Re: [Discussão] Futebol Nacional

16 Set 2013, 19:33 [#981]
Se os números falassem, o melhor jogador português de sempre seria sem dúvida o Vítor Baía, afinal foi o que mais títulos somou. Mas como os guarda-redes não fazem golos, são desvalorizados.
É impossível dizer que um é melhor que o outro. Eu não consigo dizer que o C.Ronaldo foi mais decisivo que o Vítor Baía. O que as pessoas se recordam é dos golos e não das defesas ou da liderança de um jogador.
O mesmo se aplica à bola de ouro. Se o Messi e o C.Ronaldo são tão bons porque é que não conquistam os mais importantes títulos nos clubes e na selecção? Não são tão decisivos como parecem. Marcam mais golos aos Rayos Valecanos que nas meias-finais da Liga dos Campeões. E depois o Cech é que faz uma exibição de sonho, quando é um guarda-redes igualmente decisivo. Apenas os golos ficam na memória...

E também acho mais complicado (E por isso valorizo mais) o que ele e o Deco alcançaram no FC Porto, com uma equipa inferior a nível individual, que o Figo ou o C.Ronaldo, no Real, Barça ou Manchester United. Essas equipas são favoritas a tudo, têm os jogadores da mais elevada qualidade a jogar com eles.
Imagem

16 Set 2013, 19:48 [#982]
As defesas só são reconhecidas quando os ataques não marcam golos. Foi o que aconteceu com o Rui Patrício.
A verdade é que todos tiveram o seu tempo.
O Pelé teve os seus anos. O Maradona teve os seus anos. O Eusébio teve os seus anos.
Agora é dificil dizer quem é melhor por existem dois fenómenos ao mesmo tempo. Se o Ronaldo fosse dez anos mais velho que o Messi, o Ronaldo era o melhor do Mundo nesses dez anos e o Messi seria o melhor do Mundo depois. Como jogam os dois na mesma altura, valorizam sempre um demasiado e desvalorizam demasiado o outro.

16 Set 2013, 20:08 [#983]
Estou 100% de acordo com esse testamento e 90% de acordo com o Flexi, devido a isto:
Flexi Escreveu:Mas sim concordo com o texto, não tanto na parte do Ronaldo ter sido produto do Sporting, acho que isso não influencia, mas de resto concordo.
Tanto patinho feio da Seleção já foi enxovalhado até a exaustão pela comunicação social por ter sido lançado pela Academia de Alcochete. Ele fala de Figo e Cristiano Ronaldo, mas não esquecer nomes como Ricardo Quaresma(um dos melhores extremos direitos dextros em termos de finalização), Vítor Damas(possivelmente o 3º melhor guarda-redes de sempre da Selecção, atrás de Baía e Bento), Simão(deixou de ser patinho feito no dia em que vestiu a camisola encarnada), Hugo Viana(grande jogador, que apenas errou em ter assinado pelo Braga :p), Miguel Veloso(bom trinco, grande visão e construção e exímio nas bolas paradas) e claro João Moutinho, que foi patinho feio até carregar o campeão europeu as costas.

16 Set 2013, 20:20 [#984]
Eu sinceramente acho injusto comparar o Cristiano e o Eusébio...
E o pior é que há certas pessoas que chegam a chamar palhaço ao Eusébio (que tem idade para ser avô deles) pelo que ele disse...
E depois tanta gente fala no Eusébio e no Cristiano e todos se esquecem por exemplo do Futre, do Figo e até como já mencionaram do Deco. Futre fez um golo semelhante ao que o Maradona fez, e mais foi na final da Liga dos Campeões. O Figo que carregou a nossa Selecção no Mundial'06 e em tantas outras provas, é o jogador com mais jogos (por agora) pela selecção, ganhou a Liga dos Campeões pelo Real, ganhou não sei quantas ligas e taças em espanha, foi para itália e mesmo a já ter mais de 30 anos quando lá chegou muitos continuam a defender que ele respirava futebol. Deco que só não foi melhor do mundo em 2004 porque jogava no Porto, além de sentir a camisola como poucos tinha uma classe que não se costuma ver...
Estes 3 são menosprezados simplesmente porque gostavam mais de dar a marcar do que realmente marcar.

16 Set 2013, 20:23 [#985]
O Figo não tem o talento do Ronaldo ou do Eusébio, mas acabou por ser uma estrela na altura dele.
Dizes que carregou a seleção às costas em 2006 mas tens de ver que os anos onde chegamos mais longe foram nestes últimos, a partir de 2004, ano em que o Ronaldo entrou.
Tens de ver que o Ronaldo também nos levou às costas neste último Europeu.

16 Set 2013, 20:37 [#987]
Vê videos do Figo no Barcelona e depois quero ver se consegues voltar a dizer que não tinha o mesmo talento deles ;)
Eu disse em 2006 porque é o que eu me lembro melhor e lembra te que na altura o Figo tinha 31/32 anos ;)
Em 2000 antes do Ronaldo chegar, a selecção foi às meias e só perdeu contra a França que viria a ganhar o Europeu ;)

16 Set 2013, 21:12 [#989]
Figo é um exemplo de um enorme profissional e com muito talento... quem o viu jogar no Sporting no inicio da carreira viu um jogador fora-de-serie, depois no Barcelona já com outro estatuto chegou a ser capitão daquela equipa...e no real madrid era um jogador mais experiente que já sabia que devia correr naquele lance, que no outro já não valia a pena...um enorme jogador que teve ao seu nível um Zidane, um Totti ou um Nedved...jogadores fora-de-serie também.

E que dizer de um jogador como o Paulo Sousa...um trinco inteligente, fora de serie também, as lesões é que o impediram de ser um dos melhores do mundo na posição...foi pena.

Rui Costa um grande 10, adorava a sua maneira de jogar, a sua qualidade, a sua entrega, a sua rapidez de execução, metia a bola no sitio que queria, muitos de nós nem na playstation o conseguíamos fazer como ele o fazia em campo... o maior erro dele foi regressar ao Benfica para acabar a carreira, não era o mesmo jogador que era, e com isso leva os adeptos mais jovens a não perceber o seu real valor.

Vitor Baia é apenas, e digo apenas o melhor GK Português de sempre, apenas com Bento e Damas a morderem os calcanhares a nivel de qualidade...quem viu como eu um GK que ia buscar cruzamentos fora da pequena area com uma segurança e uma classe que nesse aspecto nem o Buffon nem o Cech o conseguem...não estou a dizer com isso que o Baía era superior ao Buffon, não era...mas no capitulo dos cruzamentos era o nº 1 do mundo durante a sua geração.

Há tantos enormes jogadores no futebol português... mas acho que o Cristiano Ronaldo atingiu um nível difícil de alcançar...
Legendary Striker... is back again 8)

16 Set 2013, 21:53 [#991]
sportingboy Escreveu:O Figo não tem o talento do Ronaldo ou do Eusébio, mas acabou por ser uma estrela na altura dele.
Dizes que carregou a seleção às costas em 2006 mas tens de ver que os anos onde chegamos mais longe foram nestes últimos, a partir de 2004, ano em que o Ronaldo entrou.
Tens de ver que o Ronaldo também nos levou às costas neste último Europeu.
Concordo plenamente com o que o Sportingboy.

É verdade que o CR7 no inicio do Europeu entrou mal mas depois safou as costas em muitos jogos onde se não houvesse CR7 não iamos as meias-finais.
2 exemplos são: No jogo do PORTUGAL X HOLANDA e outro é frente a Republica Checa.
Imagem

16 Set 2013, 22:13 [#994]
Lima Escreveu:
sportingboy Escreveu:O Figo não tem o talento do Ronaldo ou do Eusébio, mas acabou por ser uma estrela na altura dele.
Não digas isso nem a brincar se não ainda te matam. xD
Figo foi bola de ouro e acho que diz tudo.
Ganhou a bola de ouro, o que significa que foi uma estrela no seu tempo, acho que o sportingboy disse bem. É muito difícil encontrar um jogador com um talento semelhante ao do Ronaldo, e sim, talvez o Eusébio mesmo não sendo tão talentoso, foi um grande jogador. No entanto, ninguém tem a vontade de ser constantemente o melhor e o perfeccionismo do Ronaldo. Por isso é que é o jogador mais completo de sempre e sem dúvida alguma, um dos jogadores mais trabalhadores e dedicados de sempre. Se o tal de Fábio Paim afinal é mais talentoso do que o Ronaldo(segundo ele) e o Ricardo Quaresma é o jogador que todos conhecemos, se trabalhassem os dois como o Ronaldo teríamos um ataque de luxo neste momento...

16 Set 2013, 22:23 [#995]
Riscas Escreveu:
Lima Escreveu:
Não digas isso nem a brincar se não ainda te matam. xD
Figo foi bola de ouro e acho que diz tudo.
Ganhou a bola de ouro, o que significa que foi uma estrela no seu tempo, acho que o sportingboy disse bem. É muito difícil encontrar um jogador com um talento semelhante ao do Ronaldo, e sim, talvez o Eusébio mesmo não sendo tão talentoso, foi um grande jogador. No entanto, ninguém tem a vontade de ser constantemente o melhor e o perfeccionismo do Ronaldo. Por isso é que é o jogador mais completo de sempre e sem dúvida alguma, um dos jogadores mais trabalhadores e dedicados de sempre. Se o tal de Fábio Paim afinal é mais talentoso do que o Ronaldo(segundo ele) e o Ricardo Quaresma é o jogador que todos conhecemos, se trabalhassem os dois como o Ronaldo teríamos um ataque de luxo neste momento...
Yup Riscas eu sou Benfiquista mas quando era mais novo e quando o Quaresma estava no Porto ele maravilhava-me com os seus dribles , suas trivelas e aquelas suas fintas formidáveis e ainda me lembro contra a Bélgica há uns aninhos atrás que ele marcou aquele golaço de trivela fantástico. :venia:

16 Set 2013, 23:23 [#998]
Capfca Escreveu:Hmm então hoje em dia uma entrada por trás que põe em risco o jogador não é vermelho..
Mas a do Aimar contra o Olhanense só faltou chamarem assassino ao Pablito..
Eu tenho de deixar de vir aqui que isso de comentar a pensar no próprio umbigo é feio.
Põe em risco o jogador? O teatro do Funes Mori é que põe em risco a verdade desportiva tão aclamada para os lados da luz.

Assassino são as entradas do Maxi, mas isso vocês que têm de encobrir.

E FOI PARANHOS QUE OS F0DEU!

17 Set 2013, 11:38 [#999]
eduardextreme Escreveu:
sportingboy Escreveu:Tens de ver que o Ronaldo também nos levou às costas neste último Europeu.
Ou não. Os seus dois primeiros jogos foram uma miséria. Valeu Pepe, Moutinho e... Varela.
Não esquecer que também foi o que teve a maior oportunidade para fazer o golo frente à Espanha, antes de irmos a pénaltis.

17 Set 2013, 17:36 [#1000]
eduardextreme Escreveu:Não percebi os vários piscar de olho.
Gosto de piscar o olho não posso? :geek:

Ah e quem diz que o Figo foi o melhor num ano, enganam se...
Ele ganhou a Bola de Ouro referente a 2000 e no ano seguinte, 2001, ganhou o prémio da FIFA, mas realmente ele só ganhou à frente de nomes como Zidane, Ronaldo, Beckham, Raúl, Giggs, Henry, Totti, Seedorf só meninos não é xD
O Ronaldo realmente é muito completo, provavelmente o mais completo agora, também o Eusébio o era. Mas como eu já disse menosprezar um jogador só porque não fez tantos golos é bastante injusto...