Re: [Discussão] FC Porto

01 Nov 2013, 16:45 [#6041]
Eu não vi o vídeo, mas quando têm comentários da rádio toca muito mais. E eu que nem tenho o Porto como primeiro clube sinto-o bastante. Afinal tenho família no Porto e é por esse motivo que sou do Boavista, porque eles são da zona da Boavista.

Mas é normal porque nós vimos aquilo em directo, vivemos a caminhada. (Então da Uefa vivi por duas equipas) E a do Costinha lembro-me tão bem o McCarthy ter marcado de livre para a liga no fim de semana anterior e pensei "Tem de ser o Benni a marcar o livre!". Euro 2004 também vivi intensamente. Curiosamente são os mesmo jogadores (ou parte deles).

Eu se vir o golo do Madjer não me faz qualquer efeito. Não sei se a um portista fará. É que foi o primeiro trofeu continental, o Porto ainda estava a crescer e contra o poderoso Bayern.
Imagem

01 Nov 2013, 17:09 [#6042]
Nun0 Escreveu:
[video]http://www.youtube.com/embed/XvjhP1dfzWo[/video]
Para quem quiser perder perto de 10 minutos, o video está bem conseguido, está perfeito arrisco-me a dizer.A demonstrar bem como foi deste antigamente até aos dias de hoje.
Somos Porto
Como diz muita gente, só nos tocam as coisas que vivemos para sentir. Só a partir do golo do Falcao na final da LE é que me emocionei, mesmo já sendo portista desde os 5 anos e ter vivido já a tempo de ver grandes vitórias :)
Grande vídeo :)
Imagem

01 Nov 2013, 17:32 [#6043]
Para ser sincero, a 2ª vez e única que vivi, conquista da LC, apesar de ter vivido intensamente no momento, agora que vejo as imagens não me "tocam". Acho que o resultado foi tão desnivelado que o sabor acabou por desaparecer e ficou mais marcado pela conquista do que pelo jogo que fizemos, sem tirar mérito ao trabalho que dos jogadores e equipa técnica. Talvez uma final como as eliminatórias conta o Man. United numa final teria sido algo mais emocionante agora passado alguns anos. Já a taça UEFA isso sim, foi um embate épico contra um grande europeu e com grandes nomes. Se tenho saudades de viver esses momentos, quem não tem, até lá continuamos a trabalhar para conseguir lá chegar.

01 Nov 2013, 17:55 [#6044]
Mas o Monaco naquela época esteve em grande. O Corunha também. Eles eliminaram os colossos por alguma razão foi. Eu segui essa Liga dos Campeões, se calhar vi todos os jogos ou resumos deles. Vi mil vezes as mesmas coisas antes dos oitavos de final a falar sobre as equipas na eurosport. Digo mil vezes porque o documentário sobre o Lokomotiv vi umas 4 vezes, por exemplo. As coisas também marcam conforme a nossa dedicação a elas. Eu estava super interessado na altura. Podíamos ganhar o Euro 2012 ou Mundial 2010 que o impacto seria pouco. Teve mais impacto o Mundial 2006 quando passamos frente à Inglaterra e fomos às meias. Via o pessoal a dizer "nunca me senti assim!" e por aí fora.

Aliás, quando o Boavista foi campeão tinha o equipamento e tudo e pensei "deve ser normal, o Porto ganhou 5 seguidos, por isso..." porque não estava interessado na liga. Nem tinha acesso a ela. Fiquei mais feliz quando ganhou ao PSG do Ronaldinho ou quando ganhava ao Porto, Benfica ou... Tondela. Porque quero realmente saber e sigo e marca-me. Não tem a ver com a qualidade dos adversários, apesar de ajudar. Mas há nomes que eram fortes e agora não são, há nomes que eram fracos. Aliás, o PSG na algura não tinha tanto nome e o Celtic tinha mais nome (e valor) do que tem agora.
Imagem

01 Nov 2013, 18:24 [#6046]
Eu lembro-me bem disso. Pensava que estava feito para o Milan e deram a volta. Lembro-me do toque amigável do Jorge Andrade ao Deco. De o Porto marcar de penalty por Derlei, que tinha regressado há pouco de lesão. O Mónaco eliminou o Real Madrid com Morientes a marcar ao Real, que esteva emprestado pelo Real ao Mónaco. O Prso também era craque. Mas os favoritos era o Rothen e o Giuly. Os extremos.

E o Chelsea acho que foi à meia final, ainda com o símbolo antigo do clube e com as vedetas antes do Mourinho chegar.

E o Ibarra. Lembro-me de perguntarem ao Mourinho porque emprestou o melhor lateral direito sul-americano e ele disse que era porque tinha o melhor do mundo.
Imagem

01 Nov 2013, 18:40 [#6048]
Por isso o Mónaco não era uma qualquer. Aliás, eliminou adversário (teoricamente) mais fortes. E sinceramente o ponto chave na final foi quando o Baía saiu aos pés do Giuly e este se lesionou. Primeiro porque o Giuly ia isolado e podia marcar. Baía defendeu a meio do meio campo. E ao lesionar o craque do Mónaco e queimar uma substituição tão cedo faz diferença.

Fui confirmar ao zerozero e afinal apesar de ter saído cedo não foi tão cedo quanto pensava. Foi aos 23 minutos. Outro facto é que Morientes e Prso acho que raramente jogaram juntos. Ser os melhores marcadores tem mais valor assim.
Imagem

04 Nov 2013, 16:55 [#6054]
Filipe Sousa Escreveu:Por isso o Mónaco não era uma qualquer. Aliás, eliminou adversário (teoricamente) mais fortes. E sinceramente o ponto chave na final foi quando o Baía saiu aos pés do Giuly e este se lesionou. Primeiro porque o Giuly ia isolado e podia marcar. Baía defendeu a meio do meio campo. E ao lesionar o craque do Mónaco e queimar uma substituição tão cedo faz diferença.

Fui confirmar ao zerozero e afinal apesar de ter saído cedo não foi tão cedo quanto pensava. Foi aos 23 minutos. Outro facto é que Morientes e Prso acho que raramente jogaram juntos. Ser os melhores marcadores tem mais valor assim.
Ninguém mencionou que o Mónaco não era qualquer um. Apenas falamos que devido ao desnível do resultado essa conquista teve pouco impacto. As vitórias mais suadas sim, essas faz lembrar melhor pois sabemos que sofremos nesse jogo para conquistar a vitória e passar à próxima fase ou conseguir o título. A vitória sobre o Benfica ao minuto 92 na época passada, fica mais marcada que a vitória por 5-0 à umas épocas atrás, mas isto falo por mim, outros portistas podem ser diferentes. ;)

Quero vídeo... :'(

04 Nov 2013, 17:15 [#6055]
Eu assisti a grande parte dessas conquistas, ainda vivi a época que o Porto e o benfica disputavam campeonatos taco a taco que o Porto ganhava 2 e o benfica ganhava 1 logo a seguir, vi grandes jogadores com esta camisola, vi o porto a dar 5-0 ao benfica em pleno estádio da Luz, vi um crescimento europeu do Porto a partir de 2000, vi um Vitor Baia com uma dupla de centrais de nome Aloísio + Jorge Costa (para mim foi a melhor dupla que o porto teve, superior à do Ricardo carvalho), Lembro-me de ver um Domingo+Kostadinov naquele ataque a massacrar defesas, Um Jardel que era tosco mas cada remate era golo, servido por 2 extremos acima da média (Drulovic e Capucho). Vi o desaparecimento precoce do Rui Filipe por acidente de carro, vi o Porto ir a Alemanha e espetar 5 no tempo do Robson... tanta coisa que vi deste enorme clube...até treinadores sem categoria como o carlos Alberto Silva ser campeão 2 vezes pelo Porto xD xD

Depois claro há o FC Porto após 2003... esse todos conhecem, mas quero com isto tudo apenas dizer que o porto já era enorme antes de vencermos a taça Uefa e Champions pela 2ª vez, vocês são mais novos que eu, mas eu lembro-me bem como foi na década de 90 o crescimento do Porto.

Um enorme clube :up:
Legendary Striker... is back again 8)

05 Nov 2013, 12:50 [#6057]
Mais um que foi parar ao caixote do lixo. O Izmaylov é outra caso desses, pois não me acredito na desculpa dos "problemas familiares" ou ausência autorizada para "tratar de assuntos pessoais".

Eu gosto do Fucile e fico muito triste por vê-lo acabar desta forma no FC Porto. Sim, porque desta vez vai ser mesmo de vez. Ele não volta a calçar pelo FC Porto nem sequer vai ser emprestado.

Em parte até compreendo o Fucile. Eu também ficaria amuado e triste se estivesse tanto tempo encostado no banco sem jogar, principalmente quando o Danilo tem lugar cativo no 11 inicial (não estou a falar aqui se é justo o Danilo ser o titular, porque ele é efectivamente melhor) e nem sequer minutos lhe são concedidos.