Re: [Sala de Estudo] 11ºano

24 Nov 2013, 22:30 [#630]
Coentrão Escreveu:A minha turma tem amanhã um visita de estudo ao parlamento.
Basicamente é estar numa sala e ver , através de um vidro , como se passam as coisas.
Vai-me saber que nem gingas ficar em casa com este frio ! xD
Fui no ano passado e não tinha vidro nenhum. Depois o polícia estava sempre a chatear-me porque adormeci duas vezes. :facepalm:

01 Dez 2013, 16:14 [#631]
Alguém percebe de Filosofia ?
A minha prof. deu-nos um trabalho em que tínhamos de escolher um discurso.
Eu escolhi o de Steve Jobs na Universidade de Stanford em 2005.
A questão é que temos de abordar as seguintes perguntas:
O orador apelou ao logos? Justifique a resposta.
O orador apelou ao ethos? Justifique, referindo a parte do texto em que isso é visível.
O orador apelou ao pathos? Como?

Alguém me sabe explicar o que é isto ?

01 Dez 2013, 17:05 [#633]
Coentrão Escreveu:Alguém percebe de Filosofia ?
A minha prof. deu-nos um trabalho em que tínhamos de escolher um discurso.
Eu escolhi o de Steve Jobs na Universidade de Stanford em 2005.
A questão é que temos de abordar as seguintes perguntas:
O orador apelou ao logos? Justifique a resposta.
O orador apelou ao ethos? Justifique, referindo a parte do texto em que isso é visível.
O orador apelou ao pathos? Como?

Alguém me sabe explicar o que é isto ?
Posso estar enganado mas acho que:
Logos é quando se realiza um discurso argumentativo lógico.
Ethos é quando se faz um discurso centrado no orador.
Pathos é quando se faz um discurso demagógico, apenas para agradar a quem ouve.
Isto vendo as coisas pelo lado mais extremo. xD

Para se ser um bom orador é necessário possuir qualidades nestes 3 aspectos. Saber argumentar, saber ser credível e saber agradar a quem ouve.

Faz parte do tema da retórica, não?

Wikipedia:
Meios de persuasão
Segundo Aristóteles a persuasão "é uma espécie de demonstração, pois certamente ficamos completamente persuadidos quando consideramos que algo nos foi demonstrado". Aristóteles identificou três classes de meios de persuasão (apelos à audiência) que nomeou ethos, pathos e logos: primeiro, a persuasão é conseguida através do próprio orador que, pelo seu carácter e forma como discursa, nos consegue fazer pensar que é credível; segundo, a persuasão pode vir de dentro dos próprios ouvintes, quando o discurso desperta as suas emoções; terceiro, a persuasão é feita através do próprio discurso, quando prova uma verdade por meio dos argumentos adequados. Cada discurso combina os três apelos, equilibrando ou enfatizando o ethos, o pathos ou o logos.

Ethos: é a forma como o orador convence o público de que está qualificado para falar sobre o assunto, como o seu caráter ou autoridade podem influenciar a audiência. Pode ser feito de várias maneiras: por ser uma figura notável no domínio em causa ou por ser relacionado com o tema em questão. Por exemplo, quando uma revista afirma que um professor do MIT prevê que a era robótica chegará em 2050, o uso do nome "MIT" (uma universidade americana de renome mundial para a investigação avançada em matemática, ciência e tecnologia) estabelece uma credibilidade "forte".

Pathos: o uso de apelos emocionais para alterar o julgamento do público. Pode ser feito através de metáforas e outras figuras de retórica, da amplificação, ao contar uma história ou apresentar o tema de uma forma que evoca fortes emoções na platéia.

Logos: o uso da razão e do raciocínio, quer indutivo ou dedutivo, para a construção de um argumento. Os apelos ao logos incluem recorrer à objetividade, estatística, matemática, lógica (por exemplo, quando um anúncio afirma que o seu produto é 37% mais eficaz do que a concorrência, está fazendo um apelo lógico); o raciocínio indutivo utiliza exemplos (históricos, míticos ou hipotéticos) para tirar conclusões; o raciocínio dedutivo usa geralmente proposições aceites para extrair conclusões específicas. Argumentos logicamente inconsistentes ou enganadores chamam-se falácias.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ret%C3%B3rica
Imagem

01 Dez 2013, 17:11 [#634]
A minha prof. mandou este texto juntamente com as perguntas:
Sabendo nós que numa situação de comunicação retórica há sempre a exploração de três vertentes – o ethos, o pathos e o logos –, qualquer análise retórica terá de avaliar o seu impacto e o modo como se manifestam no discurso:
• A credibilidade e a confiança do orador, o ethos, que não podem ser descuradas. O ethos, segundo o próprio Aristóteles, é o mais importante «argumento» retórico de que dispõe. O estilo e o conteúdo escolhidos para revelar/referir o ethos e até o tom de voz são elementos importantes para levar a audiência a aceitar a mensagem; através do ethos procura criar-se uma dinâmica entre o orador e a audiência que seja favorável ao orador.
• A sensibilidade do auditório, o pathos, também tem de ser levada em consideração. O sucesso do discurso depende frequentemente de uma boa administração do pathos: da perceção que o orador tem da audiência e das emoções que consegue despertar.
• Por último, o logos – os argumentos, as razões invocadas – mobiliza a adesão intelectual do auditório às teses defendidas pelo orador.
O problema é que ela não nos explicou nada disto. xD
Portanto:
O Ethos é a forma como o orador transmite as suas ideias , a forma como ele chega ao público.
O Pathos é a percepção que ele tem do público e os sentimentos que ele desperta no público ( exemplo: se gera revolta , se provoca tristeza , etc )
E o Logos é a mensagem que ele quer transmitir e que argumentos ele usa para tal.
É isto ?
Tenho receio de estar enganado , e no fim acabar por ter uma nota terrível por isso ...

EDIT: Só depois reparei no que meteste no post.
Vai de encontro ao que estou a pensar , acho.

01 Dez 2013, 17:17 [#635]
Segundo li é:
Ethos: Mostrar-se credível.
Logos: Argumentação lógica, factual...
Pathos: Apelar à emoção ou demagogia.

Por exemplo:
- Aparecer em discursos com filhos pequenos, é Pathos.
- Dizer que se é licenciado ou que trabalha na Microsoft, é Ethos.
- Dizer que o C.Ronaldo é melhor que o Kléber porque fez mais 80 golos, é Logos.
Imagem

01 Dez 2013, 17:23 [#636]
Hum.
No caso do meu discurso é do tipo:
- Sendo o Steve Jobs ( na altura do discurso ) o presidente executivo da Apple e Pixar , é Ethos.
- Contar 3 histórias sobre a sua vida em que partilha as suas experiências pessoais , é Pathos.
- " No entanto, dez anos mais tarde, quando estávamos projetando o primeiro Macintosh, me lembrei de tudo aquilo. E o projeto do Mac incluía esse aprendizado. Foi o primeiro computador com uma bela tipografia. Sem aquele curso, o Mac não teria múltiplas fontes. E, porque o Windows era só uma cópia do Mac, talvez nenhum computador viesse a oferecê-las, sem aquele curso. # é Logos.
Certo ?