Re: [Sala de Estudo] 12º Ano

01 Ago 2013, 01:06 [#291]
No secundário sempre estive em turmas "pequenas", com menos de 20.
Mas em aulas específicas por vezes éramos duas turmas. Caso de Geometria Descritiva (Embora duas turmas, éramos uma dezena... e ainda bem!) e Inglês do 12º ano (Aqui já éramos bastantes, com a sala a estar sempre cheia.). Em Física já era apenas uma turma.

Mas com os sucessivos cortes e reduções de despesa na Educação, o número de alunos por turma vai aumentar infelizmente.
Podiam era cortar nas disciplinas inúteis e unir algumas disciplinas com programas excessivos.

Em Ciências e Tecnologia deviam tirar Filosofia, Língua Portuguesa e uma das específicas.
Também acho que se devia aumentar ligeiramente as horas de Matemática, para não haver a desculpa do "ter de andar rápido" na disciplina verdadeiramente importante do curso em questão. E também podiam leccionar integrais logo enquanto as derivadas estão fresquinhas... para não demorar o dobro do tempo depois na Faculdade...
Imagem

01 Ago 2013, 01:28 [#292]
eduardextreme Escreveu:Mas com os sucessivos cortes e reduções de despesa na Educação, o número de alunos por turma vai aumentar infelizmente.
Podiam era cortar nas disciplinas inúteis e unir algumas disciplinas com programas excessivos.

Em Ciências e Tecnologia deviam tirar Filosofia, Língua Portuguesa e uma das específicas.
Também acho que se devia aumentar ligeiramente as horas de Matemática, para não haver a desculpa do "ter de andar rápido" na disciplina verdadeiramente importante do curso em questão. E também podiam leccionar integrais logo enquanto as derivadas estão fresquinhas... para não demorar o dobro do tempo depois na Faculdade...
Em Ciências, é ridículo termos Filosofia e Português, mas qualquer uma das específicas é importante. Tu estás num curso relacionado com engenharias, e não necessitas por exemplo de Biologia, já um tipo como eu que precisa de ambas. ;)

01 Ago 2013, 07:16 [#294]
Eu não sei como é socioliga e psicologia B. Mas eu estou a entrar no 12º também, mas via profissional. E foi a disciplina que mais meteu nojo e a mais chata também. É tudo teórico, e depois o professor não ajudou.

Exemplo
No livro estava, o homem xpto era inglês e nasceu a 3 de Junho de 1980 e vivia em Cu de Judas. E tu chegavas ao teste e punhas que o homem xpto nasceu a 3 de Junho de 1980 e vivia em cu de Judas e que ele era inglês. O stor já tirava-te pontos.
Imagem

01 Ago 2013, 08:53 [#295]
Eu também acho que Filosofia e português não devia fazer parte do curso de Ciências e Tecnologia (ou português talvez só até ao 11º ano). E concordo que deviam aumentar a carga horária de matemática, porque a história é a mesma todos os anos: Os professores aflitos a dar matéria à pressa, os alunos a não pescar grande coisa e ainda tinham de ser marcadas aulas extra. Comigo foi sempre assim, não me lembro de um ano em que isso não tenha acontecido.

Felizmente acabaram com área de projecto. Até é uma disciplina engraçada e que dava para subir a média, mas a verdade é que roubava muito tempo de estudo aos alunos. O meu projecto de AP chegou a roubar-me imensas tardes no 3º período.

E a disciplina de inglês é muito menosprezada, na minha opinião. Acho que devia ser leccionada de uma melhor maneira e talvez com mais horas semanais.

01 Ago 2013, 09:01 [#296]
A disciplina de inglês, por ser leccionada há muitos anos, também podia ser retirada.
No secundário já se torna repetitiva.

Quanto ao que o CFC disse sobre as específicas. Ok, exacto, caso queiras ir para Medicina por exemplo, pode dar-te jeito Biologia e Química. Mas estas disciplinas podiam estar juntas às outras como no 10º e 11º (Física e Química / Biologia e Geologia). E também não sei até que ponto são necessários 3 anos de cada, podia sempre ser 1 ou 2 anos de cada.
Imagem

01 Ago 2013, 09:36 [#297]
eduardextreme Escreveu:A disciplina de inglês, por ser leccionada há muitos anos, também podia ser retirada.
Exactamente por se tornar repetitiva é que eu disse que ela devia passar a ser leccionada de uma melhor maneira. :)
É uma disciplina muito importante para quem quer seguir engenharias e outros cursos em que existam muitos livros em inglês para se estudar.

01 Ago 2013, 09:40 [#298]
RSantos Escreveu:
eduardextreme Escreveu:A disciplina de inglês, por ser leccionada há muitos anos, também podia ser retirada.
Exactamente por se tornar repetitiva é que eu disse que ela devia passar a ser leccionada de uma melhor maneira. :)
É uma disciplina muito importante para quem quer seguir engenharias e outros cursos em que existam muitos livros em inglês para se estudar.
Eu acho que o Inglês neste momento é importante para todos os cursos. Se tu souberes falar inglês abre-te logo um basto de oportunidades de trabalho
Imagem

01 Ago 2013, 10:09 [#299]
BeFree_19 Escreveu:
RSantos Escreveu:
Eu acho que o Inglês neste momento é importante para todos os cursos. Se tu souberes falar inglês abre-te logo um basto de oportunidades de trabalho
Exacto, isso também! Ser fluente em inglês é tal e qual como tu dizes: Abre uma série de portas no estrangeiro e não só.

01 Ago 2013, 10:39 [#300]
RSantos Escreveu:
BeFree_19 Escreveu:
RSantos Escreveu:
Exacto, isso também! Ser fluente em inglês é tal e qual como tu dizes: Abre uma série de portas no estrangeiro e não só.
Uma língua que eu gostaria de aprender também é o Chinês. Porque infelizmente as nossas empresas cada vez mais fazem negócios com eles. E saberes falar chinês iria-te ajudar. Tanto a ti, como a empresa.
Imagem