FOLDING@HOME - DTL Portugal

01 Fev 2010, 23:49 [#1]
Boa Noite! :D
Não sei se entre a comunidade DTL Portugal existem membros que têm conhecimento do projecto FOLDING@HOME ou se até já participaram nele, por isso abro este tópico para sondar a comunidade e apresentar a minha ideia.
Fórum ZWAME Escreveu:
:out: O que é o Folding@Home?
O Folding@Home é um projecto não lucrativo que visa conhecer a forma como as proteínas que fazem parte do nosso organismo se enrolam, para levar a cabo as suas funções que são muitas e variadas. Os resultados do nosso contributo e de milhares de membros por todo o mundo são disponibilizados pelos responsáveis do projecto em revistas da especialidade.
É o projecto de computação distribuída com mais resultados publicados e com resultados muito promissores. O projecto é dirigido pelo Professor Vijay Pande da Universidade de Stanford nos Estados Unidos da América.
Aqui podem encontrar os artigos publicados pelo projecto: http://www.stanford.edu/group/pandeg...ng/papers.html
Aqui podem encontrar um resumo dos últimos avanços conseguidos pelo projecto: http://portal.portugalfolding.org/artigo.php?artigo=111

:out: O que é o Portugal@Folding?
Portugal@Folding é o nome da maior equipa portuguesa a participar no projecto de computação distribuída Folding@Home. A equipa portuguesa tem o número 35271. Para a ajudar a subir no ranking mundial por países basta transferir o programa de folding, colocar o seu nome/nick e o número da nossa equipa no campo Team Number.

:out: Como é que sei que não estou a ajudar a construir uma bomba atómica em vez de descobrir a cura para várias doenças?
Esta é uma pergunta que todos já nos fizemos alguma vez. Em primeiro lugar o projecto é dirigido por uma Universidade. Não tem fins lucrativos. Os seus resultados são submetidos para publicação em revistas científicas que utilizam critérios rigorosos de publicação. O projecto tem 5 anos e tem apresentado cada vez mais resultados.

:out: Eu gostava de ajudar, mas isto não é perigoso para o meu computador? Não vou ficar infectado com um vírus?
Não. O programa corre em baixa prioridade nos PCs. Isto quer dizer que aproveita os recursos que não estão a ser utilizados no momento em que o programa estiver a ser executado. Sempre que um programa novo é iniciado, o programa liberta recursos. No dia a dia não vão notar que têm o programa a correr.
Ou seja, a minha ideia é criar-se uma Sub-equipa chamada www.DTLPortugal.com, à semelhança de outros fóruns que criaram, e cada membro da nossa equipa ao usar o nick da nossa Sub-equipa, estaria a contribuir com pontuação para a nossa Sub-equipa e para a equipa de Portugal, "competiria-mos" com as outras sub-equipas... era mais um aliciante para a nossa comunidade!

que vos parece? :D
Para além de ser uma forma de publicidade à nossa comunidade, estaríamos também a ajudar no projecto.

01 Fev 2010, 23:54 [#2]
:out: Iniciei o meu programa com os seguintes dados:
Username: http://www.DTLPortugal.com
Team number: 35271

A partir daqui quem quiser é só usar estes dados e fica logo a contribuir para a sub-team DTL Portugal do Folding.

:out: Há duas formas de correr o folding nos nossos PC's:
- 1ª Forma: através do programa de CPU que vai usar o vosso processador para processar toda a informação necessária, tem que se ter um CPU de pelo menos 2 núcleos e 2Ghz de clock.
- 2ª Forma: através do programa de GPU que vai usar a vossa placa gráfica para processar a maioria da informação necessária, é necessária uma placa gráfica de média gama pelo menos, qualquer placa de um portátil não irá funcionar, já testei no meu portátil e o próprio programa de folding não aceita placas Mobility (por enquanto) :(

Vantagens de usar o programa de GPU:
- não afecta nada o desempenho do vosso computador enquanto o programa vai correndo, ou se afecta é minimamente que nem vai perturbar ou incomodar.
- estão a usar os recursos da placa que estão livres, porque quando estão a navegar na net, a placa quase que está inactiva, assim o programa nesses momentos vai aproveitar toda a capacidade de processamento da placa gráfica.
- é muitooo mais rápido o processamento das informações nas placas de gama alta ou mais recentes, pois os chips das placas gráficas e a memória que vêm nelas estão muito poderosas.
Regras do FórumManual da DTLEquipa DTL Portugal

STEAM ID: LViieira
ORIGIN ID:t37_LeonV