Eu sei o que está mal, mas quero ver o edu a explicar!knuckles Escreveu:ardemuito delicia-te
CFC estives-te bem
Re: [Tutorial] Hífenes - Como hifenizar
03 Mar 2013, 15:36 [#102]Porque é que não explicas tu?CFC Escreveu:Eu sei o que está mal, mas quero ver o edu a explicar!

03 Mar 2013, 15:50 [#103]CFC estives-te bem - ErradoKnuckles Escreveu:CFC estives-te bem
Explicação: Não existe a forma verbal "estives"
CFC estiveste bem - Correcto
(2ª Pessoa do Singular do Pretérito Perfeito do Indicativo.)
Está correcto professor do professor?
10 Mar 2013, 17:48 [#104]Ganhas-te o campeonato. - Erradoinvictuzz Escreveu:Ganhas-te o campeonato.
Explicação: Ganha a si próprio o campeonato.
Ganhaste o campeonato. - Certo
Explicação: Ganhou o campeonato.
invictuzz, já lias o primeiro post.

10 Mar 2013, 17:56 [#105]Acho que a melhor solução é deixar de hifenizar. Gosto de dar trabalho, não é nada pessoal 8-)
27 Mar 2013, 19:16 [#106]Não é o verbo ter mas sim estar (*Estiveste).Riscas Escreveu:Tives-te bem
Estives-te (bem). - Errado
Explicação: Não existe a forma verbal "estives".
Estiveste (bem). - Certo
Tives-te (de pagar uma multa). - Errado
Explicação: Não existe a forma verbal "tives".
Tiveste (de pagar uma multa). - Certo

03 Jun 2013, 22:48 [#107]Adoras-te (o meu avatar). - Erradoluislb10 Escreveu:Adoras-te mesmo o meu avatar
Explicação: Adorar a ele mesmo o teu avatar?
Adoraste o meu avatar. - Certo

03 Jun 2013, 22:54 [#108]Got it
A próxima vez que tiver a fazer um teste de português venho aqui grin
A próxima vez que tiver a fazer um teste de português venho aqui grin
03 Jun 2013, 23:03 [#109]Isto é fácil, é só pôr na negativa. 
Não te adoras o meu avatar.
Não te adoras o meu avatar.
07 Jun 2013, 20:08 [#110]Bem tópico, eduardextreme!
Ser português não é só apoiar o futebol mas também a cultura portuguesa onde está incluída a nossa língua, uma das três línguas oficiais no nosso país.
Um bom truque é ler a palavra tirando o "-nos" ou o "-me" e ouvir se se lê da mesma maneira. Se sim, deixamos o hífen. Se não, tiramos.
Outra coisa em relação a isto é quando usar. Normalmente as pessoas dizem "vou-te fazer isto e aquilo" quando o correto é "vou fazer-te isto e aquilo".
Mas pronto, não vamos alongar mais.
Ser português não é só apoiar o futebol mas também a cultura portuguesa onde está incluída a nossa língua, uma das três línguas oficiais no nosso país.
Um bom truque é ler a palavra tirando o "-nos" ou o "-me" e ouvir se se lê da mesma maneira. Se sim, deixamos o hífen. Se não, tiramos.
Outra coisa em relação a isto é quando usar. Normalmente as pessoas dizem "vou-te fazer isto e aquilo" quando o correto é "vou fazer-te isto e aquilo".
Mas pronto, não vamos alongar mais.
09 Jun 2013, 23:35 [#111]Chamasse Mourinho. - Erradoinvictuzz Escreveu:O Paulo Bento está a estragar o futuro da seleção e só uma pessoa será capaz de arranjar isso, chamasse Mourinho.
Explicação: Não se pode chamar a si próprio.
Chama-se Mourinho. - Certo
Explicação: O nome dele é Mourinho.
@invictuzz, já bateste o recorde de hifenizar.

Última edição por SMatos em 10 Jun 2013, 09:09, editado 1 vez no total.

10 Jun 2013, 00:50 [#112]Não me parece a forma correta.SérgioMatos Escreveu: Chama-se M,ourinho. - Certo

10 Jun 2013, 01:04 [#113]Win !Coentrão Escreveu:Não me parece a forma correta.SérgioMatos Escreveu: Chama-se M,ourinho. - Certo
19 Jun 2013, 22:31 [#115]Força.Zé Nuno Escreveu:Limpas e calaste!
20 Jun 2013, 15:35 [#116]Em primeiro lugar, falta a vírgula a separar o vocativo do resto da frase.luislb10 Escreveu:Fizes te bem Coentros
Fizes te - Errado - Forma verbal inexistente.
Fizeste - Correcto - Segunda Pessoa do singular do Pretérito Perfeito do verbo "Fazer".
20 Jun 2013, 15:37 [#117]Isso mesmo, sempre a malhar na malta que hifeniza erradamente! grin

20 Jun 2013, 23:13 [#118]Um caso clássico. Se o luislb10 tivesse parado para ler o que escreveu, iria perceber que "fizes" não tem a mesma entoação nem é uma palavra. Logo, necessita do hífen.luislb10 Escreveu:Fizes te bem Coentros
20 Jun 2013, 23:14 [#119]Necessita de hífen? Necessita é de juntar o "fizes" com o "te".joaojotta Escreveu:Um caso clássico. Se o luislb10 tivesse parado para ler o que escreveu, iria perceber que "fizes" não tem a mesma entoação nem é uma palavra. Logo, necessita do hífen.luislb10 Escreveu:Fizes te bem Coentros
24 Jun 2013, 18:49 [#120]Duvido que consegui-se. - ErradoAnjoTuga Escreveu:Não faz outra
mesmo se quisesse duvido que consegui-se
Explicação: O se não se usa em verbos na 1ª pessoa, apenas 3ª pessoa. A intenção dele (provavelmente) nem foi a de escrever na 1ª pessoa, mas foi o que de facto escreveu.
Duvido que conseguisse. - Certo
Explicação: 3ª Pessoa do Singular do Pretérito Imperfeito do Conjuntivo do verbo Conseguir.