Laker Escreveu:Edu como é que tem andado aí os roubos na zona da FEUP? Tenho ouvido vários relatos de assaltos a carros
Eu não assisti a nada, aliás, tenho a sorte de dizer que nunca fui roubado na vida.
Estes são os únicos factos.
Costumo dizer que nunca fui assaltado porque moro à beira dos ladrões. Sei onde moram eles e pior, as mães deles.
Hoje ouvi várias histórias de um colega meu.
Uma delas é que um desses gunas tentou roubar alguém, que se cagou de alto para ele e continuou a andar. Resultado? O guna começou a chorar a dizer que precisava de roubar para ganhar a vida.
E outra que ouvi foi que estiveram duas carrinhas da polícia de intervenção junto aos prédios do outro lado do viaduto (Que é uma das zonas onde costumam haver esses assaltos). Quando se foram embora no final do dia, uma rapariga foi assaltada precisamente nesse sítio, levando-lhe carteira, telemóvel e portátil.
Mas lá está, histórias. Não sei se são verdade ou não.
Quanto a assaltos a carros, não ouvi nada mesmo.
Se quiseres ler os mails que a FEUP já mandou sobre isso:
Spoiler
Cara Comunidade FEUP
Nos últimos dias chegaram ao conhecimento do CEFEUP notícias de alguns assaltos ou tentativas de assalto a pessoas que circulam nas imediações da FEUP. As ocorrências reportam-se ao exterior dos edifícios, embora alguns tenham sucedido no P3.
Os STM contactaram a PSP, a qual já tinha conhecimento de alguns casos, estando a Polícia a desenvolver esforços para um patrulhamento mais intenso de modo a dar uma resposta eficaz a estas situações, tendo inclusive efetuado algumas detenções.
No sentido de colaborar com o esforço da PSP, lembramos que a colaboração dos cidadãos é importante, quer quando na situação de vítimas, quer enquanto testemunhas dos acontecimentos.
Assim, recordamos que, para situações anómalas que ocorram ou sejam consideradas suspeitas no interior do campus da FEUP, a nossa equipa de Vigilância pode ser alertada em qualquer altura pelo telemóvel 912 233 377 ou #115 através dos telefones internos.
Esta equipa tem instruções para procurar tomar as medidas adequadas, em paralelo com o contacto imediato com a esquadra da PSP para a ação policial que se revele necessária.
Na via pública, para além do número nacional de emergência 112 (este número pode, e deve, ser utilizado em qualquer tipo de emergência e não apenas para casos de emergência médica), o número de contacto da esquadra da área da Asprela é o 225 574 900.
Sugerimos que coloquem estes números na agenda dos vossos telemóveis para maior rapidez na reação a este tipo de ocorrências.
Relembra-se ainda que não devem ser deixados objetos à vista nos veículos estacionados, mesmo nos parques da FEUP.
Com os melhores cumprimentos.
Manuel Vieira, Prof. CEFEUP
Jorge Moreira da Costa, Prof. CEFEUP
António Vasconcelos, Eng. Diretor STM
Spoiler
Caro(a)s colegas,
Na sequência do sentimento de insegurança que se tem verificado nos últimos dias no campus da Asprela, nomeadamente nas zonas contíguas à FEUP, a AEFEUP tem participado e insistido com a PSP no sentido da existência de maior policiamento na zona, o que de facto já é evidente pelas rondas e presenças frequentes de carrinhas/carros da Polícia. Temos também a indicação de que existem agentes à paisana a trabalhar no sentido de controlar a criminalidade crescente que se tem verificado neste polo.
Neste sentido, temos de fazer alguns alertas:
1) Em caso de qualquer tipo de assalto, agressão ou outro crime ocorrido é essencial que seja feita queixa na Polícia. Podem contactar a esquadra do Bom Pastor através do 225574900. A Polícia trabalha com base em dados estatísticos e só havendo um registo dessa criminalidade se pode analisar uma situação deste género com dados viáveis.
2) Caso verifiquem alguma atividade anormal ou suspeita, contactem de imediato as autoridades, evitando confrontos e outros ajustes de contas que podem ser perigosos, pois desconhecem quem são os reais promotores dos assaltos relatados. Deixem as autoridades fazer o seu papel.
3) Evitem deixar objetos à vista nos veículos estacionados. Apesar dos casos atuais não estarem diretamente relacionados com assaltos a carros, nunca é demais repetir este aviso.
4) Sendo possível, procurem andar em grupo, dissuadindo a atuação de possíveis criminosos.
5) Tenham atenção às informações que são prestadas e coloquem informações de forma séria. Não acreditem em todas as informações que vos chegam porque nem tudo é real. O depoimento do "irmão do amigo" que foi assaltado, o "acho que alguém me disse que" ou a pseudo-localização de suspeitos instaura um clima de medo, receio e desconfiança muito maior do que existe na realidade, criando este clima de instabilidade constante.
#Esquadra do Bom Pastor: 225574900
#Vigilantes FEUP: 912 233 377
Qualquer dúvida ou solicitação podem fazer para geral@aefeup.pt.
Disponível para qualquer esclarecimento.
Com os melhores cumprimentos,
Daniel Freitas
Presidente da Direção da AEFEUP
Não estou minimamente preocupado.
Mete-me mais medo o exame de Inteligência Artificial que vou ter.