Re: [Discussão] Liga Portuguesa

22 Abr 2014, 01:51 [#11721]
joao13 Escreveu:Por acaso não edu, o Rio Ave está mesmo na Liga Europa devido à Taça de Portugal. O Guimarães o ano passado ficou em 9º lugar e foi à LE por isso mesmo. :)
O Guimarães ganhou a Taça...
Padrão Escreveu:No ano do AVB, o Vitória ficou em 5º por isso é que foi à LE e o Nacional foi à LE também porque ficou em 6º e tanto o vencedor da Taça, o Porto, como o vencido, o Vitória, já tinham garantido um lugar europeu via campeonato. É que a tentares contrariar o que eu disse, dás um exemplo perfeito para o que disse.
O meu exemplo é bom, tu é que não percebeste o porquê.

Em primeiro lugar, o lugar de finalista da Taça de Portugal não garante o lugar europeu, apenas vencer a prova, tal como disse.
E é por isso que o Vitória teve que ir à pré-eliminatória e não disputou apenas o playoff (O que aconteceria caso tivesse conquistado a Taça de Portugal). Podes ver aqui.
Logo, ser finalista não dá lugar europeu nenhum.

Em segundo lugar, se um clube vencer a Taça de Portugal e ficar numa classificação do campeonato que lhe dá um acesso europeu pior, o clube fica com o lugar da Taça de Portugal. O acesso pior fica para o clube imediatamente abaixo na classificação da liga (e por aí fora).

Edit:
No entanto na época 2008/09 o Paços foi à Liga Europa por causa da Taça de Portugal (E não a venceu).
O que acontece é que o acesso directo à Liga Europa é só de agora, e o acesso do vencedor da Taça de Portugal provavelmente era outro qualquer que não o melhor da Liga Europa em épocas anteriores. Fui portanto induzido em erro por ter assumido isso.
O Rio Ave tem então acesso directo à Liga Europa. O Estoril vai ao PlayOff e o Nacional à 3ª eliminatória.

Será dessa forma na próxima época (ou daqui a duas, o texto não é explícito), pois o finalista vencido da taça doméstica deixará de ir à Europa por decisão da UEFA.
http://www.maisfutebol.iol.pt/uefa-fina ... 7d7c7.html
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Desporto ... id=3431499
Imagem

22 Abr 2014, 17:03 [#11726]
Eu por acaso acho bem, e até acho que esta medida deveria ter sido implementada mais cedo. O vencedor da Taça deve ter um lugar nas competições europeias, caso já tenha um lugar melhor, essa vaga é preenchida pelo primeiro classificado do campeonato que não tenha lugar europeu(neste caso, o 6º lugar) ou então o vencedor da Taça da Liga.

24 Abr 2014, 01:54 [#11731]
Já é aos anos assim e agora estão a dizer que não porquê?
Se o vencedor da Taça já tiver lugar europeu via campeonato, o lugar europeu via taça fica para o finalista vencido.
Se o vencedor e o finalista vencido da Taça já tiverem lugar europeu via campeonato, o lugar europeu será ocupado pelo 6º classificado do campeonato.
A temporada 2013-14 vai ficar gravada a letras douradas na história do Rio Ave. O emblema vila-condense garantiu a presença na final da Taça de Portugal – a segunda que irá disputar nesta época, pois também estará na decisão da Taça da Liga. Com a ida ao Jamor, a equipa de Nuno Espírito Santo assegurou ainda a presença nas competições europeias em 2014-15: terá entrada directa na fase de grupos da Liga Europa.
http://www.publico.pt/desporto/noticia/ ... 1632581#/0

E FOI PARANHOS QUE OS F0DEU!

28 Abr 2014, 17:35 [#11732]
Padrão Escreveu:Já é aos anos assim e agora estão a dizer que não porquê?
Se o vencedor da Taça já tiver lugar europeu via campeonato, o lugar europeu via taça fica para o finalista vencido.
Se o vencedor e o finalista vencido da Taça já tiverem lugar europeu via campeonato, o lugar europeu será ocupado pelo 6º classificado do campeonato.
A temporada 2013-14 vai ficar gravada a letras douradas na história do Rio Ave. O emblema vila-condense garantiu a presença na final da Taça de Portugal – a segunda que irá disputar nesta época, pois também estará na decisão da Taça da Liga. Com a ida ao Jamor, a equipa de Nuno Espírito Santo assegurou ainda a presença nas competições europeias em 2014-15: terá entrada directa na fase de grupos da Liga Europa.
http://www.publico.pt/desporto/noticia/ ... 1632581#/0
Isto, salvo erro, está correcto. Pelo menos é assim que eu respondo sempre quando alguém me pergunta

29 Abr 2014, 02:42 [#11733]
Imagem
Os dias que precedem o último jogo caseiro da Académica esta época levaram a claque Mancha Negra a mostrar originalidade no cartaz de promoção do desafio da 29.ª jornada, marcado para domingo, dia 4. A provocação, baseada por certo no Caso N’Dinga, que nunca foi esquecido pelos adeptos da Briosa, expressa-se de três formas no cartaz referido: D. Afonso Henriques, figura central do emblema vimaranense, aparece com a bandeira espanhola por trás, enquanto o jogo é referido como uma disputa entre a Académica e a equipa dos “espanhóis”. Para além disso, pode ainda ler-se no referido cartaz: “uma coisa eu sei… é em Coimbra que está o Rei”.

Recorde-se que o jogo será realizado à porta aberta, por decisão da direção dos estudantes.
Riscas que tens a dizer sobre isto? :nice:
Imagem

29 Abr 2014, 13:31 [#11736]
Já tinha visto, estão a cobrar um euro por uma coisa que é gratuita. Quanto as provocações, acho bem que as tenham feito. Este vitória é de longe o pior que eu já vi(e pessoas muito mais velhas dizem o mesmo) por isso é improvável que o resultado seja outro que não uma vitória da Académica. Se fosse um vitória razoavelmente fraco(já nem digo bom) a história era outra e a Académica nem piava. E claro, mostra todo o orgulho que têm pela sua nação ao colocarem uma bandeira espanhola atrás de D. Afonso Henriques, o que é natural, tirando os Portugueses e os Espanhóis toda a gente pensa que Portugal é uma região de Espanha como a Galiza, Catalunha, etc..

29 Abr 2014, 15:54 [#11737]
Os braguistas e vitorianos provocam-se assim aos anos, qual é o mal da Mancha Negra fazer o mesmo agora?
@Riscas, isso de acharem que somos uma província de Espanha é mais ignorância geográfica de fora da Europa, como os EUA. De europeus que dizem isso é mesmo para provocar. E quem lhes era a eles terem-nos como região espanhola, nem as regiões espanholas que o são, querem o ser: é ver a Catalunha e a Galiza sempre a querer referendos para a independência e há galegos que dizem que preferiam ser portugueses do que espanhóis.

29 Abr 2014, 18:39 [#11740]
O Vitória é que se associou ao D. Afonso Henriques no seu simbolo.
Nem se sabe ao certo se foi em Guimarães ou Viseu que o homem nasceu, quanto mais associa-lo a um clube de futebol. Se fizessem isso ao Rio Ave, não estariam a insultar o município de Vila do Conde, se fizesse ao FC Porto não estariam a insultar Portugal só porque tem as quinas.
Até se deram ao trabalho de deixar o D. Afonso Henriques a preto e branco, tiveram "bom-senso", isso é fazer uma tempestade num copo de água.