Re: Profissões - O que queres ser no futuro

13 Jul 2013, 14:53 [#161]
Design não tem empregabilidade zero, mas é quase zero (Só os melhores conseguem).
O Flexi conhece melhor o ramo, no entanto acho que é quase obrigatório ter curso/formação (O que for) na área.
Eu sabia programar antes de entrar na FEUP, mas o curso, além de me ensinar mais linguagens, algortimos, etc., ensinou-me a programar melhor, aumentou a minha visão. O mesmo se aplica a todo o curso onde possas aumentar os teus conhecimentos, de forma a que te possas tornar muito mais capaz e tenhas muito mais ferramentas ao teu dispor.

Portugal até é bastante famoso na área do Design. Os logotipos das competições da UEFA e FIFA têm sido elaborados por uma empresa (ou empresas) portuguesa.
Imagem

15 Jul 2013, 13:22 [#166]
eduardextreme Escreveu:Design não tem empregabilidade zero, mas é quase zero (Só os melhores conseguem).
O Flexi conhece melhor o ramo, no entanto acho que é quase obrigatório ter curso/formação (O que for) na área.
Eu sabia programar antes de entrar na FEUP, mas o curso, além de me ensinar mais linguagens, algortimos, etc., ensinou-me a programar melhor, aumentou a minha visão. O mesmo se aplica a todo o curso onde possas aumentar os teus conhecimentos, de forma a que te possas tornar muito mais capaz e tenhas muito mais ferramentas ao teu dispor.

Portugal até é bastante famoso na área do Design. Os logotipos das competições da UEFA e FIFA têm sido elaborados por uma empresa (ou empresas) portuguesa.
Lá está estou interessado também em fazer aqueles mini-cursos que a faculdade dispõe, principalmente os de programação, eu tendo já as noções base de "web design" pretendo mais tarde seguir um curso à séria nesse campo, contudo e como um professor me aconselhou um web designer só se safa se tiver um programador ao lado. Se eu for ambos fico a ganhar com isso. O meu objetivo é ter um bom currículo e qualidade. Tu podes trabalhar numa coisa que nada tenha a haver com o curso ou que até tenha a ver e estares a trabalhar por conta própria na elaboração de sites ou publicidade para empresas, os tais "biscates". Boa parte da malta que sai da ESAD tem sempre bom feedback com propostas de emprego, mas lá está neste campo só os melhores é que valem a pena. Eu, pessoalmente, acho que todos os cursos que metam computador ou outros dispositivos do género, são os que terão mais empregabilidade agora ou no futuro, é a tecnologia que está em evolução.

15 Jul 2013, 14:06 [#167]
Eu ainda estou na dúvida quanto a profissão.
No "mundo todo" a área de design já não é tão boa assim, sempre surgem oportunidades ali e tal mas muitas vezes até quem nunca tirou curso consegue se manter fazendo uns trabalhinhos para alguma "padaria".

Aqui no Brasil várias áreas já estão "lotadas": direito, jornalismo, design gráfico e por aí vai. Porém na parte de engenharia é o que realmente falta. As áreas de saúde também voltam a ser destaque mas conseguir entrar numa faculdade de medicina é muito complicado, para conseguir a segunda fase tens que acertar 54/60 questões; falo duma universidade estadual aqui próxima.

Ando a pensar em ciência da computação, mas ainda não sei onde isso pode resultar. O Brasil é o país que mais cresce em termos de "internet", mas não sei.
Já pensei em Eng. Mecanica, Elétrica, porém se calhar deverei ficar restrito as disciplinas que a faculdade mais próxima me oferece, porque senão terei que mudar para a capital.
Imagem

21 Jul 2013, 13:13 [#174]
Devo tirar para ciência da computação ou economia (vai saber :mrgreen: ), acredito que não deve ser tão mal assim.
A universidade aqui ao lado tem vários convênios com universidades portuguesas e quem sabe mais um tempinho não apareço aí na terrinha. :lol:
Mas se eu não me engano o curso é todo bancado por nós ai começa a complicar. Já pelo ciência sem fronteiras suspenderam Portugal...
Imagem

19 Ago 2013, 13:35 [#176]
Tal como o Eduardo disse, Multimédia não tem empregabilidade zero, é muito pouco verdade, mas é também um pouco à custa dos outros, porque se queres seguir esse ramo, é sempre bom trabalhares à custa própria, Freelancer, e a quem é que vais buscar clientes? Maior parte das vezes a amigos. Trabalhar assim é bom porque recebes mais, és tu que decides o orçamento, dependendo do que a pessoa quer. Trabalhar numa empresa é muito mau porque nem sempre trabalhas, estás lá a treinar uma coisa ou outra, e ganhas muito pouco.

19 Ago 2013, 14:07 [#177]
Quack Escreveu:Tal como o Eduardo disse, Multimédia não tem empregabilidade zero, é muito pouco verdade, mas é também um pouco à custa dos outros, porque se queres seguir esse ramo, é sempre bom trabalhares à custa própria, Freelancer, e a quem é que vais buscar clientes? Maior parte das vezes a amigos. Trabalhar assim é bom porque recebes mais, és tu que decides o orçamento, dependendo do que a pessoa quer. Trabalhar numa empresa é muito mau porque nem sempre trabalhas, estás lá a treinar uma coisa ou outra, e ganhas muito pouco.
Depende de muita coisa:

- Trabalhar por conta própria pagas mais impostos, menos segurança financeira, pois podes ter um mês fantástico, como no mês seguinte receberes zero.

- Trabalhar para uma empresa com contrato de trabalho é bom pois dá segurança financeira, mas por outro lado "corta as tuas asas"

Depende muito da área em questão...por exemplo eu trabalho muito com empresas de marketing, pois essas empresas tem muitos clientes de várias áreas, e quando precisam de alguma coisa relacionada com aquilo que vendo sou contactado pois existe "confiança" por trabalhos já realizados anteriormente. Ainda agora tenho alguns trabalhos para campanhas politicas, agora para as eleições, tudo através de empresas de marketing e comunicação que me contactam.

Mas a minha opinião sobre o assunto é o seguinte:
Se tiverem a oportunidade de trabalhar para uma empresa dentro da área de marketing, ou design, aproveitem, ganhem experiência e depois mais tarde soltem-se e montem a vossa empresa. Se arriscarem logo a trabalhar sozinhos, ou tem um potencial do caraças e são um génio do design ou marketing, ou irão ter umas dificuldades enormes nesta área...

Mas espero que montem empresas, depois recorrem aos meus serviços :mrgreen: :mrgreen:
Legendary Striker... is back again 8)

19 Ago 2013, 14:24 [#178]
Acho que isso se aplica em todas ou quase todas as profissões. Primeiro ganhar experiência.
Caso o emprego não te permita evoluir, que se dê o salto aproveitando tudo aquilo que aprendeu.

É por isso que as incubadoras de empresas são uma excelente ideia. Pois permite que gente com experiência aponte os pontos fracos e fortes de projectos apresentados por gente sem ela. Os projectos que demonstram potencial são desenvolvidos com a ajuda dessa gente experiente, dando muito mais garantias de sucesso.
Imagem

19 Ago 2013, 14:32 [#179]
As incubadoras de empresas é uma ajuda para arrancar num negócio...rendas mais baratas, geralmente com acesso a internet, telefone e mais coisas já incluídas na mensalidade. Possibilidade de interacção com outras empresas e com isso suprimir carências iniciais.

Existe muitas incubadoras por esse país fora, faculdades incluídas...
Legendary Striker... is back again 8)