Re: [Discussão] FC Porto

29 Set 2013, 00:44 [#5961]
O André Villas-boas é portista e nota-se que mesmo tendo saído do FC Porto, ficou um grande laço de amizade com o presidente. É bonito ver o André Villas-boas continuar a demonstrar o seu amor ao clube com estas aparições em galas e eventos do clube. :)

29 Set 2013, 13:30 [#5963]
O AVB é tão portista como nós...um dia ele vai regressar a nossa equipa, tenho a certeza. Até lá deixem o homem fazer a carreira dele, que para mim será curta, não o vejo a treinar durante muitas épocas...pelo menos a nivel monetário já nem precisa de treinar mais xD

Mas vejo-o quando acabar a carreira de treinador a pertencer aos quadros directivos do FC Porto isso vejo.
Legendary Striker... is back again 8)

29 Set 2013, 13:36 [#5964]
Flexi Escreveu:O AVB é tão portista como nós...um dia ele vai regressar a nossa equipa, tenho a certeza. Até lá deixem o homem fazer a carreira dele, que para mim será curta, não o vejo a treinar durante muitas épocas...pelo menos a nivel monetário já nem precisa de treinar mais xD

Mas vejo-o quando acabar a carreira de treinador a pertencer aos quadros directivos do FC Porto isso vejo.
Duvido, ele só deve regressar ao Porto depois de ter tido sucesso desportivo como treinador(apesar de já ter sido campeão europeu). Ele deve querer uma Premier League e uma champions...

29 Set 2013, 13:39 [#5965]
No final da carreira como treinador ele volta, e como eu disse ele vai ter uma carreira curta, ele já afirmou isso várias vezes. Eu acho que aos 50 anos eles já cá está de novo...e vai trazer títulos no currículo, pois eu acho que ele tem um nível bem superior a nível táctico e motivador que a maioria dos treinadores que até tem nome no mercado... Agora sem ovos não há omeletes ;)

30 Set 2013, 17:25 [#5966]
Respondendo aos comentários que li relativos ao jogo contra o Guimarães, diria que quem dera a muitos atravessar maus momentos com vitórias. O FC Porto tem estado em baixo, como o PF diz e até concordo com ele, o mérito por vezes é do adversário. O V. Guimarães conseguiu pressionar mais o FC Porto depois do golo o que era normal, a equipa é que não conseguiu responder à altura e acabou por sofrer até ao fim do jogo. A 1ª parte estivemos bem e o Quintero só lhe faltou o golo para ter uma grande estreia a titular, foi um dos melhores. Esperemos que amanhã seja a altura de voltar ao que somos. Não percebo porque pedem bastante ataque quando o PF é um treinador de ideias defensivas e no caso dele o melhor ataque é a defesa, ou seja, se de trás para a frente a coisa não correr bem é difícil haver golos. Até agora estamos num bom caminho e só falhamos frente ao Estoril, esperemos dar a volta a esta situação e certamente que o PF irá voltar novamente com as vitórias convincentes que já vimos dele. Até agora penso que o jogo mais bem conseguido foi frente ao Marítimo (3-0) em casa.

Quanto à gala, bastante organizada, um regresso à história do clube bem conseguido, com grandes nomes a serem mencionados e outros a subir ao palco. Feliz por ver o VB na gala, até agora com um dos melhores momentos protagonizados por ele nas galas dos dragões de ouro, discurso quando venceu o seu dragão de ouro, se não me falha a memória. Quanto ao museu estou ansioso por o ver, espero que os preços não sejam demasiado altos porque é bom ir "viver" aquilo que não vivemos em pessoa do nosso clube num espaço.

30 Set 2013, 20:20 [#5968]
Crítica épica do MST ao PF. xD
A sua insistência em jogar sempre com os mesmos, revelando a mentalidade de um treinador de curtas ambições, que nunca mexe no onze que ganha e que só confia nos seus eleitos. Como já aqui o escrevi, isso não apenas torna pior e mais pequenina a equipe, como também defrauda o clube: o FC Porto investiu mais de 20 milhões esta época numa dúzia de novos jogadores e o único que tem lugar na equipa é o Licá. Herrera custou 8,5 milhões e, apesar dos míseros minutos que Paulo Fonseca lhe concedeu, já deu para ver que é infinitamente melhor que o Fernando: não faz uma falta em cada dois desarmes, não faz passes à toa, não fica barata tonta quando se aproxima da área adversária e, caramba, sabe dominar uma bola sem a adiantar sistematicamente. Quintero custou uns 7 milhões, foi um achado, é um génio em potência, que os adeptos reconhecem mas que o treinador e alguns inteligentes acham que «não encaixa no sistema de jogo da equipa», e, por isso, está condenado a ver jogar alguém tão banal e inócuo como o Defour. Jorge Jesus (que, um pouco atrasado, acabou por se render ao génio de Markovic), disse que os rebeldes devem gozar de direitos especiais em campo. Mas, para os treinadores que ainda não evoluíram da mentalidade de comandantes de equipas pequenas, é exactamente ao contrário: na sua primeira época, Vítor Pereira dava 15 minutos ao James para ele lhe resolver os jogos — se não resolvia, saía da equipe (mas foi ele, transportado à pressa de Miami, que lhe resolveu esse campeonato, no jogo da Luz). Paulo Fonseca faz o mesmo com Quintero: quando está em desespero, como em Setúbal ou no Estoril, recorre a ele. Os génios, como James ou Quintero, têm 15 minutos para resolver; mas Defour, Fernando ou Varela (todos três com prestações confrangedoras na Amoreira e os dois primeiros também em Viena), têm lugar cativo em todos os jogos. Na mesma linha e, de uma assentada, livrou-se de três extremos rebeldes (Atsu, Iturbe e Kelvin), deixando o jogo ofensivo lateral entregue a Licá, que não é um extremo clássico, e Varela, que não é nada - e por isso é que a bola não chega a Jackson em condições de finalização;
A última ao Varela, rachei-me todo, juro. xD
Imagem

01 Out 2013, 13:27 [#5977]
O problema Fernando é devido à táctica. Ele é excelente na posição nº6, onde tem como principal e única tarefa defender, destruir o jogo do adversário. Mas nesta táctica do Paulo Fonseca ele, para além das tarefas defensivas, também é obrigado a construir jogo, dominar bem a bola, correr com ela, passar, etc., e o Fernando é quase um zero à esquerda nisso.

Torço pela entrada do Herrera na equipa principal, pois ele reúne todas as características necessárias para desempenhar muito bem a função do Fernando. :)

01 Out 2013, 14:09 [#5978]
O problema do Fernando chama-se: em Janeiro pode assinar um contrato por outra equipa para no final da época ir embora...simples.

Daí eu insistir para ele sair do 11...se não quer renovar não interessa...

01 Out 2013, 15:21 [#5979]
Mas ele também tinha de construir jogo no modelo antigo.

Nem André Villas-Boas nem Vítor Pereira gostavam do Fernando.
Ambos experimentaram alternativas que ou foram mal sucedidas ou precisavam de demasiado tempo.
O primeiro experimentou outras soluções (Ex.: Souza, Guarín...) sem muito sucesso.
O segundo também acho que tentou outras soluções, mas não tanto (Ex.: Danilo, Defour). Acima de tudo tentou melhorar o próprio Fernando, que começou a sair mais com a bola, a arriscar...
Antes, com João Moutinho em campo, pouco se notava essa deficiência do Fernando. Ele aparecia em todos os momentos de jogo, mas principalmente o defensivo e o de construção.
O Defour não tem a mesma qualidade, nem sequer grandes rotinas pois nunca foi regularmente titular, e a equipa ressente-se.

Da mesma forma que recuar um médio pode tornar uma equipa mais ofensiva, por tornar os atacantes mais disponíveis para a sua função principal, trocar o trinco por um médio de construção pode tornar a equipa inclusivamente mais eficaz a defender.
Com Fernando temos um elemento que irá SEMPRE colocar problemas à equipa por não ser capaz de, com segurança, fazer um passe ou subir no terreno. Com outro jogador, como o Herrera ou até o Lucho, teremos mais segurança nesse aspecto.
Acho que o Defour, embora não tenha a qualidade defensiva do Fernando, pode perfeitamente fazer o trabalho de equilibrar e tapar defensivamente a equipa. E digo isto já há um ou dois anos.
Imagem