Re: [Discussão Geral] Futsal

04 Jan 2014, 22:08 [#1061]
Frize Escreveu:Eu não estou a dizer que tenho a certeza que foi legal. Até acho que foi ligeiramente depois da buzina ter tocado, mas uma coisa que é muito difícil analisar. A mim parece-me que quando toca a bola está a centímetros do pé do Alex.

Segundo os regulamentos o que conta não é a buzina mas sim o apito do árbitro, pelo que me pareceu:
"Após ouvir a apitadela ou sinal acústico do cronommetrista, um dos árbitros anuncia o final do período ou do jogo com o seu apito, tendo em consideração o seguinte: (...)"
O arbitro tem em consideração se existe um remate a existir antes da buzina e aí tem que ver o que acontece, como este foi feito depois da buzina não conta(a regra é semelhante ao basket)
Imagem

04 Jan 2014, 22:18 [#1063]
Frize Escreveu:Mas se for como entendi, o que delimita o jogo não é a buzina mas sim o apito.
Então se o arbitro não apitar podem estar ali a jogar mais 1 hora porque o arbitro não apitou, o jogo de futsal são 20 minutos corridos não é como o futebol
Imagem

04 Jan 2014, 22:28 [#1065]
Laker Escreveu:
Frize Escreveu:Mas se for como entendi, o que delimita o jogo não é a buzina mas sim o apito.
Então se o arbitro não apitar podem estar ali a jogar mais 1 hora porque o arbitro não apitou, o jogo de futsal são 20 minutos corridos não é como o futebol
Mas o árbitro apita. xD

No futebol também o jogo só acaba quando o árbitro apita.
Imagem

04 Jan 2014, 22:42 [#1066]
Frize Escreveu:
Laker Escreveu:
Mas o árbitro apita. xD

No futebol também o jogo só acaba quando o árbitro apita.
Sabes tão bem que o futebol em termos de tempo nada tem haver com o futsal, no futsal jogam se 20 minutos corridos e só conta tudo o que for realizado desses 20 minutos.
Imagem

04 Jan 2014, 22:58 [#1068]
Frize Escreveu:Então mas aqueles 20 minutos não foram corridos?
Segundo li nos regulamentos (e corrige-me se tiver errado), o jogo acaba quando o árbitro apita.
Tu não estas a perceber ou não queres perceber ou eu expliquei me mal, o remate que deu origem ao golo foi fora dos 20 minutos de jogo logo é ilegal, se fosse feito o remate antes da buzina e a bola tivesse entrado depois da buzina aí seria legal porque foi feito antes da buzina e aí o arbitro só apitava quando soubesse o destino do remate.
Ah e a regra é esta:
2.9.1 PRINCÍPIOS DE ATUAÇÃO
a. O AA-cronometrista nomeado agirá no respeito do consignado pela Lei 6 e outras
regulamentações.
b. Assim, e em conjugação com a Lei 7, caberá ao AA-cronometrista, de forma pessoal ou
automática, sinalizar o final dos períodos do jogo.
c. O AA-cronometrista nomeado será o responsável pelo cumprimento do tempo de jogo, de
acordo com o legislado.
Se a bola tiver sido pontapeada na direcção de uma das balizas, os árbitros devem
esperar que o pontapé surta o seu efeito mesmo que o cronometrista apite ou
accione o sinal acústico. O período termina quando:
• a bola vai directamente para a baliza e é marcado golo

Ou seja o apito só é valido em caso de remate em antes da buzina que não foi o caso.
Imagem

04 Jan 2014, 23:19 [#1070]
Jals Escreveu:Ilegal claramente. O gajo ainda não chutou e já apitou. xD
Tu que és um socio do andebol, a regra também é igual á do futsal certo? Se o remate for feito antes da buzina o arbitro espera para ver o resultado do remate e aí acaba o jogo certo? Ou acaba logo mal chegue aos 30?
Imagem

05 Jan 2014, 00:01 [#1072]
Santos Escreveu:Não, o futsal não é como o basquetebol, mal a buzina dispare, o jogo acaba! :D
Desde?
Se a bola tiver sido pontapeada na direcção de uma das balizas, os árbitros devem esperar que o pontapé surta o seu efeito mesmo que o cronometrista apite ou accione o sinal acústico. O período termina quando:
• a bola vai directamente para a baliza e é marcado golo;
• a bola sai dos limites da superfície de jogo;
• a bola toca no guarda-redes, nos postes da baliza, na barra transversal ou no solo, atravessa a linha de baliza e é marcado golo;
• o guarda-redes que defende pára a bola ou esta ressalta dos postes da baliza ou da barra transversal e não atravessa a linha de baliza.
Eu continuo é sem saber como é que vocês têm tanta certeza do lance.
Imagem

05 Jan 2014, 02:25 [#1075]
Não é a campainha que manda, é o árbitro.
Em todos os jogos cronometrados, existe um sinal sonoro e só depois o árbitro é que dá por terminada a partida.

Eu cá acho que fez bem em validar. O responsável pelo cronómetro passa a vida a roubar, sabe-se lá quantos minutos teve o jogo na realidade. Ainda por cima a bola estava dentro da área no momento do toque.

No hóquei em patins por vezes até é um delegado de uma das equipas a parar/arrancar o cronómetro e demoram mais ou menos consoante a necessidade da sua equipa. xD
Imagem

05 Jan 2014, 15:07 [#1077]
Laker Escreveu:
Jals Escreveu:Ilegal claramente. O gajo ainda não chutou e já apitou. xD
Tu que és um socio do andebol, a regra também é igual á do futsal certo? Se o remate for feito antes da buzina o arbitro espera para ver o resultado do remate e aí acaba o jogo certo? Ou acaba logo mal chegue aos 30?
Eu não te quero dar certezas, pois nunca me aconteceu um lance assim. Porém, o ano passado ou à dois, o Porto não passou à fase seguinte ou algo do género da liga dos campeões por um golo que não contou no fim pois entrou já depois da buzina. Acho que acaba logo mal chega aos 30. Mas não tenho certezas. Isto em jogo corrido, porque se for assinalada uma falta e acabar o tempo antes desta ser marcada, o jogador tem direito a marcar a falta e o jogo só acaba depois desse remate entrar ou não.
Imagem

05 Jan 2014, 21:34 [#1078]
Hoje estava a ver isso das regras, a buzinha tem um tempo sonoro de cerca de 2 segundos, e caso o remate seja feito antes do final desse apito sonoro ele é valido, mesmo que tenha sido feito depois do apito sonoro se iniciar. aqui tem de se ver frame a frame com o equalizador para verificar se aquando do toque o pitch da buzina ainda se verifica.