Re: [Ajuda] Compra PC Fixo

01 Nov 2012, 22:57 [#3]
Eu postei aqui um PC para um orçamento de 650 euros aqui:
http://www.dtlportugal.com/forum/viewto ... 66#p470166
E é o que recomendo acima de tudo.
(A loja em questão monta tudo por isso esse problema está fora de questão.)

Se por algum motivo preferes um desses dois

PC Worten (600€)
CPU - Igual (Intel Core i5-3450)
RAM - Pior (4 GB, DDR3 - ???)
Disco - Igual em princípio (1 TB, ???? RPM)
GPU - Pior (NVidia GeForce 605, 1GB, 64bit)

Leitor de cartões - Igual (Sim)
USB 3.0 - Não diz

PC Fnac (700€)
CPU - Igual (Intel Core i5-3450)
RAM - Melhor (6 GB, DDR3 - 1600)
Disco - Igual em princípio (1 TB, ???? RPM)
GPU - Melhor (AMD Radeon HD 7450, 1GB, 64bit)

Leitor de cartões - Igual (Sim)
USB 3.0 - Sim

Opinião:
CPU - É um bom processador. Claro que comprando às peças podia ser melhor mas é indesmentível que é um processador muito bom para um utilizador normal. O FM penso que precisa mais de um processador que de uma placa gráfica, por isso deverá servir para jogar bastante bem.
RAM - A do computador FNAC parece-me boa, excelente se for de marca.
Disco - Não dizem as rotações. Em princípio deve ser 7200RPM. Se isso se confirmar é o normal e muito bom para um utilizador normal.
GPU - A placa gráfica da nVidia é pior que a da ATI. O meu palpite é que o da FNAC corre o PES 2013 no máximo (No mínimo no médio), e corre o NFS em médio (No mínimo no mínimo).
Imagem

02 Nov 2012, 10:52 [#4]
Monta o PC com as peças à medida, não compres já a torre assemblada ;)

O mês passado estive a ver na Chiptec, e os novos processadores da AMD.

AMD A10-5800K 3.80GHZ BLACK EDITION QUADCORE SOCKET FM2
- 4 cores (Quad Core)
- 3.80GHz Stock speed / 4.20GHz Turbo speed
- 4MB Cache
- HD 7660D GPU runs at 800 MHz and has 384 Radeon cores
Preço: 123€ !!

Um processador muito bom em termos de preço/desempenho, não é um topo de gama como os i7, mas pelo preço está muito bom a meu ver para o que pretendes, para além de trazer a unidade gráfica embutida que liberta o processador de processamentos gráficos e leitura de codecs HD ;)

Se fosse um PC para mim agora, era nesse processador que apostava.
Regras do FórumManual da DTLEquipa DTL Portugal

STEAM ID: LViieira
ORIGIN ID:t37_LeonV

02 Nov 2012, 11:35 [#5]
LeonV Escreveu:
Spoiler
O mês passado estive a ver na Chiptec, e os novos processadores da AMD.

AMD A10-5800K 3.80GHZ BLACK EDITION QUADCORE SOCKET FM2
- 4 cores (Quad Core)
- 3.80GHz Stock speed / 4.20GHz Turbo speed
- 4MB Cache
- HD 7660D GPU runs at 800 MHz and has 384 Radeon cores
Preço: 123€ !!

Um processador muito bom em termos de preço/desempenho, não é um topo de gama como os i7, mas pelo preço está muito bom a meu ver para o que pretendes, para além de trazer a unidade gráfica embutida que liberta o processador de processamentos gráficos e leitura de codecs HD ;)

Se fosse um PC para mim agora, era nesse processador que apostava.
A nível de processadores a AMD perde para a Intel em toda a linha excepto no segmento mais baixo, que é esse.
Ao contrário do que afirmas, esse processador de 4 núcleos é comparável aos processadores i3 da Intel e não aos i5, pois é onde o preço e qualidade são semelhantes.
Uma coisa é comparar processadores da mesma marca através das velocidade de relógio e núcleos, outra é comparar de marcas diferentes.
Embora os processadores i5 tenham velocidades de relógio ligeiramente inferiores e o mesmo número de núcleos, conseguem fazer escandalosamente mais que esse AMD.

Se não acreditas consulta os benchmarks em Anandtech, Tom's Hardware, entre outros.

Quanto à gráfica embutida, os processador Intel incluem também um processador gráfico (Intel HD Graphics 4000), mas não faço ideia se um é melhor que o outro, apenas sei que não serve para o que ele quer, ele terá de comprar mesmo uma GPU.
Imagem

02 Nov 2012, 12:15 [#7]
LeonV Escreveu:Em momento algum disse que este AMD é melhor do que o i5 3450.
Senão teria apostado na gama FX da AMD, que são processadores de gama acima, mas para o que ele pretende, não se justifica o investimento adicional.
Apostando na AMD, pode até ficar abaixo dos 500€ o investimento, com uma gráfica decente.
Não há necessidade de ficar com um processador com uma vida útil inferior. Além de que o processador também tem influência nos FPS dos jogos que ele pretende.
Imagem

02 Nov 2012, 12:28 [#8]
Isso da vida útil é sempre bastante relativo :hum:

o meu Core2Duo T7100 1,8Ghz ainda corre o PES2013 e espantosamente, o FIFA 13 também! liguei o portátil à 32" do quarto via HDMI e joguei FIFA13 em qualidade Alta.

Um aparte:
Spoiler
Mas claro, pode-se sempre investir mais à frente na tecnologia.
Pelo menos eu, aprendi a comprar tecnologia que já saiu à mais tempo, não comprar as novidades.
Vai sair o iPad4, comprei o 2. As TV LED sairam a 2000€/3000€, agora compras uma 100Hz por 400€.
TOTAL = 480,60€
122,90€ - AMD A10-5800K 3.80GHz Black Edition
76,90€ - Motherboard Asus F2A55-M AMD A55 Socket FM2€ 76.9
113,50€ - Placa Gráfica Gigabyte Geforce GTX650 O.C. 1GB GDDR5 PCI-E
75,90€ - Western Digital Caviar Blue 1TB 64MB SATAIII (6GB/s)
41,00€ - 2 x Corsair Vengeance 4GB DDR3 1600Mhz CAS9 1.5V
17,50€ - SAMSUNG DVD/Rw 22X
32,90€ - Caixa ATX ASUS TA210
e ainda sobram 20€ da nota de 500€ para as ventoinhas essas coisas.
Regras do FórumManual da DTLEquipa DTL Portugal

STEAM ID: LViieira
ORIGIN ID:t37_LeonV

02 Nov 2012, 12:32 [#9]
LeonV Escreveu:122,90€ - AMD A10-5800K 3.80GHz Black Edition
76,90€ - Motherboard Asus F2A55-M AMD A55 Socket FM2€ 76.9
113,50€ - Placa Gráfica Gigabyte Geforce GTX650 O.C. 1GB GDDR5 PCI-E
75,90€ - Western Digital Caviar Blue 1TB 64MB SATAIII (6GB/s)
41,00€ - 2 x Corsair Vengeance 4GB DDR3 1600Mhz CAS9 1.5V
17,50€ - SAMSUNG DVD/Rw 22X
32,90€ - Caixa ATX ASUS TA210
e ainda sobram 20€ da nota de 500€ para as ventoinhas essas coisas.
Falta a fonte.
Imagem

02 Nov 2012, 13:19 [#13]
LeonV Escreveu:Uma caixa da ASUS, supostamente traz uma fonte boa -.-"
Não sei. Esses packs não me inspiram confiança. Mesmo sendo ASUS. (Eu tenho uma motherboard ASUS)
LeonV Escreveu:A caixa é à escolha de cada um, há tanta variedade lol
Verdade, mas quanto mais buracos melhor. Sempre se vai enchendo de ventoinhas. xD
Imagem

02 Nov 2012, 19:33 [#20]
Caixa: É uma questão de gosto. É da máxima importância saber se as suas dimensões são adequadas à motherboard (Se é ATX, micro-ATX, E-ATX ou mini-ATX).

Disco: Um SSD é uma boa escolha para quem tem uma forma de armazenamento secundária, como um disco externo ou outro disco interno além do SSD.
Também aconselho os OCZ Agility em vez de Intel, são mais rápidos e mais baratos.

Motherboard: Para alguém que não vá fazer overclock apenas interessa ser uma motherboard razoável. A tua sugestão parece-me bastante má para ser sincero, não encontrei informações à primeira sobre ela. O ideal é procurar uma motherboard ASUS, MSI ou Asrock (A última costuma ter motherboards com boa qualidade/preço).

Processador: Para alguém que não vá fazer overclock, um qualquer da série i5 é um bom processador. Desaconselho processadores low power como escolheste por cortarem bastante na performance.

Gráfica: Com tanta variedade é difícil escolher. O ideal é ver quais as placas da loja e ver os benchmarks na internet à procura de uma pechincha. Para quem quiser poupar-se a esse trabalho, pode sempre procurar uma placa gráfica com uma boa quantidade de memória (1GB+ é bom) e o tamanho do bus (128bit+ é bom).

Fonte: Quem poupa na fonte comprando de marca branca arrisca a perder peças ou o computador por completo. O ideal é comprar pouca potência mas de marca.

Memória: DDR3 de 1333mhz ou 1600mhz é o que se deve comprar. Não há margem para dúvidas, são das melhores e ao melhor preço. Claro que há frequências maiores, mas não compensam.

Quanto aos preços, tudo isso é mais caro que a loja que eu sugeri. Também vejo que se procurou poupar em algumas peças e no entanto foi-se gastar mais noutras sem motivo aparente, por exemplo, queres um processador low power, mas vais escolher uma motherboard cara (e pior).

Quanto ao ecrã na primeira lista, não tem colunas. Se tens dúvidas no material, procura no Google.
Imagem