema, se receber energia térmica, há um aumento da velocidade de reacção (maior choque de partículas, maior energia cinética), ocasionando um aumento de temperatura, pois a variação de entalpia é positiva.
Se a velocidade aumenta, a concentração dos produtos (neste caso, CO2) também aumenta. O sistema, para contrariar isto, vai fazer com que a reacção se processe no sentido inverso (ou seja, aumenta a concentração dos reagentes, de modo a atingir-se o equilíbrio químico).

A reacção no sentido inverso processa-se da seguinte forma:

2 CO2 (g) -> 2 CO (g) + 2 O2 (g)

É este o raciocínio, basicamente. Por favor, corrijam-me se tiver algo errado.

Não podes calcular a variação de entalpia, uma vez que ainda não tens conteúdos dados suficientes para saber como o fazer.

02 Jun 2012, 11:33 [#400]
CFC Escreveu:O ano passado, em Arganil tivemos um assim também, é triste. Os professores, que no 3º período deviam estar empenhados em subir as nossas notas, ainda fazem pior, e ainda lixam mais a nota de frequência :|
Like! deve ser por causa dos exames, nao sei...
Imagem