Re: [Discussão] FCPorto

10 Jul 2013, 16:39 [#5541]
Onze do FC Porto:
Fabiano;
Danilo, Maicon, Abdoulaye e Alex Sandro;
Castro, Lucho e Josué;
Varela, Licá e Ghilas.

Hector Herrera e Diego Reyes não se vão estrear hoje. Os dois internacionais mexicanos estão a realizar treino individualizado com Pedro Moreira, adjunto de Paulo Fonseca.

O jogo é às 17h e dá no Porto Canal.
Imagem

10 Jul 2013, 19:38 [#5543]
Jogo onde já deu para ver alguns pormenores e ideias do FC Porto.
Pressão alta e jogo pelas alas foi o que deu para ver melhor.

A nível de exibições individuais:
- Josué: Veio buscar muito jogo, bateu as bolas paradas e mostrou sempre qualidade de visão de jogo e passe.
- Ghilas: Avançado raçudo e de remate fácil. Marcou um golo cuja bola ganhou na raça.
- Alex Sandro: Continua a ser um lateral que dá grande profundidade ao lado esquerdo.
- Lucho: Foi o médio ofensivo da equipa. A lançar os alas nas faixas (Onde deu origem a um dos golos) e a aparecer como segundo avançado, como já era habitual.
- Licá: Jogador que me pareceu um pouco nervoso, mas mostrou ter qualidade técnica e olhos na baliza.
- Varela: Fez um bom jogo. Continua a ser um extremo matador (Aos anos que o é...). Tenho medo é da previsão do MST, que o Varela faz sempre boas pré-épocas para depois se arrastar durante a época oficial.

Na segunda parte:
- Jackson: Muito bom jogo. Fez um golo à ponta-de-lança, podia ter marcado antes (Bela intervenção do GR adversário) e ainda podia ter assistido (Fucile falhou o remate). Continua a ser um faz-tudo do ataque.
- Izmaylov: Mostrou muita qualidade técnica. Consegue passar com grande facilidade pelos adversários e com isso procurou várias vezes o golo, acabando por fazê-lo no final da partida.
- Iturbe: Muita velocidade mas pouco mais. Jogou com a equipa à procura das triangulações mas o espaço foi pouco para as suas aventuras.
- Kelvin: Foi o defesa esquerdo da equipa. Esteve bem a pressionar os raros ataques do adversário. No ataque não teve muito sucesso.
- Fucile: Viu-se bastante em campo e mostrou-se em bom nível. Deu profundidade ao lado direito, cruzando ou procurando o golo ele mesmo (Iturbe, o extremo direito, puxava para dentro, dando espaço a ele).
- Tiago Rodrigues: Foi o 10 após a saída de Carlos Eduardo (Que pouco tempo esteve em campo) e mostrou ser um médio raçudo. Procurou assistir pelo meio e pelas alas, procurou o golo. Gostei.

Os defesas e guarda-redes não tiveram muito trabalho. Gostei que o Hélton não tivesse jogado, optando por testar Fabiano na 1ª parte e dando um prémio a Kadú na 2ª. O jogo mostrou que o Helton não ter entrado não fez diferença nenhuma.
Se não estou em erro, nenhum dos guarda-redes fez uma defesa, o que revela bastante do jogo, que foi quase todo disputado no meio-campo adversário. Quase todo pois o adversário subiu uma vez ou outra graças aos espaços deixados pelas subidas dos laterais portistas ou por alguma falta no meio-campo.

Penso que o próximo jogo é contra o Marselha e esse sim será um verdadeiro teste. O primeiro teste para a defesa.
Imagem

11 Jul 2013, 17:17 [#5544]
zerozero.pt Escreveu:FC Porto deve três meses de salários a Jackson Martínez, diz uma rádio colombiana

Na Antena 2 colombiana foram lançadas algumas declarações bombásticas em relação aos dragões, onde se disse que o FC Porto é «um clube com muitos problemas económicos» e que «Jackson pode rescindir o contrato».

Num programa da rádio colombiana, é explicado que «o FC Porto faz muitos negócios com terceiros», aludindo à questão das transferências: «Nas transferências, o FC Porto apenas recebe comissões, daí a estranheza de o clube vender por somas tão elevadas e não enriquecer».

Aliás, é mesmo dito por um dos intervenientes que o clube azul e branco é «uma equipa com muitos problemas económicos» e, no caso concreto do avançado, «Jackson não renova devido a isso».

Outro dos intervenientes avançou mesmo que «devem três meses de salários a Jackson Martínez» e que, caso o jogador não renove nas próximas semanas, um dos desejos dos responsáveis portistas, «pode terminar contrato com o FC Porto».

É, por fim, avançado que «Jackson disse que lhe devem três meses de contrato, mas quer respeitar as instâncias legais».

Na sequência da conversa, é referido também que, devido aos tais «problemas financeiros», não será «assim tão fácil a chegada de Quintero» ao clube.

Confira as declarações na rádio Antena 2 aqui.
Interessante que isto sai no mesmo dia em que o próprio Quintero afirma que assina pelo FC Porto por 4 épocas. Além disso o clube tem gasto dinheiro em alguma transferências, Herrera, Reyes, Quintero e possivelmente Bernard... Esta malta tem cá uma imaginação para inventar notícias.

13 Jul 2013, 14:33 [#5551]
Parece que o plantel dos futuros vencedores da Liga dos Campeões se começa a compor. :geek:

Não me acredito que o Quintero seja 10 nos primeiros jogos, a menos que o Paulo Fonseca seja de facto um treinador fantástico... xD

_______ Jackson
Josué - Quintero - Varela
____ Defour - Lucho

E em casos excepcionais:

___ Jackson - Ghilas
Josué - Quintero - Varela
_______ Defour
Imagem

14 Jul 2013, 00:18 [#5558]
Só pude estar atento à primeira parte.

Foi um jogo um pouco injusto para o Kelvin por não ter marcado, ele que foi decisivo na primeira parte.
Criou os 3 melhores lances da 1ª parte, todos antes da expulsão. O que deu em golo, foi ele que rematou à trave. Um lance onde passou pelos adversários na direita e por pouco não marcou. Um lance onde deixou o adversário para trás, cruzou e o Lucho não conseguiu de cabeça resolver o lance.
Também tomou algumas decisões erradas, mas isso também o Hulk.

O Josué tem feito muito de 8, o que indica que o lugar será disputado por ele e pelo Herrera, julgo eu.

Na segunda parte vi os dois lances brilhantes que deram golo. Grande passe do Defour para o golo do Jackson e golaço do Iturbe.

Foi um jogo onde deu para ver bons pormenores. Na primeira parte trememos um pouco na defesa e o Izmaylov parecia ter medo de tentar o remate.
Que a equipa continue a crescer, que este ano temos muito para conquistar.
Imagem

14 Jul 2013, 00:33 [#5559]
No inicio pensei que o Paulo Fonseca tivesse como objectivo usar o Josué como extremo que deriva para o meio, mas, como disse o Eduardo, esta insistência nele a 8 pode querer dizer que vai disputar essa posição com o Herrera.

Se o Fernando não sair, as coisas ficam bem complicadas para o Defour e Castro, pois a posição de 8 irá ser ocupada pelo Herrera ou Josué. Preferia que o Fernando saísse, porque assim aquela posição mais defensiva do meio-campo ficaria a cargo do Defour e com o Castro como alternativa.

A contratação do Quintero faz-me querer parecer que a ideia é mesmo ir tirando a titularidade ao Lucho. Não numa fase inicial porque ele vai ser muito importante, mas sim numa fase mais adiantada da época onde tanto o Quintero como o Carlos Eduardo podem tomar conta do lugar.

O Tiago Rodrigues deve mesmo ficar sem espaço e ser emprestado.

Nos extremos, concordo com o que disse o Luís Freitas-lobo, o Varela deverá ser titular assim como o Licá (e espero bem que sim, porque gosto bastante dele).
Iturbe, Kelvin e Izmaylov devem ficar no plantel como opções para os extremos, enquanto que o Ricardo deve ser emprestado e o Atsu deve ir com os porcos (bem merecia).

Resumindo e concluindo:

Médio Defensivo: Castro/Defour
Médio Centro: Herrera/Josué
Médio ofensivo: Lucho González/Carlos Eduardo/Quintero

Extremos: Licá/Varela/Iturbe/Kelvin/Izmaylov

Saídas: Fernando (venda), Tiago Rodrigues (empréstimo), Ricardo (empréstimo) e Atsu (pocilga).

14 Jul 2013, 00:37 [#5560]
Eu espero que o Kelvin tenha bastantes oportunidades, pois já mostrou que é um jogador que decide jogos. Eu não diria que comigo ele seria titular, mas espero que lhe dêem oportunidades para vir a sê-lo no mínimo.
O Licá impressionou-me negativamente no jogo anterior, por parecer muito nervoso. Não o vi neste jogo por isso não posso falar.
Imagem