A Praxe

25 Jan 2014, 12:23 [#1]
Com isto tudo que se tem passado em Portugal e com cada vez mais os meios de comunicação estão a falar da praxe. Conta-nos a tua experiência e a tua opinião em relação à praxe.

Re: A Praxe

25 Jan 2014, 13:27 [#2]
Não tive experiência, pois estou no secundário.
Mas a minha opinião é que é uma palhaçada autêntica, eu vou para uma Universidade para estudar não para ser humilhado.
Imagem

25 Jan 2014, 13:35 [#3]
Pelo que vi de várias praxes acho aquilo uma forma de os mais "velhos" se vingarem e sentirem que têm poder sinceramente não aguentava certas coisas às quais assisti não por ser muito puxado fisicamente mas por ser ridículo como por exemplo um rapaz andar 3 dias pela universidade com uma pila enorme (O.O) ao pescoço e a dizer que adorava comer aquilo (apesar de adorar mesmo).
Imagem

25 Jan 2014, 14:24 [#4]
A minha irmã anda na praxe e ela diz que a praxe não é aquilo que a imprensa e as pessoas pintam.
Ela simplesmente nunca teve problemas e nem nenhum amigo dela teve problemas. Os casos que passam na TV são casos pontuais, acontece poucas vezes, só que a imprensa exagera...
Muitas vezes as praxes são uma lição de vida que os estudantes levam, que nada é fácil... Mas sim por vezes a praxe é levada ao limite...

25 Jan 2014, 14:41 [#5]
Há praxes e praxes. Há às estúpidas, e as normais. Na Feup nunca me senti humilhado, e só deixei de ir pois fiquei sem muito tempo. O ambiente era bom e descontraído, pelo menos no meu curso.
Imagem

25 Jan 2014, 14:45 [#6]
Eu experimentei a Praxe da minha faculdade, mas não gostei. Acho que não tenho personalidade/espírito para fazer certas e determinadas coisas. Convém lembrar que só lá anda quem quer, ninguém é obrigado a nada. Eu nunca me senti posto de parte na minha faculdade por não pertencer à Praxe, por exemplo.

Há Praxes e Praxes e, como tal, a generalização que é feita pela comunicação social é estúpida.

Respeito quem praxa, quem é praxado e quem não gosta. Há gostos para tudo, e cada um faz aquilo com que se sente melhor.

25 Jan 2014, 15:06 [#7]
No início do ano, não gostava muito. Agora, raramente falto a uma praxe do meu curso, e a verdade é que me divirto sempre quando vou. Às vezes é uma grande seca, principalmente quando um dos doutores lá está, que é um estúpido e passa a vida a berrar por nada, mas são casos pontuais. Resumindo, a praxe é bastante porreira quando quem praxa é gente porreira, com que depois da praxe dá para conversar e beber uns copos, quando quem praxa são, no fundo, amigos.

25 Jan 2014, 15:38 [#8]
Eu não sou da praxe mas fui meia dúzia de vezes no início do 1º ano e sempre por pouco tempo, pois achei uma valente seca. É basicamente um "rei manda" mas bastante mais extremista.

O problema é que na sua grande maioria existe gente irresponsável.
Por exemplo, tive colegas que ficaram doentes por terem sido praxados à chuva e ao frio. E não tenho dúvidas que a praxe aqui na FEUP é das mais leves que por aí ainda, pois já conheci histórias dignas do Fear Factor.
Há uns anos também apareceu muito na comunicação social a praxe de não sei de onde que envolvia estrume (Que só foi conhecida porque uma das alunas fez queixa).

Mas o mais engraçado foi uma história de um colega meu que andava na praxe e que resolveu sair durante o 2º ano. Porquê? Passavam a vida a pedir-lhe o carro e não ajudavam a pagar.

Isso de servir para fazer amigos é bullshit. Precisaste de praxe no ensino obrigatório para fazer amigos? Eu não precisei, tal como não precisei da praxe para os fazer na FEUP.
Tal como é bullshit muitos dos direitos que a malta de praxe anuncia. A verdade é que ninguém é obrigado a andar na praxe, qualquer pessoa pode andar trajada, qualquer pessoa pode ir a festas universitárias, etc. etc.

Eu não tenho nada contra a praxe desde que esta seja responsabilizada pelos seus actos.

Se aquele caso no Meco significa que o sobrevivente involuntariamente matou 6 ou 7 pessoas, deve ser acusado desses 6 ou 7 homicídios involuntários e com isso passar o resto da vida ou quase na cadeia.
Imagem

27 Jan 2014, 19:32 [#11]
Acabar com a praxe académica em geral por causa de casos fatídicos mas isolados é ridículo.
Há pelo menos 7 universidades em Portugal (Porto, Minho, Coimbra, Lisboa, Algarve, Aveiro e a UTAD), todas elas com inúmeras faculdades e institutos politécnicos, sem contar com as privadas. Todas elas têm a sua praxe, com as suas regras e têm praxe pelo menos 1x por semana. Isto quer dizer que estes casos que aparecem isolados nem 1% representam o dia-a-dia do ensino superior mas fazem deles como se fosse o pão nosso de cada dia.
P.e., há incidentes em claques e ninguém vai acabar com todas as claques (nem acabam com as que há problemas sucessivos, quanto mais as claques em geral).
A praxe é facultativa, só está lá quem quer. Ainda por cima os moços lá do Meco era do terceiro ano, não eram putos nenhuns, sabiam o que estavam lá a fazer.
Para além de que o que recriminam é o gozo ao caloiro que é uma das partes da praxe mas não é o total.

Com a morte do Eusébio e a tragédia do Meco, já vamos com 1 mês de 2014 e o Passos ainda continua confortável no governo, o desemprego continua em alta e há cada vez mais jovens licenciados, muitos que passaram pela praxe, a ter de emigrar porque não têm trabalho no seu próprio país.

E FOI PARANHOS QUE OS F0DEU!

27 Jan 2014, 21:13 [#12]
Bem dito padrão. Ainda hoje disse isto a discutir com a minha mãe (a geração mais velha realmente não entende...), se formos a buscar os casos graves dos ultimos 100 anos (que sao 3 ou 4) é muito fácil nos media distorcer todos os milhares de pessoas que passaram pelas praxes e adoraram. Quando vao entrevistar as pessoas que nao quiseram ser praxadas e adivinhem? Nao foram! Ninguem que eu conheça foi obrigado a fazer algo que nao quisesse...Queixam-se de abusos e o raio quando duvido muito que as pessoas nao pudessem ter dito "desisto" e irem-se embora. Enfim, as praxes nunca vao acabar, vão é ser na clandestinidade, onde aí sim não há controlo nenhum do que acontece porque ja nao existem regulamentos.

27 Jan 2014, 21:20 [#13]
Nunca andei na faculdade, logo nunca vivi isso de praxes mas cá vai:

1º - acho que só é praxado quem quer correcto? se assim é, é a mesma coisa que vocês por exemplo entrarem em estado de coma alcoólico porque resolveram beber demais e depois vão dizer que a culpa é do produtor da bebida?

2º - Eu nem sou a favor nem contra as praxes é algo que me passa ao lado, mas acredito que não seja preciso de passar por praxes para "arranjar amigos na faculdade", até acho que é deprimente demais pensar que não se tem amigos se não seguirmos aquilo que achamos melhor para nós, alguma coisa está mal e não são os outros de certeza.

3º - Por mim as praxes tem um ponto positivo, obriga as Associações de estudantes a gastarem dinheiro em camisolas para os caloiros entre outras coisas, e já vendi algumas coisas para algumas faculdades...por isso não acabem com as praxes...o meu trabalho agradece :P
Legendary Striker... is back again 8)

27 Jan 2014, 21:24 [#14]
Acho que se está a por demasiada culpa nas praxes pelo acidente que aconteceu.
A minha irmã disse uma coisa e acho que tem razão, se alguém abusa nas praxes (não sabe praxar) é porque os seus valores não são os mais correctos. E aí o problema não é da praxe, é de quem os educou.
Imagem

27 Jan 2014, 21:37 [#15]
Eu nem sei porque é que o incidente do Meco está ligado à praxe sinceramente.
Acho que nenhum era caloiro, por isso não podiam estar a ser praxados, não?

Isso de acabarem as praxes é parvo, no entanto, como já disse, sou a favor da responsabilização e penalização de quem leva as coisas longe de mais, colocando em causa a integridade física das pessoas por exemplo. E acredito que há muitos casos escondidos.

No entanto não concordo com o argumento da "tradição".
Existe muita coisa que é "tradição" que devia desaparecer (Touradas por exemplo), entre muitas que já foram extintas.
Flexi Escreveu:3º - Por mim as praxes tem um ponto positivo, obriga as Associações de estudantes a gastarem dinheiro em camisolas para os caloiros entre outras coisas, e já vendi algumas coisas para algumas faculdades...por isso não acabem com as praxes...o meu trabalho agradece :P
Quem faz trajes também agradece. xD
Imagem

27 Jan 2014, 22:10 [#18]
Quando pertences à praxe e estás no 2º ano ainda não podes praxar. E pelo menos na Feup tens uma espécie de praxe para esses, para mais tarde virem a puder praxar. Achei que fosse assim em todo lado. Aí não é?
Imagem